Durante os últimos três anos, vivemos uma mudança econômica, social e tecnológica sem precedentes e os varejistas estão a apostar em tecnologia digital como nunca.
O digital é o que fará a diferença entre os varejistas que prosperam e os que ficam para trás. Não só é uma forma de caminhar nas mudanças que enfrentamos hoje, como também uma forma de abraçar a inovação que irá definir o amanhã.
Os varejistas de todas as categorias terão de construir tecnologia no tecido do seu negócio para que possam fazer mais com menos, o que a Microsoft chama por “Varejista Resiliente”.
Compreender o Varejista Resiliente
Para entender o que distingue os varejistas resilientes da concorrência, a Microsoft encomendou um estudo à Futurum Research que incluiu 1.200 varejistas com receitas de mais de 200 milhões de dólares na América do Norte, México, Brasil, Reino Unido, Alemanha, França, Malásia, Japão e Austrália.
Os resultados sugerem que os varejistas que se consideram “resilientes” ou “muito resilientes” utilizam um conjunto de tecnologias avançadas – Inteligência Artificial, recursos de publicidade nos meios de comunicação social de varejo, recursos de preços dinâmicos, análise de compras e operações e lojas autónomas e automatizadas – em maior proporção do que aqueles que relatam que as suas empresas “não são resilientes” ou “pouco resilientes”.
Conta Exclusiva ChatGPT: Acesso Ilimitado
Desbloqueie o poder do ChatGPT com recursos premium. Aproveite 80,5% de desconto e garantia de 100% de satisfação. Junte-se hoje e viva a melhor experiência de chat com IA!
Cypress, do Zero à Nuvem: domine a automação de testes com confiabilidade e eficiência
Aprimore suas habilidades de automação de testes com Cypress, desde o início até a integração contínua.
Saiba Mais💻 Torne-se um Desenvolvedor Fullstack!
Domine as tecnologias mais requisitadas do mercado e conquiste sua carreira dos sonhos como Desenvolvedor Fullstack. Inscreva-se hoje!
Inscreva-seAlém disso, os varejistas do primeiro grupo também se concentram mais na experiência do cliente final, colocam o trabalhador da linha da frente no centro do seu trabalho e vêm a disrupção das cadeias de fornecimento como a principal ameaça à resiliência no futuro.
VAI GOSTAR: Google lança ‘Now in Android’ sobre práticas de desenvolvimento(Abre numa nova aba do navegador)
Para saber mais sobre este estudo e o que está a impulsionar a resiliência entre os principais varejistas, inscreva-se no “Microsoft Retail Digital Forum”.
Novos recursos na Microsoft Cloud para varejo
A Microsoft está empenhada em apoiar a indústria varejista através de soluções como a Microsoft Cloud para o varejo e, nesse sentido, acaba de anunciar dois novos recursos centrados na digitalização da loja física e na experiência de trabalhador da linha da frente:
1. Análise de Loja Inteligente
Há muitos petabytes de dados gerados no varejo, mas habitualmente os pontos de contacto dos clientes não estão conectados entre si e os sistemas e dados são colocados em silos. Isto significa que a maioria dos varejistas só aproveita uma fração dos dados que estão disponíveis e não há melhor exemplo do que as lojas de varejo. Neste sentido, a Microsoft está a estabelecer uma parceria com a AiFi, o operador de loja autónomo com uma visão computacional mais implantada a nível mundial, com 100 locais implantados.
Através da Análise de Loja Inteligente, os varejistas obtém análises de compras do comércio eletrônico para o espaço físico. À medida que os varejistas introduzem novos formatos de loja inteligente, novos sinais e percepções dos clientes emergem. Através destas percepções, é possível otimizar desde o layout da loja e recomendações de produtos, até à colocação nas prateleiras e inventário. E, em última análise, proporcionar aos consumidores a melhor experiência de compra.
2. Assistente de Operações de Loja
O comércio varejista foi sempre um “negócio de pessoas” e o investimento na experiência dos trabalhadores da linha de frente é, em última análise, um investimento na experiência do cliente. Capacitar os trabalhadores da loja com as ferramentas, dados e conhecimentos adequados pode aumentar as taxas de conversão e a satisfação do cliente.
O Assistente de Operações de Loja permite a capacitação dos trabalhadores das lojas para que melhor sirvam os clientes e sejam mais produtivos, através de um único painel com acesso a todas as atividades operacionais do dia-a-dia na loja física. Esta aplicação também permite às chefias gerir as atividades operacionais da loja com análises e insights em dashboards.
Para mais informações sobre a Microsoft Cloud para varejo acesse aqui.
Gostou deste conteúdo?
Assine o E-Zine Ramos da Informática e receba semanalmente conteúdos exclusivos focados em desenvolvimento frontend, backend e bancos de dados para turbinar sua carreira tech.
📘 Conteúdo Exclusivo
Dicas, insights e guias práticos para alavancar suas habilidades em desenvolvimento e bancos de dados.
🚀 Hacks de Carreira
Ferramentas, atalhos e estratégias para se destacar e crescer rapidamente no mercado de tecnologia.
🌟 Tendências Tech
As novidades mais relevantes sobre desenvolvimento web, mobile e bancos de dados para você se manter atualizado.
Já somos mais de 5.000 assinantes! Junte-se a uma comunidade de profissionais que compartilham conhecimento e crescem juntos no universo tech.