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Engenheiro de Software, autor de livros sobe tecnologia e negócios. É mantenedor do site Ramos da Informática. Hobbies: investir em ações, natação e finanças.

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Microsoft Azure: Novos recursos na Microsoft Cloud para Varejo

Chatbots com Whatsapp e Cielo integrados Nesse curso, eu vou te mostrar como o consumidor poder realizar um pagamento por dentro do aplicativo do WhatsApp, aonde o seu cliente vai entrar numa conversa como entraria numa conversa com qualquer pessoa ou com a sua empresa, navegar entre os produtos/serviços em menus simples enviados pelo chatbot, adicionar esses produtos/serviços no carrinho de compras, e num determinado ponto do chat, um link exclusivo é enviado para o cliente preencher os dados do cartão de crédito. No final, a análise é devolvida para o Whatsapp no qual a conversa foi iniciada. Inscreva-se.

Durante os últimos três anos, vivemos uma mudança econômica, social e tecnológica sem precedentes e os varejistas estão a apostar em tecnologia digital como nunca.

O digital é o que fará a diferença entre os varejistas que prosperam e os que ficam para trás. Não só é uma forma de caminhar nas mudanças que enfrentamos hoje, como também uma forma de abraçar a inovação que irá definir o amanhã.

Os varejistas de todas as categorias terão de construir tecnologia no tecido do seu negócio para que possam fazer mais com menos, o que a Microsoft chama por “Varejista Resiliente”.

Compreender o Varejista Resiliente

Para entender o que distingue os varejistas resilientes da concorrência, a Microsoft encomendou um estudo à Futurum Research que incluiu 1.200 varejistas com receitas de mais de 200 milhões de dólares na América do Norte, México, Brasil, Reino Unido, Alemanha, França, Malásia, Japão e Austrália.

Os resultados sugerem que os varejistas que se consideram “resilientes” ou “muito resilientes” utilizam um conjunto de tecnologias avançadas – Inteligência Artificial, recursos de publicidade nos meios de comunicação social de varejo, recursos de preços dinâmicos, análise de compras e operações e lojas autónomas e automatizadas – em maior proporção do que aqueles que relatam que as suas empresas “não são resilientes” ou “pouco resilientes”.

Além disso, os varejistas do primeiro grupo também se concentram mais na experiência do cliente final, colocam o trabalhador da linha da frente no centro do seu trabalho e vêm a disrupção das cadeias de fornecimento como a principal ameaça à resiliência no futuro.

VAI GOSTAR: Google lança ‘Now in Android’ sobre práticas de desenvolvimento(Abre numa nova aba do navegador)

Para saber mais sobre este estudo e o que está a impulsionar a resiliência entre os principais varejistas, inscreva-se no “Microsoft Retail Digital Forum”.

Novos recursos na Microsoft Cloud para varejo

A Microsoft está empenhada em apoiar a indústria varejista através de soluções como a Microsoft Cloud para o varejo e, nesse sentido, acaba de anunciar dois novos recursos centrados na digitalização da loja física e na experiência de trabalhador da linha da frente:

1. Análise de Loja Inteligente

Há muitos petabytes de dados gerados no varejo, mas habitualmente os pontos de contacto dos clientes não estão conectados entre si e os sistemas e dados são colocados em silos. Isto significa que a maioria dos varejistas só aproveita uma fração dos dados que estão disponíveis e não há melhor exemplo do que as lojas de varejo. Neste sentido, a Microsoft está a estabelecer uma parceria com a AiFi, o operador de loja autónomo com uma visão computacional mais implantada a nível mundial, com 100 locais implantados.

Através da Análise de Loja Inteligente, os varejistas obtém análises de compras do comércio eletrônico para o espaço físico. À medida que os varejistas introduzem novos formatos de loja inteligente, novos sinais e percepções dos clientes emergem. Através destas percepções, é possível otimizar desde o layout da loja e recomendações de produtos, até à colocação nas prateleiras e inventário. E, em última análise, proporcionar aos consumidores a melhor experiência de compra.

2. Assistente de Operações de Loja

O comércio varejista foi sempre um “negócio de pessoas” e o investimento na experiência dos trabalhadores da linha de frente é, em última análise, um investimento na experiência do cliente. Capacitar os trabalhadores da loja com as ferramentas, dados e conhecimentos adequados pode aumentar as taxas de conversão e a satisfação do cliente.

O Assistente de Operações de Loja permite a capacitação dos trabalhadores das lojas para que melhor sirvam os clientes e sejam mais produtivos, através de um único painel com acesso a todas as atividades operacionais do dia-a-dia na loja física. Esta aplicação também permite às chefias gerir as atividades operacionais da loja com análises e insights em dashboards.

Para mais informações sobre a Microsoft Cloud para varejo acesse aqui.

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