Pular para o conteúdo
Ramos da Informática - Comunidade de Desenvolvedores

Torne-se um desenvolvedor FullStack: Pacote completo de formação desenvolvedor Frontend e Backend utilizando as linguagens de programação e frameworks mais procurados no mercado de trabalho. Mais informações, aqui. Faça o download do E-BookGuia Completo Para Se Tornar um(a) Desenvolvedor(a) Full-Stack, Começando do ZERO”.

Engenheiro de Software, autor de livros sobe tecnologia e negócios. É mantenedor do site Ramos da Informática. Hobbies: investir em ações, natação e finanças.

Engenheiro de Software, autor de livros sobe tecnologia e negócios. É mantenedor do site Ramos da Informática. Hobbies: investir em ações, natação e finanças.

admin

Todos os artigos deste autor

Google de criar legião de profissionais em tecnologia até 2027

Chatbots com Whatsapp e Cielo integrados Nesse curso, eu vou te mostrar como o consumidor poder realizar um pagamento por dentro do aplicativo do WhatsApp, aonde o seu cliente vai entrar numa conversa como entraria numa conversa com qualquer pessoa ou com a sua empresa, navegar entre os produtos/serviços em menus simples enviados pelo chatbot, adicionar esses produtos/serviços no carrinho de compras, e num determinado ponto do chat, um link exclusivo é enviado para o cliente preencher os dados do cartão de crédito. No final, a análise é devolvida para o Whatsapp no qual a conversa foi iniciada. Inscreva-se.

Empresa tem meta ambiciosa de preparar mais de 40 milhões de pessoas ‒ com foco também em grupos sub-representados ‒ no setor de cloud nos próximos cinco anos. Entenda a estratégia!

Vamos direto ao ponto: faltam profissionais na área de tecnologia, mas cresce o interesse dos que gostariam de fazer uma transição de carreira para a área tech.

É nesse público ‒ que talvez você faça parte ‒ que o Google está de olho. A empresa, por meio do Google Cloud, seu braço voltado para a tecnologia em nuvem, tem a meta ambiciosa de preparar mais de 40 milhões de pessoas ‒ com foco também em grupos sub-representados ‒ no setor de cloud nos próximos cinco anos (entenda mais adiante). 

O curioso é que, não necessariamente, a big tech tem o interesse em contratar esses profissionais.

“A nossa missão é influenciar jovens a ingressar na computação em nuvem porque várias oportunidades de reconhecimento profissional e pessoal acontecem”, afirma durante o evento Innovator Hive em Salvador Berthier Ribeiro Neto, diretor de engenharia do Google na América Latina.

No Brasil, o apetite é tanto em formar esses profissionais que desde 2017 investiu R$ 1,6 bilhão para fortalecer sua infraestrutura técnica no Brasil ‒ o que inclui o mercado de nuvem.

VAI GOSTAR: LocalStack: simule ambientes AWS localmente

Analisando o movimento, a ideia do Google é atrair clientes b2b. Pense com a gente: se existe um possível “apagão de TI”, mas o mercado teria milhões de especialistas em Google Cloud, logo, aumentaria a chance das empresas contratarem os serviços da nuvem da big tech ‒ já que teria profissionais especializados no tema disponíveis no mercado.

O que faz sentido, já que o setor de cloud é um dos que mais cresce no mundo. “O segmento, com 24,8 mil vagas novas em cinco anos, representará 6% da demanda total”, diz a Brasscom em um relatório feito em 2019.

 

VAI GOSTAR: Como aprender a programar, um guia definitivo

O que é o Google Cloud?

É um braço de negócios do Google com foco na computação em nuvem como serviço para empresas públicas e privadas. 

Na prática, é uma plataforma que armazena arquivos sem a necessidade de um hardware. Assim, é possível que diversas pessoas possam acessá-los remotamente de qualquer lugar do mundo.

Quais são os serviços do Google Cloud?

O Google Cloud oferece recursos como: infraestrutura que inclui serviços de computação, armazenamento e rede em várias regiões do mundo.

“Atendemos setores como varejo, finanças, saúde, entre outras. A plataforma permite, por exemplo, que as empresas criem, testem e implantem aplicações em uma infraestrutura confiável, segura e que possa ser usada por milhares de usuários ao mesmo tempo”, diz a empresa.

Como trabalhar com Google Cloud?

Se você quer trabalhar na área de tecnologia e ser especialista em nuvem, o Google oferece uma plataforma gratuita chamada Google Cloud Skills Boost

Ela fornece acesso a cerca de 700 laboratórios práticos, cursos baseados em funções, selos de habilidades e recursos de certificação, incluindo 16 trilhas de aprendizagem.

É por meio dessa plataforma que a big tech pretende formar tantos profissionais até 2027. 

LEIA TAMBÉM:

Facebook
LinkedIn
Twitter
Pinterest
Reddit
Telegram
WhatsApp
Email
Print

Relacionados

Deixe uma resposta