Antes da abertura da grande feira de tecnologia .CES, em Las Vegas, a Consumer Technology Association falou das principais tendências para 2023
Prestes a inaugurar a edição 2023 da grande feira tecnológica CES, em Las Vegas, a associação organizadora levantou o véu sobre algumas das maiores tendências que espera para este ano. Numa conferência de imprensa antes de a feira abrir portas, o responsável da CTA (Consumer Technology Association), Steve Koenig, falou dos fatores que estão a ter impacto na indústria e no que podemos antecipar para o resto do ano.
Entre vários desenvolvimentos interessantes, como a digitalização das empresas agrícolas e o alívio dos problemas de fornecimento de chips, Koenig debruçou-se sobre um dos segmentos que mais “buzz” criou no último ano: o metaverso.
“Pensemos no metaverso como a próxima geração da internet”, afirmou. “Uma experiência online com um sentido elevado de imersão.” Koenig falou de um “Metaverso das Coisas” (MoT), seguindo o mesmo tipo de conceito da Internet das Coisas (IoT). E aqui, segundo o responsável, o metaverso vai desenvolver-se em duas modalidades. A primeira e mais imediata é a virtualização, em que o metaverso consiste em experiências individualizadas e interatiuvas em espaços virtuais, acessíveis através de computador, smartphone ou tablet. É uma experiência aprimorada de Web 3.0. virada para os consumidores.
A segunda modalidade é a de imersão completa, mais virada para o contexto empresarial, onde há maior investimento em óculos de realidade virtual e mista. Koenig disse que várias empresas que estarão na CES vão apresentar inovações para estas modalidades e tornar mais evidentes as suas valências.
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Uma delas é a TouchCast,caracterizada como “nova estirpe de fornecedora de serviços”que oferece uma espécie de “metaverso como serviço.”A empresa permite criar espaços virtuais de retalho mas com vendedores humanos ao vivo,o que oferece aquela personalização num ambiente 3D virtualizado.”>
Outra empresa é a OVR,que cria cheiros digitalizados. “Tem um impacto profundo”,disse o responsável,descrevendo como o olfato é importante para a nossa experiência e memória. A recriação de cheiros pode ter aplicações terapêuticas,sendo que o objetivo da OVR é “trazer o cheiro a experiências imersivas.”Essa adição trará uma imersão mais completa à medida que o metaverso é desenvolvido na próxima década.
Outras tendências referidas pela CTA passam por inovações na área da saúde em casa,na sustentabilidade,cibersegurança,logística e agricultura. A produção agrícola do futuro,disse Koenig,incluirá silos inteligentes,drones e sensores para o solo,conexões 5G terrestres e por satélite,robôs de plantação e colheita e plataformas de análise.
E continuará a haver um foco grande nos serviços,mostrando que alguns hábitos ganhos durante a pandemia permanecem. Embora a situação económica e a inflação estejam a colocar pressão nalguns destes serviços,a CTA prevê que o crescimento será forte quando a situação estabilizar.
Falamos de serviços como encomenda online de compras de supermercado,entrega de pronto a comer,fitness digital,segurança doméstica e por aí fora. “É um estilo de vida a pedido”,resumiu Koenig. “Houve uma transformação do comportamento dos consumidores em torno dos serviços.”
A CES 2023 abre quinta-feira,5 de janeiro,e decorre até domingo,8 de janeiro.
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