Pular para o conteúdo
Ramos da Informática - Comunidade de Desenvolvedores

Torne-se um desenvolvedor FullStack: Pacote completo de formação desenvolvedor Frontend e Backend utilizando as linguagens de programação e frameworks mais procurados no mercado de trabalho. Mais informações, aqui. Faça o download do E-BookGuia Completo Para Se Tornar um(a) Desenvolvedor(a) Full-Stack, Começando do ZERO”.

Engenheiro de Software, autor de livros sobe tecnologia e negócios. É mantenedor do site Ramos da Informática. Hobbies: investir em ações, natação e finanças.

Engenheiro de Software, autor de livros sobe tecnologia e negócios. É mantenedor do site Ramos da Informática. Hobbies: investir em ações, natação e finanças.

admin

Todos os artigos deste autor

Metaverso das Coisas? Tendências tecnológicas para 2023

Chatbots com Whatsapp e Cielo integrados Nesse curso, eu vou te mostrar como o consumidor poder realizar um pagamento por dentro do aplicativo do WhatsApp, aonde o seu cliente vai entrar numa conversa como entraria numa conversa com qualquer pessoa ou com a sua empresa, navegar entre os produtos/serviços em menus simples enviados pelo chatbot, adicionar esses produtos/serviços no carrinho de compras, e num determinado ponto do chat, um link exclusivo é enviado para o cliente preencher os dados do cartão de crédito. No final, a análise é devolvida para o Whatsapp no qual a conversa foi iniciada. Inscreva-se.

Antes da abertura da grande feira de tecnologia .CES, em Las Vegas, a Consumer Technology Association falou das principais tendências para 2023

Prestes a inaugurar a edição 2023 da grande feira tecnológica CES, em Las Vegas, a associação organizadora levantou o véu sobre algumas das maiores tendências que espera para este ano. Numa conferência de imprensa antes de a feira abrir portas, o responsável da CTA (Consumer Technology Association), Steve Koenig, falou dos fatores que estão a ter impacto na indústria e no que podemos antecipar para o resto do ano.

Entre vários desenvolvimentos interessantes, como a digitalização das empresas agrícolas e o alívio dos problemas de fornecimento de chips, Koenig debruçou-se sobre um dos segmentos que mais “buzz” criou no último ano: o metaverso.

“Pensemos no metaverso como a próxima geração da internet”, afirmou. “Uma experiência online com um sentido elevado de imersão.” Koenig falou de um “Metaverso das Coisas” (MoT), seguindo o mesmo tipo de conceito da Internet das Coisas (IoT). E aqui, segundo o responsável, o metaverso vai desenvolver-se em duas modalidades. A primeira e mais imediata é a virtualização, em que o metaverso consiste em experiências individualizadas e interatiuvas em espaços virtuais, acessíveis através de computador, smartphone ou tablet. É uma experiência aprimorada de Web 3.0. virada para os consumidores.

A segunda modalidade é a de imersão completa, mais virada para o contexto empresarial, onde há maior investimento em óculos de realidade virtual e mista. Koenig disse que várias empresas que estarão na CES vão apresentar inovações para estas modalidades e tornar mais evidentes as suas valências.

VAI GOSTAR: Este documentário quer que você se sinta bem com o metaverso

Uma delas é a TouchCast, caracterizada como “nova estirpe de fornecedora de serviços” que oferece uma espécie de “metaverso como serviço.” A empresa permite criar espaços virtuais de retalho mas com vendedores humanos ao vivo, o que oferece aquela personalização num ambiente 3D virtualizado.”>

Outra empresa é a OVR, que cria cheiros digitalizados. “Tem um impacto profundo”, disse o responsável, descrevendo como o olfato é importante para a nossa experiência e memória. A recriação de cheiros pode ter aplicações terapêuticas, sendo que o objetivo da OVR é “trazer o cheiro a experiências imersivas.” Essa adição trará uma imersão mais completa à medida que o metaverso é desenvolvido na próxima década.

Outras tendências referidas pela CTA passam por inovações na área da saúde em casa, na sustentabilidade, cibersegurança, logística e agricultura. A produção agrícola do futuro, disse Koenig, incluirá silos inteligentes, drones e sensores para o solo, conexões 5G terrestres e por satélite, robôs de plantação e colheita e plataformas de análise.

E continuará a haver um foco grande nos serviços, mostrando que alguns hábitos ganhos durante a pandemia permanecem. Embora a situação económica e a inflação estejam a colocar pressão nalguns destes serviços, a CTA prevê que o crescimento será forte quando a situação estabilizar.

Falamos de serviços como encomenda online de compras de supermercado, entrega de pronto a comer, fitness digital, segurança doméstica e por aí fora. “É um estilo de vida a pedido”, resumiu Koenig. “Houve uma transformação do comportamento dos consumidores em torno dos serviços.”

A CES 2023 abre quinta-feira, 5 de janeiro, e decorre até domingo, 8 de janeiro.

LEIA TAMBÉM:

Facebook
LinkedIn
Twitter
Pinterest
Reddit
Telegram
WhatsApp
Email
Print

Relacionados

Deixe uma resposta