Uma cadeia de suprimentos moderna normalmente consiste em centenas de etapas gerenciadas por dezenas de especialistas que trabalham com toneladas de documentos em todo o mundo. Os processos logísticos podem se arrastar por semanas ou até meses. À medida que a indústria naval está se tornando mais complexa, há cada vez menos transparência na comunicação entre seus participantes. O grande número de empresas de logística lotando o espaço dificulta a detecção de violações.
De acordo com um estudo conjunto da Accenture e da gigante de logística DHL, mais de 500.000 empresas de transporte nos EUA estão causando problemas de silo de dados e transparência. De acordo com o relatório, o blockchain pode resolver muitos dos problemas que assolam a logística e o gerenciamento da cadeia de suprimentos.
A pesquisa afirma que, como o blockchain permite a transparência de dados, indicando uma única fonte de verificabilidade, ele pode criar maior confiança no setor. A tecnologia também pode tornar o processo logístico mais enxuto e automatizado, potencialmente economizando bilhões de dólares por ano para o setor.
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O processo de entrega geralmente inclui cerca de trinta partes:embarcadores e consignatários,logística terceirizada,transportadoras,fretes,bancos,seguradoras,etc. Além disso,durante a entrega de apenas uma remessa de mercadorias,as partes trocam mais de 200 mensagens em papel e documentos como confirmação de entrega,faturas e conhecimentos de embarque. O custo da papelada associada a ele chega a centenas de dólares ou 15% a 20% do custo de envio. A solução blockchain tem o potencial de reduzir a complexidade e economizar bilhões de dólares da indústria.
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Como exemplo,a gigante do transporte marítimo Maersk,localizada na Dinamarca com filiais em todos os EUA,se uniu à líder de tecnologia IBM (IBM,IBMB34) para integrar o blockchain ao comércio internacional. As duas empresas desenvolveram uma plataforma industrial aberta e neutra,TradeLens,sustentada pela tecnologia blockchain. A plataforma permite a digitalização do processo documental e elimina os riscos relacionados com a utilização de originais em papel,uma vez que os documentos foram imediatamente disponibilizados a todos os interessados e todas as alterações puderam ser rastreadas e rastreadas. Desta forma,o expedidor poupa custos de correio e o destinatário pode minimizar atrasos e riscos de sobre estadia ou detenção. Por outro lado,a operadora recebe transferências sistemáticas das contas do sistema TradeLens,todas sustentadas por blockchain,o que ajuda a reduzir o tempo de resposta da comunicação em um processo digital contínuo.
A logística internacional,que responde por 90% do comércio mundial,costuma envolver todos os tipos de transporte. Cada participante da cadeia de suprimentos utiliza seu próprio sistema contábil local,como CRM,BPM,EDM,ERP,etc. A comunicação entre esses sistemas geralmente é realizada de forma analógica (tradicional) associada a documentos em papel. A abordagem dada cria muitos problemas. Parte significativa das cargas,contêineres e veículos são perdidos ou não utilizados,pois estão simplesmente “fora de vista” no sistema. Corrigir imprecisões leva muito tempo e dinheiro. A tecnologia Blockchain pode ser usada para criar um sistema unificado de gerenciamento de documentos digitais na nuvem,que permitirá aos participantes da cadeia de suprimentos rastrear a localização de veículos,cargas e seus produtos em tempo real,mesmo em níveis micro.
No Walmart (WMT,WALM34),começou em 2016,quando o vice-presidente de segurança alimentar da empresa pediu à sua equipe que rastreasse um pacote de mangas fatiadas até a fonte. Sua equipe levou 6 dias,18 horas e 26 minutos. Enquanto todos os dados estavam lá no sistema,chegar às informações demorava muito. Depois de adotar a tecnologia blockchain em um sistema de rastreabilidade de alimentos,o Walmart conseguiu rastrear as mangas armazenadas em suas lojas nos EUA em 2,2 segundos,literalmente,a velocidade do pensamento!
Os aplicativos Blockchain têm o bônus de tornar o setor da cadeia de suprimentos não apenas seguro,mas uma solução econômica. No entanto,a adoção de blockchain precisa de legislação apropriada. À medida que a regulamentação e a tecnologia de blockchain amadurecem,veremos isso impactando e interrompendo muitos setores diferentes.
A regulamentação atual em torno do setor de TI não é adequada para criptomoedas e blockchain,pois pode minar os princípios fundamentais da tecnologia descentralizada. A melhor estratégia é que os reguladores e formuladores de políticas adaptem suas políticas aos programas de blockchain existentes bem-sucedidos em todo o mundo. Regulamentações sensatas que reduzem possíveis fraudes e mantêm os fornecedores nos mesmos padrões das empresas e mercados de pagamento tradicionais acelerarão a adoção,pois as empresas e os clientes não gostam de usar fornecedores não regulamentados. Reconhecer a necessidade de maior clareza regulatória seria benéfico para todos:governo,indústria da cadeia de suprimentos e seus usuários.
Com informações de Bitcoinist
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