Pular para o conteúdo
Ramos da Informática - Comunidade de Desenvolvedores

Torne-se um desenvolvedor FullStack: Pacote completo de formação desenvolvedor Frontend e Backend utilizando as linguagens de programação e frameworks mais procurados no mercado de trabalho. Mais informações, aqui. Faça o download do E-BookGuia Completo Para Se Tornar um(a) Desenvolvedor(a) Full-Stack, Começando do ZERO”.

Engenheiro de Software, autor de livros sobe tecnologia e negócios. É mantenedor do site Ramos da Informática. Hobbies: investir em ações, natação e finanças.

Engenheiro de Software, autor de livros sobe tecnologia e negócios. É mantenedor do site Ramos da Informática. Hobbies: investir em ações, natação e finanças.

admin

Todos os artigos deste autor

Tipos de Parâmetros em requisições REST API

Chatbots com Whatsapp e Cielo integrados Nesse curso, eu vou te mostrar como o consumidor poder realizar um pagamento por dentro do aplicativo do WhatsApp, aonde o seu cliente vai entrar numa conversa como entraria numa conversa com qualquer pessoa ou com a sua empresa, navegar entre os produtos/serviços em menus simples enviados pelo chatbot, adicionar esses produtos/serviços no carrinho de compras, e num determinado ponto do chat, um link exclusivo é enviado para o cliente preencher os dados do cartão de crédito. No final, a análise é devolvida para o Whatsapp no qual a conversa foi iniciada. Inscreva-se.

Neste post rápido vou falar um pouco sobre os tipos de parâmetros usados nas requisições em API’s REST e exemplos simples de uso.

 

O que são parâmetros de API?

Os parâmetros da API são as partes variáveis ​​de um recurso (rota). Eles determinam o tipo de ação que você deseja executar no recurso. Cada parâmetro tem um nome e tipo de valor. Sempre que quiser construir uma API REST , você deve decidir quais parâmetros devem estar presentes nos endpoints da sua API . Em termos simples, os parâmetros da API são opções que podem ser passadas com o terminal para influenciar a resposta.

Tipos de parâmetros da API REST

Existem quatro tipos diferentes de parâmetros que geralmente são documentados e utilizados na prática em uma API REST. São eles:


Header Parameters – Ex.: sessionId: 258dsf5ad8d
Query Parameters – Ex.: /users?role=admin
Path Parameters – Ex.: /users/id
Body Parameters – Ex.: “name”: “Josias”, “email”: “josias@mail.com”

Header Parameters

Esses parâmetros são apresentados no cabeçalho da solicitação e geralmente estão relacionados à autorização, como tokens, controle de sessão e dados de cookies. Esse tipo de parâmetro aparece em qualquer método HTTP (GET, POST, PUT, DELETE).

authority: josiaspereira.com.br
method: GET
path: /o-que-e-rest-um-resumo-rapido/
scheme: https
referer: https://josiaspereira.com.br/

Query Parameters

Os parâmetros de consulta são o tipo de parâmetro mais comum. Eles aparecem no final do URL de solicitação após um ponto de interrogação ( ?), com name=value. Cada parâmetro desse tipo é separado por e comercial ( &). Os parâmetros de consulta podem ser obrigatórios e opcionais.

Além disso, eles não são únicos, no sentido de que podem ser usados ​​para especificar qualquer parâmetro várias vezes.

http://myapi/pets/findByStatus?status=available
http://myapi/notes?offset=100&limit=50

Path Parameters

Os parâmetros de caminho são partes variáveis ​​de um caminho de URL. Eles geralmente são usados ​​para apontar para um recurso específico dentro de uma coleção, como um usuário identificado por ID. Um URL pode ter vários parâmetros de caminho, cada um denotado por chaves .

//http://myapi/users/id
//http://myapi/cars/carId/drivers/driverId

http://myapi/users/584
http://myapi/cars/25/drivers/9

Body Parameters

Eles estão incluídos no corpo da solicitação e são usados ​​para enviar e receber dados por meio da API REST. Há quem diga que esse tipo não é um parâmetro, mas decidi colocá-lo nesta lista pois é muito utilizado nas requisições PUT, e POST.

“name”:”Josias”, “age”:26, “car”:null

Concluindo

Neste post vimos como cada tipo de parâmetro utilizado em requisições à API’s REST funcionam e como utilizar cada um deles. Embora paressa simples, é muito importante ter esses conceitos em mete na hora de criar sua API.

Ficou com dúvida? sinta-se a vontate para me escrever nos comentários!

LEIA TAMBÉM:

Facebook
LinkedIn
Twitter
Pinterest
Reddit
Telegram
WhatsApp
Email
Print

Relacionados

Deixe uma resposta