Um dos muitos pontos fortes de tornar um projeto de software de código aberto é que sua comunidade pode mexer, contribuir ou criar uma versão personalizada. O Microsoft Visual Studio Code é um editor de código de código aberto e é um dos aplicativos mais populares desse tipo em qualquer plataforma.
Mas você também não está restrito a usá-lo apenas na forma que a Microsoft oferece para download, graças à sua natureza de código aberto. Você pode, de fato, executar uma versão do Visual Studio Code em seu navegador da Web gratuitamente.
Isso não é necessariamente para todos, mas se você se move entre as máquinas com frequência, ou mesmo se quiser fazer alguma codificação improvisada de algo como um iPad ou até mesmo seu smartphone, é uma boa opção para explorar. Você pode simplesmente abri-lo e começar a trabalhar onde quer que esteja, sem a necessidade de configurar seu ambiente.
Executando o Visual Studio Code no navegador da maneira mais fácil
A Microsoft lançou agora uma versão oficial do navegador do Visual Studio Code que pode ser encontrada em vscode.dev . Ele se integra ao Github, permitindo fácil acesso ao código armazenado nos repositórios do Github diretamente do seu navegador da web.
Aposte na Mega da Virada 2024!
Prepare-se para uma chance única de mudar sua vida. O prêmio histórico de R$ 600 milhões da Mega da Virada 2024 está esperando por você!
Além disso, conheça os bolões da Sorte Online , que são os mais premiados e oferecem as melhores chances de ganhar! Ao participar dos bolões, você se junta a centenas de apostadores e aumenta suas chances de faturar uma bolada.
Faça sua Aposta Agora
Esta não é a mesma versão completa do Visual Studio Code que você usaria na área de trabalho, mas tem suporte para extensão. Nem todas as extensões podem ser instaladas, mas você provavelmente encontrará uma boa quantidade que pode, como aquelas que podem ajudá-lo a analisar melhor o idioma em que está codificando. Você não tem um terminal, no momento, então embora seja extremamente útil, provavelmente não será seu IDE principal ainda.
Visual Studio Code no navegador com StackBlitz
(Crédito da imagem: Windows Central)
Se você está procurando uma maneira fácil de usar o Visual Studio Code sem configuração e que você pode simplesmente entrar em um navegador e abrir, StackBlitz é uma boa maneira de conseguir isso. É totalmente gratuito e é baseado no Visual Studio Code. Basta conectá-lo à sua conta do GitHub para fazer login.
A interface do usuário é imediatamente familiar e há vários modelos pré-configurados para ajudá-lo a iniciar um novo espaço de trabalho com um único clique. O StackBlitz é voltado para o desenvolvimento da Web, portanto, existem idiomas que não são oferecidos no momento, mas você pode se inscrever para obter acesso beta à versão fullstack, que oferecerá ainda mais. O suporte de extensão também está ausente do StackBlitz no momento.
Mas se você estava pensando que esta é uma solução incompleta, você estaria errado. O StackBlitz usa Progressive Web APIs para executar um servidor de desenvolvimento ao vivo dentro do seu navegador, permitindo não apenas visualizações ao vivo do seu trabalho, mas também o uso offline. Trabalhar offline é um recurso matador para um editor de código baseado em navegador.
Há muito o que apreciar no StackBlitz, então se parece algo que você pode estar interessado, o documentação e repositório GitHub é um bom lugar para começar.
Visual Studio Code no navegador usando code-server
(Crédito da imagem: Coder)
Uma maneira mais completa de usar o Visual Studio Code no navegador é com servidor de código ou o codificador serviço construído sobre ele. O Coder não é gratuito, embora haja uma avaliação de 60 dias e também não esteja limitado ao Visual Studio Code. É um serviço voltado para grandes distribuições e uso corporativo, permitindo a implantação remota de ambientes de desenvolvimento utilizando a nuvem.
No entanto, o code-server é gratuito e está disponível no GitHub para criar sua própria implantação remota. Seja em sua própria máquina local ou em uma máquina remota hospedada por qualquer número de provedores de nuvem.
VAI GOSTAR:
– Principais extensões do Chrome para desenvolvedores Web Há um pouco de configuração envolvida com o code-server e as etapas exatas variam dependendo de onde você o está instalando. E se você estiver instalando em um servidor remoto, precisará estar pelo menos um pouco familiarizado com o Linux.
Felizmente, o code-server tem um tutorial seguindo em frente e não faltam ótimos guias online a partir de fontes como o YouTube, que podem orientá-lo em vários usos diferentes do code-server. É incrivelmente flexível e, uma vez concluído o trabalho inicial, você terá uma versão completa do Visual Studio Code em qualquer máquina.
Usando a área de trabalho remota do Google Chrome
(Crédito da imagem: Windows Central)
Há também o fato de que você pode usar a Área de Trabalho Remota do Chrome como um pedaço de queijo para usar o Visual Studio Code em um navegador de outra máquina. Se for uma coisa regular, um dos outros dois métodos aqui certamente será melhor, mas se for apenas um uso ocasional, você ficará bem.
A área de trabalho remota do Chrome permite que você use o Chrome, Edge ou aplicativos móveis dedicados para se conectar ao seu PC de mesa, mesmo se você não estiver na mesma rede. A desvantagem, é claro, é que você precisa deixar sua máquina desktop ligada o tempo todo para que ela funcione.
Mas ei, em um piscar de olhos, é uma maneira rápida e fácil de se conectar ao seu ambiente de área de trabalho normal. É gratuito, simples de configurar e absolutamente excelente.
LEIA TAMBÉM: