Pular para o conteúdo
Ramos da Informática - Comunidade de Desenvolvedores

Torne-se um desenvolvedor FullStack: Pacote completo de formação desenvolvedor Frontend e Backend utilizando as linguagens de programação e frameworks mais procurados no mercado de trabalho. Mais informações, aqui. Faça o download do E-BookGuia Completo Para Se Tornar um(a) Desenvolvedor(a) Full-Stack, Começando do ZERO”.

Engenheiro de Software, autor de livros sobe tecnologia e negócios. É mantenedor do site Ramos da Informática. Hobbies: investir em ações, natação e finanças.

Engenheiro de Software, autor de livros sobe tecnologia e negócios. É mantenedor do site Ramos da Informática. Hobbies: investir em ações, natação e finanças.

admin

Todos os artigos deste autor

Android SDK Manager via linhas de comando

Chatbots com Whatsapp e Cielo integrados Nesse curso, eu vou te mostrar como o consumidor poder realizar um pagamento por dentro do aplicativo do WhatsApp, aonde o seu cliente vai entrar numa conversa como entraria numa conversa com qualquer pessoa ou com a sua empresa, navegar entre os produtos/serviços em menus simples enviados pelo chatbot, adicionar esses produtos/serviços no carrinho de compras, e num determinado ponto do chat, um link exclusivo é enviado para o cliente preencher os dados do cartão de crédito. No final, a análise é devolvida para o Whatsapp no qual a conversa foi iniciada. Inscreva-se.

 

Agora no novo RAD Studio 11 o Android SDK Manager deixa de ser um executável e passa a ser executado através de linhas de comando.

O Android SDK Manager

Se você é um desenvolvedor Delphi Android certamente já utilizou o Android SDK Manager para alterar as configurações default da SDK.

Só para lembrar o sdkmanager é uma ferramenta de linha de comando que permite ver, instalar, atualizar e desinstalar pacotes do SDK do Android.

Como era antes?

Até as versões anteriores, incluindo o RAD Studio 10.4.2 Sydney, nós, desenvolvedores Delphi, utilizávamos os recursos do SDK Manager através de uma executável (sdkmanager.exe) previamente compilado que era distribuído juntamente com o Android SDK.

Android SDKManager.exe

Como é agora

A partir do RAD Studio 11 (lembrando que recentemente abordei seu lançamento aqui no site na postagem RAD Studio 11 Alexandria disponibilizado), ao baixarmos o SDK do Android, este traz o Android SDK Manager acessível apenas por linhas de comando, ou seja, não existem mais o executável (sdkmanager.exe). Agora para efetuar as operações é preciso utilizar o prompt de comando e passar parâmetros de linha de comando para o arquivo sdkmanager.bat.

Alguns usuários do RAD Studio 11 já sentiram falta dos executáveis, e abriram no Portal de Qualidade da Embarcadero uma requisição.

Como acessar

 

Antes de mais nada abra o prompt de comando já na pasta de instalação do SDK. Se em seu processo de de instalação você não alterou o caminho, o diretório padrão será: “C:UsersPublicDocumentsEmbarcaderoStudio22.0CatalogRepositoryAndroidSDK-2525-22.0.42600.6491

Diretório padrão da instalação do SDK do Android no RAD Studio 11

Note que há um diretório “cmdline-tools“, e seguindo a lógica, ele abriga os arquivos em lote que utilizaremos no processo. Dentro dele, navegue até o diretório bin.

Diretório bin dentro de cmdline-tools

Copie o path completo, abra o prompt de comando digite: “cd “ (Note que há um espaço após “cd”), em seguida cole, e o comando ficará algo semelhante à linha : C:UsersPublicDocumentsEmbarcaderoStudio22.0CatalogRepositoryAndroidSDK-2525-22.0.42600.6491cmdline-toolsbin“.

Ao pressionar Enter você está com o prompt dentro do diretório bin, podendo a partir de agora executar os comandos diretamente pelo nome dos aquivos “.bat”.

Começando pelo Help

Vamos começar listando os comandos e parâmetros possíveis. Para isso há um parâmetro que pode ser utilizado diretamente, digite: sdkmanager.bat –help

O Help trará informações de como executar diversos comandos, inclusive algumas opções necessárias para que tudo funcione. Como o sdk_root por exemplo: ele é um parâmetro que recebe o caminho do diretório base do SDK. E precisa ser passado na maioria das execuções.

O Help on-line completo pode ser acessado através do link: https://developer.android.com/studio/command-line/sdkmanager

Android SDK Manager na prática

Vou abaixo listar alguns comandos para que você possa de maneira prática entender seu funcionamento:

Listar os recursos já instalados –> sdkmanager.bat –sdk_root=”C:UsersPublicDocumentsEmbarcaderoStudio22.0CatalogRepositoryAndroidSDK-2525-22.0.42600.6491″ –list_installed

Listar todos os recursos disponíveis –> sdkmanager.bat –sdk_root=”C:UsersPublicDocumentsEmbarcaderoStudio22.0CatalogRepositoryAndroidSDK-2525-22.0.42600.6491″ –list

Adicionar uma plataforma (plataforma 28 por exemplo) –> sdkmanager.bat –sdk_root=”C:UsersPublicDocumentsEmbarcaderoStudio22.0CatalogRepositoryAndroidSDK-2525-22.0.42600.6491″ “platform-tools” “platforms;android-28”

Remover uma plataforma (plataforma 28 por exemplo) –> sdkmanager.bat –sdk_root=”C:UsersPublicDocumentsEmbarcaderoStudio22.0CatalogRepositoryAndroidSDK-2525-22.0.42600.6491″ –uninstall “platform-tools” “platforms;android-28”

Adicionar o Google USB Driver –> sdkmanager.bat –sdk_root=”C:UsersPublicDocumentsEmbarcaderoStudio22.0CatalogRepositoryAndroidSDK-2525-22.0.42600.6491″ “extras;google;usb_driver”

Ao executar novamente o comando para listar os recursos já instalados você verá algo parecido com a tela abaixo:

Recursos do SDK instalados

Agradecimento

Aproveito essa postagem para agradecer ao Horácio Filho, da Embarcadero Matriz, por prontamente responder minhas dúvidas no portal de qualidade e me auxiliar a resolver o problema na minha instalação.

Vídeo Tutorial

Antes de me despedir gostaria de compartilhar na postagem um vídeo tutorial que fiz demonstrando a utilização dos comandos apresentados acima.

Aproveite para curtir o vídeo e se inscrever no meu canal no Youtube.

Grande abraço e até uma próxima postagem.

The post Android SDK Manager via linhas de comando first appeared on Landerson Gomes.

O post Android SDK Manager via linhas de comando apareceu primeiro em Landerson Gomes.

LEIA TAMBÉM:

Facebook
LinkedIn
Twitter
Pinterest
Reddit
Telegram
WhatsApp
Email
Print

Relacionados

Deixe uma resposta