Robert Triggs / Autoridade do Android
TL;DR
A prévia do desenvolvedor do Android 14 foi lançada.
O Android 14 DP1 possui um menu oculto de “aplicativos instalados em segundo plano”.
O recurso lista todos os aplicativos instalados em segundo plano e permite excluí-los.
Aposte na Mega da Virada 2024!
Prepare-se para uma chance única de mudar sua vida. O prêmio histórico de R$ 600 milhões da Mega da Virada 2024 está esperando por você!
Além disso, conheça os bolões da Sorte Online, que são os mais premiados e oferecem as melhores chances de ganhar! Ao participar dos bolões, você se junta a centenas de apostadores e aumenta suas chances de faturar uma bolada.
Faça sua Aposta AgoraSe há algo em que todos podemos concordar, é que o bloatware pode ser uma verdadeira dor de cabeça. Um novo recurso encontrado na prévia do desenvolvedor (DP1) do Android 14 parece sugerir que o Google pode nos fornecer uma ferramenta para ajudar a se livrar do bloatware.
O Google acaba de lançar o Android 14 DP1 para permitir que desenvolvedores e o público em geral testem as águas antes de um lançamento oficial. Proprietários de telefones Pixel, desde o Pixel 4a 5G até o Pixel 7 Pro, podem instalar a prévia do Android 14 agora mesmo.
De acordo com um relatório de Desenvolvedores XDA, parece haver um menu oculto no sistema operacional. Este menu é chamado de “Aplicativos instalados em segundo plano”. O menu parece estar localizado em uma versão alternativa das Configurações chamada “Spa”. Para chegar ao Spa, você teria que virar duas bandeiras de desenvolvedor ocultas para fazê-lo aparecer.
Diz-se que esse menu usa um recurso chamado “Controle de instalação em segundo plano” para rastrear aplicativos instalados em segundo plano. Todos os aplicativos baixados silenciosamente em segundo plano são listados neste menu. Você pode procurar no menu para excluir os aplicativos que não deseja.
Supostamente, este serviço apareceu no Android Open Source Project (AOSP) — um repositório de projeto de desenvolvimento de sistema operacional de código aberto para Android — alguns meses atrás.
Com um recurso como esse, seria muito mais fácil encontrar e se livrar de qualquer bloatware que sobrecarregasse seu dispositivo. Isso pode ser especialmente útil para o Samsung Galaxy S23, que parece estar repleto de bloatware.
LEIA TAMBÉM