Artigo tem como objetivo tratar os diversos ramos da informática em especial na atual revolução digital que estamos vivenciando, como a Indústria 4.0. E uma reflexão sobre o mercado de Tecnologia da Informação (TI) como um todo.
Nos tempos atuais os ramos da informática são muito amplos e vastos. Desde o profissional desenvolvedor, onde há algumas definições, passando por DBAs, Bussiness Inteligence, Ciência de Dados, Cloud, Design, Modelagem e diversos outros campos da computação que atendem uma cadeia produtiva muito grande.
VAI GOSTAR: Como aprender a programar, um guia definitivo
Nas universidades brasileiras, em especial, o foco do conhecimento são divididos em apenas 2: Ciência da Computação e Analise de Sistemas. Ambos abrangem a maior parte dos conhecimentos necessários para a área de Tecnologia da Informação.
VAI GOSTAR:
Aposte na Mega da Virada 2024!
Prepare-se para uma chance única de mudar sua vida. O prêmio histórico de R$ 600 milhões da Mega da Virada 2024 está esperando por você!
Além disso, conheça os bolões da Sorte Online, que são os mais premiados e oferecem as melhores chances de ganhar! Ao participar dos bolões, você se junta a centenas de apostadores e aumenta suas chances de faturar uma bolada.
Faça sua Aposta Agora
Uma aprofundamento maior em um ramo da informática especifico fica a cargo de uma especialização, certificações oficiais ou a curiosidade e a capacidade de aprender sozinho (algo que é natural deste profissional).
LEIA TAMBÉM: GeekHunter: Maior plataforma brasileira de empregos em TI
Como você pode imaginar, a grade de Ciência da Computação ou de analista de sistemas é formada, principalmente, pelas disciplinas clássicas da exatas e por aquelas que compõem todo o universo da computação. Veja agora algumas das principais matérias do curso:
- Algoritmos e Programação;
- Arquitetura e Organização de Computadores;
- Banco de Dados;
- Computação Gráfica;
- Desenvolvimento de Games;
- Desenvolvimento Web e Mobile;
- Estrutura de Dados;
- Gerência de Projetos;
- Inteligência Artificial;
- Linguagens de Programação;
- Lógica e Álgebra Booleana;
- Matemática Discreta;
- Programação Orientada a Objetos;
- Redes de Computadores;
- Sistemas Operacionais; e
- Teste de Software.
Além das disciplinas específicas da área, existe também uma matéria ligada à gestão. Isso faz todo sentido, afinal, não basta aprender o básico do campo de estudo, é preciso estar preparado para assumir papéis de destaque e alavancar a carreira.
Há, porém, especializações em tecnologia que exigem apenas o curso superior uma vez que algumas áreas de conhecimento diferente da formação de cientista da computação ou analista de sistemas fazem uma grande diferença na contratação de profissionais, especialmente para cargos específicos em uma corporação. São os casos de Analistas de negócios, Cientistas de dados, Publicitários e outros, os quais utilizarão de conhecimentos de sua formação principal para obter resultados mais orientados às suas principais formações. Geralmente complementares è tecnologia da informação. Claro, isso não é regra, mas está sendo uma forte tendência, especialmente quando se trata de dados.
Devido a forte demanda por profissionais de Tecnologia da Informação hoje em dia não precisa ter uma formação superior na área (porém não se engane achar que um curso superior não vale a pena, pois vale sim e muito, só não é necessário ser na área de tecnologia da informação).
VAI GOSTAR: Diversos cursos grátis de TI e aqui E-Books grátis.
Pode-se ter cursos técnicos e demonstração de seus conhecimentos em desafios de código (caso seja na área de desenvolvimento) e um portfólio de projetos ser o suficiente para entrar no mercado de trabalho. Saiba mais no artigo “Como aprender a programar, um guia completo“, onde já é demonstrado vários ramos da informática com um detalhe maior.
PARA ESCLARECIMENTOS: é preciso frisar que um curso superior é importante para mercado de trabalho e, é claro que uma formação em Ciência da Computação ou Análise de Sistemas é capaz de tornar o raciocínio muito melhor para a área para a resolução de problemas mais complexos da computação e formar profissionais muito mais capazes de gerar verdadeiras inovações e transformações tecnológicas mais profundas, que alguém que não possua esta formação. Portando é mais uma questão de mercado que de conhecimento e transformações digitais de fato (no final sabemos que este último é muito mais recompensador, inclusive financeiramente).
São apenas fatos do que está acontecendo no atual mercado de trabalho o qual faltam profissionais, quando o ideal e procurado é ter a formação na área especifica de TI na verdade.
Mas vamos tentar listar os principais ramos da informática em uma carreira em TI.
Os principais ramos da informática em uma carreira em Tecnologia da Informação
Os principais são:
Administrador de banco de dados
Com toda certeza, se tem um emprego que pode garantir os maiores salários da área de TI é o administrador de banco de dados. Afinal, em 2022, toda empresa já percebeu que para um negócio prosperar é preciso valorizar e saber trabalhar com as informações.
Também conhecido como, do inglês, Data Base Administrator (DBA), esse profissional é o grande responsável por cuidar dos dados que uma empresa possui. Ele deve pensar nos cuidados que devem ser tomados ao acessar e utilizar as informações de clientes, parceiros, visitantes, funcionários, etc.
Especialista em Cloud Computing
Uma das áreas da tecnologia que vem crescendo bastante é a do armazenamento em nuvem. Essa comodidade, que usa a internet para armazenar arquivos e permite seu acesso em diferentes dispositivos, possibilitou um dos cargos de TI mais bem pagos.
Apesar desta tecnologia ainda ser, de certa forma nova, já existem profissionais especializados. É importante estudar bastante para se destacar e encontrar seu espaço na nuvem.
Dentro da própria especialidade possuem diversas outras especialidade, tais como o de Administração, DevOps, DevSecOps, Inteligência Artificial, Big Data e diversos outros.
Engenheiro de Software
Como se trata de um engenheiro, aqui estamos falando de um profissional capacitado para a construção de programas, sites e aplicativos móveis. Ele irá projetar, analisar, criar, dar manutenção em diversos tipos de softwares.
O desenvolvimento de sistemas é uma área que segue crescendo, afinal, as empresas estão sempre em busca de manter um site e um aplicativo próprio, se destacando no mercado.
Business intelligence
Quem trabalha com business intelligence, também conhecido como BI, deve ter a capacidade de fazer o máximo de tarefas possíveis com os dados de um negócio. Ele se especializa em trabalhar com as informações da empresa, fazendo análises completas e acertadas.
Aqui serão produzidos estudos, relatórios, planos de ação e estratégias que utilizam os dados como fonte para alavancar um negócio. Se uma empresa espera o crescimento, com certeza ela irá contar com profissionais de business intelligence.
Programador mobile
Se tem um dispositivo que está crescendo, com certeza são os smartphones, que dá a programação mobile um espaço nas melhores áreas da informática. Hoje em dia é impossível imaginar nossas vidas sem os celulares, sendo muitas vezes uma alternativa ou acessório até para trabalhar.
O programador mobile é um desenvolvedor que se especializa em construir aplicativos para esse aparelhos. Ele deve ter um bom estudo para saber trabalhar com os diferentes dispositivos e sistemas operacionais.
Segurança da Informação
O trabalho com os dados é muito gratificante, entretanto, é preciso tomar diversos cuidados. Afinal, este trabalho lida com informações das pessoas, que é um direito fundamental de cada um.
Ao trabalhar com a segurança da informação, você irá utilizar protocolos para manter os dados seguros, assim como assegurar a autenticidade, integridade e legitimidade destes. É importante que o profissional conheça também as normas previstas na LGPD, que regula o uso dos dados no Brasil.
Cientista de Dados
Um cientista de dados também trabalha com as informações que enriquecem a atuação de uma empresa, fazendo coleta, tratamento, análise e organização dos dados. Ele irá entender bastante de números, fórmulas e programação.
Esse tem sido um dos cargos de TI mais bem pagos, afinal, o big data está crescendo e sua aplicação com qualidade se torna cada vez mais necessária.
Arquiteto da Informação
Ao falarmos de arquitetura da informação, temos uma ideia próxima do engenheiro de software, só que aqui estamos diante do desenvolvimento das interfaces gráficas. Este trabalho de deixar os sites e aplicativos mais compreensíveis, atrativos e interativos é fundamental para trazer uma boa experiência para o cliente.
Especialista em e-commerce e redes sociais
Se você pensa em qual área da informática dá mais dinheiro, pode começar a considerar o e-commerce. É impossível imaginar nossas vidas, atualmente, se as compras online. Roupas, alimentação, dispositivos tecnológicos, remédios e mais uma infinidade de produtos são hoje comercializados de forma online, assim como o live-commerce e outras tendências de compras digitais que estão cada vez mais presentes no dia-a-dia das pessoas.
Conclusão
Dentro de cada um destes diversos ramos da informática, como visto, há um universo de especializações que podem variar para áreas específicas de áres de negócios de uma corporação. Por este motivo um curso especifico na carreira de tecnologia da informação (TI) pode ajudar a realizar as melhores escolhas e um conhecimento mais profundo sobre o tema.
As especializações e certificações oficiais (As certificações mais buscadas pelo mercado de TI) em áreas especifícas também farão sua carreira em Tecnologia da Informação se destacar de outros profissionais e, o mais importante, fazer de você um profissional mais atualizado com as novas tecnologias.
LEIA TAMBÉM: