O novo serviço de Google Cloud parecia estar prestes a ser desenvolvido quando a big tech criou uma equipe dedicada à Web 3.0.
Nodes (“nós”, em tradução livre) validadores de blockchain estão ganhando maior espaço para operarem em serviços de nuvem, após o novo lançamento do Google Cloud.
Google Cloud está lançando uma ferramenta para nós validadores em blockchain, a qual irá simplificar o processo de configurar um novo node, bem como as complicações de operá-lo em um hardware próprio.
Segundo o comunicado da big tech, o primeiro blockchain a receber o serviço é a Ethereum (ETH).
“Blockchain Node Engine é um serviço completamente gerenciado, o que significa que você não precisa se preocupar com disponibilidade”.
Insights que transformam sua carreira!
Receba soluções práticas, dicas que economizam tempo e insights exclusivos de programação que realmente funcionam. Junte-se a mais de 5.000 assinantes!
🚀 Aprimore suas Habilidades DevOps!
Descubra como otimizar fluxos de trabalho, melhorar a integração contínua e revolucionar o gerenciamento de projetos no mundo DevOps. Acesse agora!
Saiba Mais💻 Torne-se um Desenvolvedor Fullstack!
Domine as tecnologias mais requisitadas do mercado e conquiste sua carreira dos sonhos como Desenvolvedor Fullstack. Inscreva-se hoje!
Inscreva-seVAI GOSTAR: Curso de testes unitários com Jest e Cypress
O novo serviço de Google Cloud parecia estar prestes a acontecer quando Google começou a criar uma equipe dedicada à Web 3.0, no início deste ano.
Na época, foi relatado que Google estava de olho no desenvolvimento de serviços para hospedar desenvolvedores de blockchain.
Google oferece suporte para Ethereum
No início deste mês, Google começou a oferecer dados de suporte para endereços de carteiras da Ethereum.
Quando um endereço da Ethereum é procurado na barra de pesquisa do Google, é mostrado o saldo em ETH presente naquela carteira.
Os dados estão sendo coletados de Etherscan, um explorador de blocos da Ethereum.
Até o momento, essa novidade aparenta estar disponível somente para endereços desse blockchain, e não para endereços da rede Bitcoin (BTC), por exemplo.
Web3 do Google avança a passos largos
A big tech americana tem feito avanços significativos na Web3. Em janeiro de 2022, o Google Cloud anunciou planos para uma equipe de ativos digitais. Em setembro de 2022, a empresa fez parceria com a BNB chain para permitir que os desenvolvedores criem produtos e serviços BNB em sua nuvem.
Recentemente, o Google também fez parceria com a Coinbase para hospedar alguns dos aplicativos relacionados ao comércio da empresa e fornecer análise de dados à troca de criptomoedas. O Google também hospeda o histórico de transações das cripomoedas Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Litecoin (LTC), Zcash (ZCSH) e Dogecoin (DOGE), acessível a partir do BigQuery, um armazém de dados multinuvem.
Os desenvolvedores podem acessar os históricos de transações por meio da tecnologia Node da Coinbase. Developers can access the transaction histories through Coinbase’s Node technology stack.
Leia também:
- Introdução ao conceito de Big Data(Abre numa nova aba do navegador)
- GeekHunter: Maior plataforma brasileira de empregos em TI
VOCÊ ESTÁ NA SEÇÃO: BLOCKCHAIN
Gostou deste conteúdo?
Assine o E-Zine Ramos da Informática e receba semanalmente conteúdos exclusivos focados em desenvolvimento frontend, backend e bancos de dados para turbinar sua carreira tech.
📘 Conteúdo Exclusivo
Dicas, insights e guias práticos para alavancar suas habilidades em desenvolvimento e bancos de dados.
🚀 Hacks de Carreira
Ferramentas, atalhos e estratégias para se destacar e crescer rapidamente no mercado de tecnologia.
🌟 Tendências Tech
As novidades mais relevantes sobre desenvolvimento web, mobile e bancos de dados para você se manter atualizado.
Já somos mais de 5.000 assinantes! Junte-se a uma comunidade de profissionais que compartilham conhecimento e crescem juntos no universo tech.