O novo serviço de Google Cloud parecia estar prestes a ser desenvolvido quando a big tech criou uma equipe dedicada à Web 3.0.
Nodes (“nós”, em tradução livre) validadores de blockchain estão ganhando maior espaço para operarem em serviços de nuvem, após o novo lançamento do Google Cloud.
Google Cloud está lançando uma ferramenta para nós validadores em blockchain, a qual irá simplificar o processo de configurar um novo node, bem como as complicações de operá-lo em um hardware próprio.
Segundo o comunicado da big tech, o primeiro blockchain a receber o serviço é a Ethereum (ETH).
“Blockchain Node Engine é um serviço completamente gerenciado, o que significa que você não precisa se preocupar com disponibilidade”.
Aposte na Mega da Virada 2024!
Prepare-se para uma chance única de mudar sua vida. O prêmio histórico de R$ 600 milhões da Mega da Virada 2024 está esperando por você!
Além disso, conheça os bolões da Sorte Online, que são os mais premiados e oferecem as melhores chances de ganhar! Ao participar dos bolões, você se junta a centenas de apostadores e aumenta suas chances de faturar uma bolada.
Faça sua Aposta AgoraVAI GOSTAR: Curso de testes unitários com Jest e Cypress
O novo serviço de Google Cloud parecia estar prestes a acontecer quando Google começou a criar uma equipe dedicada à Web 3.0, no início deste ano.
Na época, foi relatado que Google estava de olho no desenvolvimento de serviços para hospedar desenvolvedores de blockchain.
Google oferece suporte para Ethereum
No início deste mês, Google começou a oferecer dados de suporte para endereços de carteiras da Ethereum.
Quando um endereço da Ethereum é procurado na barra de pesquisa do Google, é mostrado o saldo em ETH presente naquela carteira.
Os dados estão sendo coletados de Etherscan, um explorador de blocos da Ethereum.
Até o momento, essa novidade aparenta estar disponível somente para endereços desse blockchain, e não para endereços da rede Bitcoin (BTC), por exemplo.
Web3 do Google avança a passos largos
A big tech americana tem feito avanços significativos na Web3. Em janeiro de 2022, o Google Cloud anunciou planos para uma equipe de ativos digitais. Em setembro de 2022, a empresa fez parceria com a BNB chain para permitir que os desenvolvedores criem produtos e serviços BNB em sua nuvem.
Recentemente, o Google também fez parceria com a Coinbase para hospedar alguns dos aplicativos relacionados ao comércio da empresa e fornecer análise de dados à troca de criptomoedas. O Google também hospeda o histórico de transações das cripomoedas Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Litecoin (LTC), Zcash (ZCSH) e Dogecoin (DOGE), acessível a partir do BigQuery, um armazém de dados multinuvem.
Os desenvolvedores podem acessar os históricos de transações por meio da tecnologia Node da Coinbase. Developers can access the transaction histories through Coinbase’s Node technology stack.
Leia também:
- Introdução ao conceito de Big Data(Abre numa nova aba do navegador)
- GeekHunter: Maior plataforma brasileira de empregos em TI
VOCÊ ESTÁ NA SEÇÃO: BLOCKCHAIN