Pular para o conteúdo
Ramos da Informática - Comunidade de Desenvolvedores

Torne-se um desenvolvedor FullStack: Pacote completo de formação desenvolvedor Frontend e Backend utilizando as linguagens de programação e frameworks mais procurados no mercado de trabalho. Mais informações, aqui. Faça o download do E-BookGuia Completo Para Se Tornar um(a) Desenvolvedor(a) Full-Stack, Começando do ZERO”.

Engenheiro de Software, autor de livros sobe tecnologia e negócios. É mantenedor do site Ramos da Informática. Hobbies: investir em ações, natação e finanças.

Engenheiro de Software, autor de livros sobe tecnologia e negócios. É mantenedor do site Ramos da Informática. Hobbies: investir em ações, natação e finanças.

admin

Todos os artigos deste autor

Coleção de E-Books sobre Git e GitHub grátis

Chatbots com Whatsapp e Cielo integrados Nesse curso, eu vou te mostrar como o consumidor poder realizar um pagamento por dentro do aplicativo do WhatsApp, aonde o seu cliente vai entrar numa conversa como entraria numa conversa com qualquer pessoa ou com a sua empresa, navegar entre os produtos/serviços em menus simples enviados pelo chatbot, adicionar esses produtos/serviços no carrinho de compras, e num determinado ponto do chat, um link exclusivo é enviado para o cliente preencher os dados do cartão de crédito. No final, a análise é devolvida para o Whatsapp no qual a conversa foi iniciada. Inscreva-se.

Uma coleção de E-Books e Apostilas sobre Git e GitHub totalmente grátis para você se aprofundar melhor no universo da programação.

O Git é um projeto aberto, iniciado pelo criador do Linux, Linus Torvalds, disponível para Windows, Mac, e Linux. O ponto focal do Git é ser um sistema de controle e organização que armazena e revisa projetos — no caso do GitHub, voltada a códigos de programação.

RECOMENDAMOS: Criando Microsserviços: Projetando Sistemas com Componentes Menores e Mais Especializados

Fácil de utilizar, o GitHub possibilita que vários membros do mesmo time trabalhem juntos em um projeto, cada um fazendo a sua versão. Ao invés de terem níveis de prioridade, todos os integrantes da equipe têm a mesma chance de apresentar o trabalho, que passa pela aprovação do líder posteriormente.

O GitHub é uma plataforma para hospedagem e controle de versão de código utilizando o sistema Git como base. Também serve como uma comunidade para programadores do mundo todo colaborarem em projetos pessoais e de código-aberto, além de contar com uma versão paga para empresas e profissionais.

No artigo “Como aprender a programar, um guia completo” explico a importância das skills de git e github aos profissionais de desenvolvimento.

Veja também: 74 sites que oferecem cursos online gratuitos com certificado

Seguem 2 e-books sobre o tema que o tornaram um bom desenvolvedor:

Pro Git

Com este e-book você está prestes a passar várias horas de sua vida lendo sobre Git. É um livro completo sobre o tema com 500 páginas e agora praticamente tudo.

Baixe este e-Book em português, aqui.

 

Git Magic

Escrito pela comunidade mundial, também na versão português Brasil.

Este guia é regido pelos termos da a Licença Publica Geral GNU Versão 3. Naturalmente, os fontes estão num repositório Git, e podem ser obtido digitando:

$ git clone git://repo.or.cz/gitmagic.git  # Cria um diretório "gitmagic".

ou a partir de algum desses mirrors:

$ git clone git://github.com/blynn/gitmagic.git
$ git clone git://gitorious.org/gitmagic/mainline.git
$ git clone https://code.google.com/p/gitmagic/
$ git clone git://git.assembla.com/gitmagic.git
$ git clone git@bitbucket.org:blynn/gitmagic.git

GitHub, Assembla, e Bitbucket suportam repositórios privados, os dois últimos são grátis.

Acesse ao guia completo.

CURSO GRÁTIS DE GIT E GITHUB no YouTube

Se procura um curso bem completo e na prática sobre Git e GitHub, sem dúvidas indicamos este curso no Youtube:

VAI GOSTAR: Kali Linux 2022.4: linux “hacker” novos recursos e Azure

O que é Git? um Sistema de Controle de Versão

Apenas poder acessar o código dos outros colaboradores não é suficiente. Precisamos manter o histórico dos nossos arquivos. Mais: das nossas modificações, pois muitas vezes mudamos arquivos em grupo, num movimento único (um commit). Dessa forma, podemos voltar atrás e recuperar o estado do sistema como ele era ontem, ou no ano passado, e comparar as mudanças, para encontrar bug, para estudar otimizações.

VAI GOSTAR: Git e Github – Como gerar chave SSH no Git?

Todos nossos arquivos, assim como seus históricos, ficam em um repositório e existiam vários sistemas que gerenciavam repositórios assim, como CVS e SVN. O Git é uma alternativa que tem um funcionamento mais interessante ainda: ele é distribuído e todo mundo tem uma cópia inteira do repositório, não apenas o “servidor principal”. Isso trás grandes vantagens que você não precisa aprender nesse exato momento.

O Git é um sistema de controle de versão distribuído e amplamente adotado. O Git nasceu e foi tomando espaço dos outros sistemas de controle. Seu criador principal é o mesmo que o do Linux: Linus Torvalds, e ganhou o coração das pessoas que trabalham com open source.

O que é GitHub?

O Github tem sim muita relação com o Git. GitHub é uma plataforma para gerenciar seu código e criar um ambiente de colaboração entre devs, utilizando o Git como sistema de controle. Ele vai facilitar o uso do Git, escondendo alguns detalhes mais complicados de setup. É lá que você provavelmente vai ter seu repositório e usar no dia a dia.

O sistema web que ele possui permite que você altere arquivos lá mesmo, apesar de não ser muito aconselhado, pois você não terá um editor, um ambiente de desenvolvimento e testes. Para se comunicar com o github e mexer nos arquivos do seu reposítorio, você pode usar a linha de comando, usando o comando do git e suas diretivas de commit, pull e push. Parece assustador? Há uma alternativa: usar um aplicativo desktop mais intuitivo, o GitHub Desktop, veja a seguir.

Github Desktop: usar Git sem precisar configurar e manter um servidor

O Github Desktop é uma casca para o comando do git, que esconde alguns termos que podem ser assustadores para quem está começando. Eu indico fortemente seu uso como primeiro passo, pois o sistema inteiro dá uma cara de “sincronizador de código”. Facilita a visualizações, o envio e recebimento das modificações e os famosos conflitos de merge, que você não precisa se preocupar nesse primeiro instante.

Dúvidas sobre Git e GitHub?

Então poste nos comentários que respondemos!

Perguntas Frequentes:

Como usar o Git?

Você vai usar o Git para guardar o versionamento de todo seu sistema, de maneira segura e distribuída. Deve sempre fazer pequenos commits e ‘pushar’ suas modificações em grupos que fazem sentido. Do outro lado, deve fazer os ‘pulls’ para sincronizar com as modificações de todo time. O Git é uma ferramenta, você vai precisar de um servidor principal (mesmo ele sendo distribuído) para facilitar seu trabalho. É aí que entra o Github como sendo uma das opções já prontas.

O que é um git commit?

Cada commit registra um momento de vida do seu projeto. É uma foto (snapshot) daquele instante dos arquivos. Com isso você consegue se referenciar àquele momento do projeto, podendo voltar a ele, analisá-lo, ver as diferenças com um outro momento. Não se esqueça que os commits são feitos no seu repositório local e você precisa ‘pushar’ (empurrá-los) de volta para a origem, para que outras pessoas tenham acesso a essas fotos e atualizem-se no tempo de vida.

Qual a diferença de GitHub e Git?

Git é a ferramenta que Linus criou. Se você quer utilizá-la, pode fazer tudo sozinho e hospedar um repositório principal para ter seu software versionado. Isso pode ser uma tarefa complicada. Algumas empresas, como Github, Bitbucket e Gitlab, já oferecem esse serviço, controlam o acesso dos usuários e oferecem ferramentas extras de gerenciamento de projetos. O Github é uma opção para que você use o Git de maneira mais simples, mas não é obrigatório, apesar de extremamente usado.

Quais são as alternativas ao Github?

O Bitbucket e o Gitlab são as duas principais alternativas de serviço Git além do Github.

 

Leia também:

Coleção de E-Books sobre programação PHP

300 cursos online no Udemy totalmente grátis

Automação de testes API REST com Cypress

Como fazer testes automatizados Front-End com Cypress?

 

Facebook
LinkedIn
Twitter
Pinterest
Reddit
Telegram
WhatsApp
Email
Print

Relacionados

Deixe uma resposta