Coleção de E-Books sobre programação PHP

Compartilhe:

PHP é uma linguagem interpretada livre, usada originalmente apenas para o desenvolvimento de aplicações presentes e atuantes no lado do servidor, capazes de gerar conteúdo dinâmico na World Wide Web.

Figura entre as primeiras linguagens passíveis de inserção em documentos HTML, dispensando em muitos casos o uso de arquivos externos para eventuais processamentos de dados. O código é interpretado no lado do servidor pelo módulo PHP, que também gera a página web a ser visualizada no lado do cliente. A linguagem evoluiu, passou a oferecer funcionalidades em linha de comando, e além disso, ganhou características adicionais, que possibilitaram usos adicionais do PHP, não relacionados a web sites.
LEIA TAMBÉM:
É possível instalar o PHP na maioria dos sistemas operacionais, gratuitamente. Concorrente direto da tecnologia ASP pertencente à Microsoft, o PHP é utilizado em aplicações como o MediaWiki, Facebook, Drupal, Joomla, WordPress, Magento e o Oscommerce.

Curso linguagem PHP

É uma apostila com 67 páginas escrito em 2000 por Maurício Vivas de Souza Barreto. Possui um excelente conteúdo sobre as sintaxes do PHP.

É possível realizar seu download, aqui.

 

PHP do Jeito Certo

Existe muita informação obsoleta na Web que desnorteia novos programadores PHP, espalhando más práticas e códigos inseguros. PHP: Do Jeito Certo é uma referência rápida e fácil de ler, introduzindo desenvolvedores às melhores práticas, renomados padrões de código e links para tutoriais competentes pela Web.

Abre em nova aba

Veja também:74 sites que oferecem cursos online gratuitos com certificado

É importante entender que não existe uma maneira canônica de usar PHP.Este site introduz novosdesenvolvedores PHP às melhores práticas,opções disponíveis e boas informações,que por muitas vezes,quando descobertas,já é tarde demais. Além disso leva o desenvolvedora ter conceitos maduros sobre coisas que eram feitas durante anos e nunca foram reconsideradas. Esse site não é para dizer quais ferramentas você deve utilizar,mas ao invés disso,oferecer sugestões e múltiplas opções,e quando possível explicar as diferenças de acordo com casos de uso.
Este é um documento “vivo”,que continuará sendo atualizado com mais informações úteis e exemplos,assim que eles estiverem disponíveis.
Vai gostar também:

Compartilhe:

Ramos da Informática
Ramos da Informáticahttps://ramosdainformatica.com.br
Ramos da Informática é um hub de comunidade sobre linguagens de programação, banco de dados, DevOps, Internet das Coisas, tecnologia da indústria 4.0, Cyber Segurança e Startups.

RECENTES

Claude Sonnet 4.5: Mais Avançado para Programação e Automação

A Anthropic acaba de lançar o Claude Sonnet 4.5,...

AP2 do Google: Desenvolva Pagamentos para agentes de IA

O Google lançou o Agent Payments Protocol (AP2), um...

Curso gratuito de GitHub Copilot para devs e estudantes

A Microsoft abriu as inscrições para o primeiro Bootcamp...

Santander e a Alura oferecem 60.000 bolsas em carreira de tecnologia

Quer dar um salto na sua carreira? O Santander Imersão Digital está...

Google Tradutor desafia o Duolingo com novas ferramentas de aprendizagem de idiomas

O Google está lançando um novo recurso experimental com...

A peça que faltava para agentes de IA autônomos.

Este artigo foi originalmente publicado em: https://www.linkedin.com/newsletters/ezine-dev-ramos-da-inform%25C3%25A1tica-6947960536550526976/ A inteligência...
Newsletter semanal no LinkedIn
EZine Dev Ramos da Informática
Grandes dicas em JavaScript, Node, React, Next, Banco de Dados & IA.
Assinar grátis
Abre em nova aba
spot_img