quarta-feira, setembro 18, 2024
spot_img
InícioRamos da InformáticaSua CarreiraComo conseguir bom emprego no Linkedin, para Devs

Como conseguir bom emprego no Linkedin, para Devs

Pessoal Dev e tecnologia (TI), neste tutorial dicas e Hacks para conseguir aquela oportunidade de emprego pelo Linkedin

Que as redes sociais têm hoje um papel fundamental na vida das pessoas, não é nenhuma novidade. Mas o que muita gente ainda não sabe é que elas vão muito além de entreter e manter relacionamentos com amigos e parentes.

LEIA TAMBÉM: Prepare-se para um novo emprego em 2023

Elas também são uma excelente alternativa para quem busca novos desafios profissionais. E sobre isso, já posso adiantar: nenhuma plataforma é tão completa quanto o LinkedIn para interagir no mundo dos negócios.

O que é o LinkedIn?

O LinkedIn é a maior rede social corporativa que existe, criada justamente com o objetivo de conectar profissionais do mundo inteiro.

Diferentemente das redes sociais clássicas de relacionamento, como Facebook e Instagram, por exemplo, o LinkedIn é dedicado exclusivamente à interação de contatos profissionais.

Nesse contexto, então, a utilização da plataforma é bastante intuitiva e não difere muito das outras: é gratuita, permite interação entre os membros e a publicação de textos e vídeos.

Veja mais algumas estatísticas incríveis sobre essa rede social:

  1. O Brasil é o quarto em número de usuários na rede, com 35 milhões de pessoas ativas – a liderança é dos EUA, com 150 milhões
  2. Do total de 605 milhões de usuários do LinkedIn, 40% acessam a rede social diariamente
  3. 92% das empresas listadas na Fortune 500 usam o LinkedIn
  4. 91% dos executivos de marketing definem o LinkedIn como o melhor lugar para encontrar conteúdo de qualidade
  5. Hubspot descobriu que o LinkedIn é 277% mais eficaz para gerar leads que Facebook e Twitter
  6. Profissionais de marketing B2B dizem que 80% de seus leads de mídia social vêm do LinkedIn
  7. 98% dos profissionais de marketing de conteúdo usem o LinkedIn em suas estratégias, em especial no mercado B2B e para gerar leads
  8. 58% dos profissionais de marketing B2B disseram que os anúncios do LinkedIn oferecem o melhor valor
  9. 90% dos recrutadores usam o LinkedIn regularmente
  10. Colaboradores contratados a partir do LinkedIn têm 40% menos chances de deixar a empresa nos primeiros 6 meses.

Dicas para conseguir uma oportunidade em tecnologia

Agora vamos a algumas dicas e hacks que, com certeza, irão potencializar suas chances de novas oportunidades através do LinkedIn:

Defina palavras chaves de seus principais Skills

Exemplos baseados no perfil do autor deste artigo. Siga o perfil de Ramos de Souza Janones: https://www.linkedin.com/in/ramos-janones/

 

Onde editar seu Titulo:

 

Siga as empresas que deseja trabalhar ou procurar emprego no LinkedIn

Com frequência há listas das melhores empresas para se trabalhar ano a ano. Geralmente baseia-se nestas empresas para iniciar a estratégia de:

1. Seguir as empresas que deseja trabalhar

2. Seguir os tech recuiters e tech Leaders destas empresas

Mas claro, não deve ser o único objetivo, pois quanto “melhor empresa para trabalhar” maior será sua concorrência, mas deve ser inclusa em sua estratégia, com toda certeza.

Na imagem a seguir, está o “Grupo Boticário”:

Não apenas seguir a empresa, mas ler sobre, conhecer as vagas que estão disponíveis e se candidatar e mais uma dica: Adicionar o Tech Leaders e Tech recuiters destas empresas para que você se torne mais visível para os mesmos e possam ser convidados diretamente pelos mesmos:

Adicione os Tech Recruiters e Tech Leaders destas empresas

Os Tech Leaders, entre suas responsabilidades, é de manter e formar sua equipe de desenvolvedores. Seguir os mesmos – de preferência virar um contato, não apenas seguir.

Já os Tech Recruiters são profissionais de RH especializados na contratação de profissionais de tecnologia dentro das empresas. Assim como os Tech Leaders é importante transformar estes profissionais em contato e seguir as demais dicas deste artigo.

Na imagem a seguir temos na aba “Pessoas”, do perfil da Empresa, a busca por “Tech Recruiter”. Siga a maioria destes profissionais e transforme os mesmos em contatos para que possam visualizar suas postagens na rede.

 

 

Faça publicações diárias e/ou esporádicas mostrando suas habilidades profissionais

Temos os profissionais de Tech Leaders e Tech recuiters destas empresas agora como contatos. É preciso demonstrar de forma constante seus conhecimentos através de postagens no LinkedIn. São alguns exemplos de postagem que você pode utilizar para chamar a atenção e trabalhar seu marketing pessoal:

Exemplos de postagens no LinkedIn para se destacar e conseguir o emprego de seus sonhos

Antes de mais nada, é preciso recomendar a leitura de “10 ideias que todos os desenvolvedores deveriam fazer em 2023″, pois já existem diversas ideias de como se desenvolver na carreira e até mesmo utilizar o que foi apresentado para utilizar no LinkedIn.

Vamos a alguns exemplos de postagens que vão ajudar em seu processo de construção carreira:

1. Poste casos de sucessos de projetos os quais participou.

2. Aprendeu algo novo? Poste no LinkedIn.

3. Videos com explicação de projetos paralelos que desenvolve.

4. Escreva artigos sobre sua área de conhecimento, tanto no LinkedIn como forma de publicação, quanto aqui na Comunidade Ramos da Informática e compartilhe em seu perfil.

5. Comemore suas conquistas profissionais na rede.

 

Faça os testes de competências no LinkendIn

Os testes de competências não irão eliminar as entrevistas técnicas que todos os processos seletivos possuiem.

Porém é um recurso onde recrutadores e até mesmo o próprio sistema de inteligência do LinkendIn se utiliza para fazer recomendações para você em termos de vagas, dar pontuação em seu perfil para profissionais de recrutamento e, melhorar o seu currículo do LinkendIn informando onde utilizou estas habilidades nas empresas em que trabalhou.

Portanto não é uma perda de tempo: é ensinar o sistema a te encontrar e ganhar mais atenção.

Na imagem a seguir, no canto superior direito há um botão chamado “Fazer teste de competência”. Clique no botão e escolha os testes de competência os quais deseja mais se destacar:

Os testes são, na grande maioria em Inglês. É importante realizar os de suas principais skills para que ganhe mais destaque e os skills secundários pode ir acrescentando aos poucos.

Vou exemplificar a importância em uma vaga de emprego:

Observe que o sistema de inteligência do LinkedIn, os recrutadores especificam as competências mínimas necessárias para uma determinada vaga.

Se for um assinante premium da plataforma, é possível ver estas habilidades minímas requeridas das vagas.

Uma das funcionalidades dos testes de competência é exatamente para filtrar você de outros que não tenham feito estes testes para o recrutador, o que facilita o dia a dia do mesmo no processo de recutamento de novos profissionais. Por isso é importante realizar estes testes.

 

Peça e dê recomendações de quem já trabalhou e/ou estudou com você

Recomendações são importantes para seu perfil profissional no LinkedIn, pois ajudam a validar seu perfil profissional e marketing pessoal.

Mas não é apenas receber recomendações, é importante também fornecer recomendações para amigos de trabalho, de estudo e da vida.

 

Seção de recomendações de perfil no LinkedIn.

Para pedir uma recomendação para amigos, na seção “Recomendações” clique no sinal de + – vide imagem anterior no canto superior direito – e clicar na opção “Solicitar Recomendação”:

Clique sobre o sinal de + será apresentada uma tela onde poderá pedir recomendações de quem você conhece e está em sua rede no LinkedIn.

Não esqueça de fazer recomendações de seus amigos de trabalho e de estudo:

É o mesmo processo de pedir recomendações, apenas escolha a opção “Fornecer Recomendações”:

Clique sobre o sinal de + será apresentada uma tela onde poderá dar recomendações de quem você conhece e está em sua rede no LinkedIn.

É um jogo onde todos ganham. Mas seja honesto com suas recomendações, não faça apenas por fazer ou para conseguir recomendações.

Aproveitando, me adicione a sua rede: https://www.linkedin.com/in/ramos-janones/

 

Conclusão

É preciso seguir a risca estas dicas. É um processo chato? Sim, especialmente os testes de competências. Mas é preciso fazer primeiro as coisas que são chatas, para depois colher e fazer as coisas boas.

Estas dicas são pontos focais no processo de procurar e conseguir empregos e oportunidades no LinkedIn de forma mais precisa para desenvolvedores e profissionais de tecnologia em geral de todos os ramos da informática.

Com paciência e trabalho com o seu perfil e marketing pessoal, é questão de tempo de se conseguir novas oportunidades com melhores salários e benefícios ou mesmo conseguir sua primeira oportunidade de emprego na área de TI.

Sucesso em sua carreira de TI.

 

Complemento: Curso especial para você Dev

Montou seu perfil matador no LinkedIn, é hora das entrevistas com RH e principalmente com os técnicos e lideranças. A Danki.Code preparou um curso específico para desenvolvedores, é o curso:

Curso Detonando na Entrevista para Dev

Um curso completo para você aprender a se preparar para qualquer entrevista de emprego no mercado de tecnologia, irá aprender e dominar da teoria a prática

Curso Detonando na Entrevista para Dev

Descrição do curso

Que tal ficar preparado para qualquer entrevista de emprego no mundo da programação? Com este curso inédito você vai aprender e dominar as técnicas para concorrer as melhores vagas de emprego e estar preparado pra TUDO!

Conheça o curso e seja um profissional de destaque.

 

LEIA TAMBÉM:

Ramos da Informática
Ramos da Informáticahttps://ramosdainformatica.com.br
Ramos da Informática é um hub de comunidade sobre linguagens de programação, banco de dados, DevOps, Internet das Coisas, tecnologia da indústria 4.0, Cyber Segurança e Startups.
ARTIGOS RELACIONADOS
- Advertisment -spot_img

MAIS LIDOS

Sua assinatura não pôde ser validada.
Você fez sua assinatura com sucesso.

E-Zine Ramos da Informática

Assine o E-Zine e tenha Conteúdo Exclusivo, Concursos para assinantes, descontos exclusivos e uma área de conteúdos exclusivos só do E-zine.