59% das startups brasileiras operam voltadas ao B2B

De acordo com dados da terceira edição do “Relatório Indústria de Software e Serviços de TIC no Brasil: caracterização e trajetória recente”, produzido pelo Observatório Softex, unidade de estudos e pesquisas da entidade, o Brasil contava em 2023 com 12.040 startups ativas, refletindo um cenário de empreendedorismo dinâmico, embora desafiador.

Compartilhe:

De acordo com dados da terceira edição do “Relatório Indústria de Software e Serviços de TIC no Brasil: caracterização e trajetória recente”, produzido pelo Observatório Softex, unidade de estudos e pesquisas da entidade, o Brasil contava em 2023 com 12.040 startups ativas, refletindo um cenário de empreendedorismo dinâmico, embora desafiador.

Entre 2000 e 2018, o país presenciou um crescimento constante no número de novas empresas de base tecnológica, passando de 365 para 1.164 o número de iniciativas abertas anualmente. No entanto, após 2018, houve uma queda acentuada, com o registro de apenas 147 novas startups em 2022.

Atualmente, 59,4% das startups brasileiras operam com o modelo de negócio B2B (Business to Business), com a maior concentração localizada na região Sudeste (32,95%), seguida pelo Sul (29,32%), Nordeste (25,77%), Norte (6,86%) e Centro-Oeste (5,10%).

Segundo apuração dos pesquisadores do Observatório Softex, os setores que mais concentram startups atualmente são os de Tecnologia da Informação (22,31%), Saúde e Bem-estar (13,44%) e Educação (13,06%).

Além do ecossistema de startups, o estudo, que se baseia em uma inédita pesquisa de dados primários e também em números de fontes oficiais, oferece uma visão detalhada do setor de TICs, incluindo o cenário brasileiro, as tendências de mercado, o comércio exterior, a formação de profissionais, a caracterização das empresas, o mercado de trabalho e os esforços em pesquisa e desenvolvimento, ressaltando o papel crucial da TIC na economia brasileira.

Abre em nova aba

Clique aqui para baixar gratuitamente a íntegra do relatório.

    Fonte:Softex.

    Compartilhe:

    Ramos Souza J
    Ramos Souza Jhttps://ramosdainformatica.com.br/sobre/
    Com mais de 26 anos de experiência em desenvolvimento de software, minha carreira é marcada por constante evolução tecnológica e pela entrega de soluções que fazem a diferença. Desde os primeiros passos com Clipper e Delphi até a consolidação em JavaScript e TypeScript, desenvolvi expertise em frameworks como Node.js, Nest e React, além de bancos de dados relacionais e não relacionais. Sou um Desenvolvedor Full Stack apaixonado por resolver problemas complexos com excelência técnica, adaptando-me rapidamente a novos desafios. Além do domínio técnico, sou reconhecido por meu relacionamento interpessoal e compromisso com resultados. Atualmente, trabalho em uma startup de Health-Tech e sou voluntário na OpenJS Foundation, promovendo o avanço do ecossistema JavaScript. Além de manter este site.

    RECENTES

    Claude Sonnet 4.5: Mais Avançado para Programação e Automação

    A Anthropic acaba de lançar o Claude Sonnet 4.5,...

    AP2 do Google: Desenvolva Pagamentos para agentes de IA

    O Google lançou o Agent Payments Protocol (AP2), um...

    Curso gratuito de GitHub Copilot para devs e estudantes

    A Microsoft abriu as inscrições para o primeiro Bootcamp...

    Santander e a Alura oferecem 60.000 bolsas em carreira de tecnologia

    Quer dar um salto na sua carreira? O Santander Imersão Digital está...

    Google Tradutor desafia o Duolingo com novas ferramentas de aprendizagem de idiomas

    O Google está lançando um novo recurso experimental com...

    A peça que faltava para agentes de IA autônomos.

    Este artigo foi originalmente publicado em: https://www.linkedin.com/newsletters/ezine-dev-ramos-da-inform%25C3%25A1tica-6947960536550526976/ A inteligência...
    Newsletter semanal no LinkedIn
    EZine Dev Ramos da Informática
    Grandes dicas em JavaScript, Node, React, Next, Banco de Dados & IA.
    Assinar grátis
    Abre em nova aba
    spot_img