SpaceX adicionou conectividade Swarm para dispositivos IoT

Compartilhe:

A SpaceX expandiu o seu portfólio de produtos com uma nova oferta chamada Swarm. O novo serviço fornece conectividade global para dispositivos de Internet das Coisas (IoT) e custa apenas 5 dólares por mês.

Conforme foi dado a conhecer, a empresa de Elon Musk comprou a Swarm Technologies no ano passado. Esta empresa tem 120 dos seus satélites SpaceBEE em órbita terrestre baixa e vão alargar as ligação de dispositivos terrestres através de ligações “ao espaço”.

Este equipamentos que orbitam a Terra são os satélites operacionais mais pequenos do espaço e podem caber na palma da mão. Venha conhecer a tecnologia Swarm.

Imagem satélite Swarm da SpaceX para comunicações IoT usando órbita baixa terrestre

SpaceX já comercializa tecnologia Swarm para iOT

Ao contrário da sua oferta tradicional Starlink, a Swarm fornece conectividade de baixa largura de banda utilizando os pequenos satélites, que fornecem uma cobertura de rede global fiável com os seus planos orbitais sincronizados com o Sol.

Abre em nova aba

Devido ao seu pequeno tamanho (11 x 11 x 2,8 cm) e baixa largura de banda,o Swarm custa apenas 5 dólares por mês,não incluindo o custo do hardware,o que também,ao contrário do hardware Starlink,é relativamente barato.

Imagem oferta Swarm da SpaceX

Existe o modelo Swarm M138 a um preço inicial de 89 dólares. Este modem pode ser incorporadoem qualquer dispositivo IoT.

Imagem modem Swarm para IoT

Também disponível está o Swarm Eval Kit por 449 dólares. Este é um “kit pronto a usar para o desenvolvimento de mensagens e produtos IoT”.

Finalmente,existe o Swarm Asset Tracker por 99 dólares,que lhe permite monitorizar dados de localização em qualquer parte do mundo.

 

Então,o que é exatamente IoT e tira proveito da tecnologia Swarm?

De acordo com a designação universal,IoT é o acrónimo equivalente a Internet of Things (Internet das Coisas). Em termos práticos estamos a falar de um conceito que se refere à interligação digital de objetos quotidianos com a internet,ligação dos objetos mais do que das pessoas. No fundo,e em grosso modo,é a interligação de dispositivos informáticos incorporados nos objetos do quotidiano,permitindo-lhes enviar e receber dados.

Alguns exemplos comuns são termóstatos inteligentes,eletrodomésticos inteligentes,iluminação inteligente e outros dispositivos eletrónicos igualmente inteligentes que podem ser controlados remotamente através de computadores e smartphones.

No entanto,estes tipos de dispositivos IoT são tipicamente ligados ao seu WiFi doméstico,mas onde o Swarm é útil é quando se quer poder controlar dispositivos em áreas remotas onde não existe uma ligação fiável à Internet. Alguns casos de utilização citados pelo Swarm são nos sectores agrícola,marítimo,energético,ambientale de transportes.

 

O Swarm Asset Tracker também pode ser um grande produto de venda para a SpaceX. Este sistema poderá ajudar qualquer empresa a monitorizar as suas mercadorias em viagem pelo mundo em tempo real.

Qual é o mercado para o Swarm?

O Swarm não se destina ao utilizador médio,mas sim a clientes empresariais que provavelmente irão comprar centenas ou mesmo milhares destes dispositivos. A SpaceX criou uma calculadora para permitir aos potenciais clientes calcularas poupanças da utilização do Swarm em comparação com outras ofertas.

Com as suas configurações padrão a permitir ligar 500 dispositivos IoT e usando apenas 150KB de dados por mês por dispositivo,a SpaceX diz que pouparia 22.500 dólares por mês,ou 90% do seu custo mensal típico com um fornecedor convencional.

Portanto,a ideia é usar uma nova infraestrutura de comunicação que além de consumir menos dados,pode ser usada em qualquer lado do planeta.

LEIA TAMBÉM:

Compartilhe:

Ramos da Informática
Ramos da Informáticahttps://ramosdainformatica.com.br
Ramos da Informática é um hub de comunidade sobre linguagens de programação, banco de dados, DevOps, Internet das Coisas, tecnologia da indústria 4.0, Cyber Segurança e Startups.

RECENTES

Claude Sonnet 4.5: Mais Avançado para Programação e Automação

A Anthropic acaba de lançar o Claude Sonnet 4.5,...

AP2 do Google: Desenvolva Pagamentos para agentes de IA

O Google lançou o Agent Payments Protocol (AP2), um...

Curso gratuito de GitHub Copilot para devs e estudantes

A Microsoft abriu as inscrições para o primeiro Bootcamp...

Santander e a Alura oferecem 60.000 bolsas em carreira de tecnologia

Quer dar um salto na sua carreira? O Santander Imersão Digital está...

Google Tradutor desafia o Duolingo com novas ferramentas de aprendizagem de idiomas

O Google está lançando um novo recurso experimental com...

A peça que faltava para agentes de IA autônomos.

Este artigo foi originalmente publicado em: https://www.linkedin.com/newsletters/ezine-dev-ramos-da-inform%25C3%25A1tica-6947960536550526976/ A inteligência...
Newsletter semanal no LinkedIn
EZine Dev Ramos da Informática
Grandes dicas em JavaScript, Node, React, Next, Banco de Dados & IA.
Assinar grátis
Abre em nova aba
spot_img