Apesar das recentes demissões em massa que atingiram algumas das principais empresas de tecnologia do mundo, como Meta, Twitter, Amazon e Salesforce, as perspectivas de longo prazo nas carreiras do setor continuam positivas.

Em países como o Brasil, onde há significativa escassez de profissionais para atuar em cargos de tecnologia, o horizonte é ainda mais oportuno.
A Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais calcula que em cinco anos serão criados quase 800 mil novos postos, mas o Brasil forma pouco mais de 53 mil profissionais de tecnologia por ano, o que deve abrir um déficit de 532 mil pessoas para trabalhar na área
De olho na necessidade das empresas de incrementar o quadro funcional do setor de TI, o programador Guilherme Grillo fundou em 2017 uma plataforma de cursos online voltados à programação e ao desenvolvimento de sites e aplicativos.
Carreiras na tecnologia
Atualmente, a Danki Code, como a plataforma foi batizada, já formou mais de 500 mil alunos e veio antes o boom por serviços de tecnologia desencadeado pela pandemia de Covid-19.
Segundo Grillo,o serviço de ensino a distância (EAD) surgiu de sua vontade de ensinar programação para outros profissionais.
“Percebi que tinha o costume de ajudar os mais jovens nas empresas que tinha trabalhado e também notei que os empregadores tinham dificuldade de encontrar profissionais de TI preparados no mercado”,diz o empresário.
O catálogo de programas de ensinovai desde ferramentas para melhorar a performance nas redes sociais aos softwares mais complexos destinados à gestão empresarial,logística e de “bots” de atendimento ao cliente.
Segundo o fundador,nos primeiros anos,o site obteve resultados satisfatórios. No entanto,desde 2020,quando a pandemia teve início,a procura por cursos aumentou substancialmente. O número de alunos cresceu 170% no primeiro ano do contágio de covid-19. Em 2021,a alta foi de 135%.
Para este ano,no qual a empresa tem investido mais em marketing e divulgação,estima-se que o número de ingressantes cresça em torno de 150%.
“Houve,sim,um empurrão por parte da pandemia,é inegável. No entanto,acredito que o conteúdo de qualidade e a ferramenta de aprendizagem funcional que disponibilizamos aos alunos também tenham suas parcelas de contribuição para os bons resultados alcançados nos últimos anos”,avalia o empresário.
Os planos para 2023 também incluem a expansão da oferta de programas de ensino,além de um plano de incentivo aos professores mais bem avaliados pelos estudantes.
“A grande questão da programação é que você precisa entender e dominar o software. Portanto,é um setor em que não há como parar de estudar,pois as tecnologias não duram para sempre,são substituídas. Sendo assim,buscamos estar sempre à frente na oferta dos cursos por meio dos quais se obtém as habilidades mais exigidas pelo mercado”,afirma Grillo.
Site:Danki.Code