Pular para o conteúdo
Ramos da Informática - Comunidade de Desenvolvedores

Torne-se um desenvolvedor FullStack: Pacote completo de formação desenvolvedor Frontend e Backend utilizando as linguagens de programação e frameworks mais procurados no mercado de trabalho. Mais informações, aqui. Faça o download do E-BookGuia Completo Para Se Tornar um(a) Desenvolvedor(a) Full-Stack, Começando do ZERO”.

Engenheiro de Software, autor de livros sobe tecnologia e negócios. É mantenedor do site Ramos da Informática. Hobbies: investir em ações, natação e finanças.

Engenheiro de Software, autor de livros sobe tecnologia e negócios. É mantenedor do site Ramos da Informática. Hobbies: investir em ações, natação e finanças.

admin

Todos os artigos deste autor

Aprenda mais sobre Números em Python

Chatbots com Whatsapp e Cielo integrados Nesse curso, eu vou te mostrar como o consumidor poder realizar um pagamento por dentro do aplicativo do WhatsApp, aonde o seu cliente vai entrar numa conversa como entraria numa conversa com qualquer pessoa ou com a sua empresa, navegar entre os produtos/serviços em menus simples enviados pelo chatbot, adicionar esses produtos/serviços no carrinho de compras, e num determinado ponto do chat, um link exclusivo é enviado para o cliente preencher os dados do cartão de crédito. No final, a análise é devolvida para o Whatsapp no qual a conversa foi iniciada. Inscreva-se.

Números inteiros e de ponto flutuante
Python tem três tipos de dados numéricos integrados: inteiros, números de ponto flutuante e números complexos.

Inteiro
Um inteiro é um número inteiro sem casas decimais. Por exemplo, 1 é um número inteiro, mas 1.0 não é. O nome do tipo de dados inteiro é int, que você pode ver com type():

type(1)

Você pode criar um número inteiro digitando o número desejado. Por exemplo, o seguinte atribui o inteiro 25 à variável num:

num = 25

Quando você cria um inteiro como este, o valor 25 é chamado de literal inteiro porque o inteiro é literalmente digitado no código.

Você já deve estar familiarizado com a conversão de uma string contendo um inteiro em um número usando int(). Por exemplo, o seguinte converte a string “25” no inteiro 25:

int(“25”)
25

int(“25”) não é um literal inteiro porque o valor inteiro é criado à partir de uma string.

Quando você escreve grandes números à mão, normalmente agrupa os dígitos em grupos de três separados por uma vírgula ou um ponto decimal. O número 1,000,000 é muito mais fácil de ler do que 1000000.

Em Python, você não pode usar vírgulas para agrupar dígitos em literais inteiros, mas você pode usar sublinhados (_). Ambas as opções a seguir são formas válidas de representar o número um milhão como um literal inteiro:

1000000
1000000

1_000_000
1000000

Não há limite para o tamanho de um número inteiro, o que pode ser surpreendente, considerando que os computadores têm uma quantidade finita de memória. Tente digitar o maior número que você puder imaginar na janela interativa do IDLE. Python pode lidar com isso sem problemas!

Números de ponto flutuante

Um número de ponto flutuante, ou float para abreviar, é um número com uma casa decimal. 1.0 é um número de ponto flutuante, assim como -2,75. O nome do tipo de dados de ponto flutuante é float:

type(1.0)

Como os inteiros, os flutuantes podem ser criados à partir de literais de ponto flutuante ou convertendo uma string em um flutuante com float():

float(“1.25”)
1.25

Existem três maneiras de representar um literal de ponto flutuante. Cada um dos seguintes cria um literal de ponto flutuante com um valor de um milhão:

1000000.0
1000000.0

1_000_000.0
1000000.0

1e6
1000000.0

As primeiras duas maneiras são semelhantes às duas técnicas de criação de literais inteiros. A terceira abordagem usa a notação E para criar um literal float.

Nota: a notação “e” é a abreviação de notação exponencial. Você pode ter visto essa notação usada por calculadoras para representar números que são grandes demais para caber na tela.

Operadores aritméticos e expressões

Adição
A adição é realizada com o operador +:

1 + 2
3

Os dois números de cada lado do operador + são chamados de operandos. No exemplo acima, ambos os operandos são inteiros, mas os operandos não precisam ser do mesmo tipo.

Você pode adicionar um int a um float sem problemas:

1.0 + 2
3.0

Subtração
Para subtrair dois números, basta colocar um operador – entre eles:

1 – 1
0

5.0 – 3
2.0

Você pode subtrair um número negativo de outro número, mas como você pode ver abaixo, às vezes isso pode parecer confuso:

1 – -3
4

1 –3
4

1- -3
4

1–3
4

Multiplicação
Para multiplicar dois números, use o operador *:

3 * 3
9

2 * 8.0
16.0

O tipo de número que você obtém da multiplicação segue as mesmas regras da adição e subtração. Multiplicar dois inteiros resulta em um int, e multiplicar um número por um float resulta em um float.

Divisão
O operador / é usado para dividir dois números:

9 / 3
3.0

5.0 / 2
2.5

Ao contrário da adição, subtração e multiplicação, a divisão com o operador / sempre retorna um float. Se você quiser ter certeza de obter um inteiro depois de dividir dois números, você pode usar int() para converter o resultado

int(9 / 3)
3

Lembre-se de que int() descarta qualquer parte fracionária do número:

int(5.0 / 2)
2

Divisão Inteira
Se escrever int(5.0 / 2) parece um pouco demorado para você, o Python fornece um operador de segunda divisão chamado de operador de divisão inteira (//), também conhecido como operador de divisão de piso:

9 // 3
3

5.0 // 2
2.0

-3 // 2
-2

Expoentes
Você pode elevar um número a uma potência usando o operador **:

2 ** 2
4

2 ** 3
8

2 ** 4
16

Os expoentes não precisam ser inteiros. Eles também podem ser flutuantes:

3 ** 1.5
5.196152422706632

9 ** 0.5
3.0

Elevar um número à potência de 0,5 é o mesmo que obter a raiz quadrada, mas observe que, embora a raiz quadrada de 9 seja um número inteiro, o Python retorna o float 3.0.

Para operandos positivos, o operador ** retorna um int se ambos os operandos forem inteiros e um float se qualquer um dos operandos for um número de ponto flutuante.

Você também pode aumentar os números para potências negativas:

2 ** -1
0.5

2 ** -2
0.25

O Operador Módulo
O operador %, ou o módulo, retorna o resto da divisão do operando esquerdo pelo operando direito:

5 % 3
2

20 % 7
6

16 % 8
0

3 divide 5 uma vez com um resto de 2, então 5 % 3 é 2. Da mesma forma, 7 divide 20 duas vezes com um resto de 6. No último exemplo, 16 é divisível por 8, então 16 % 8 é 0. Sempre que o número à esquerda de % é divisível pelo número à direita, o resultado é 0.

Um dos usos mais comuns do % é determinar se um número é divisível por outro.

As coisas ficam um pouco complicadas quando você usa o operador % com números negativos:

5 % -3
-1

-5 % 3
1

-5 % -3
-2

Embora potencialmente chocantes à primeira vista, esses resultados são produto de um comportamento bem definido em Python. Para calcular o resto “r” da divisão de um número x por um número y, Python usa a equação r = x – (y * (x // y)).

Por exemplo, para encontrar 5 % -3, Python primeiro encontra (5 // -3). Como 5 / -3 é cerca de -1,67, isso significa que 5 // -3 é -2. Agora, Python multiplica isso por -3 para obter 6. Finalmente, Python subtrai 6 de 5 para obter -1.

Expressões aritméticas
Você pode combinar operadores para formar expressões complexas. Uma expressão é uma combinação de números, operadores e parênteses que o Python pode calcular ou avaliar para retornar um valor.

Aqui estão alguns exemplos de expressões aritméticas:

2*3 – 1
5

4/2 + 2**3
10.0

-1 + (-3*2 + 4)
-3

As regras para avaliar expressões são as mesmas da aritmética cotidiana. Na escola, você provavelmente aprendeu essas regras sob a ordem de nome das operações.

Os operadores *, /, // e % têm igual precedência, ou prioridade, em uma expressão, e cada um deles tem uma precedência maior do que os operadores + e -. É por isso que 2 * 3 – 1 retorna 5 e não 4. 2 * 3 é avaliado primeiro, porque * tem precedência mais alta do que o operador -.

Referência:

Real Python. https://realpython.com/python-numbers/

Este artigo foi importado automaticamente por fazer parte do Planetário Dev. Quer fazer parte deste HUB de conteúdos? Faça parte do Planetário e veja as vantagens.

Não tem site ou blog? Seja um autor do site e ainda pode ser remunerado.

Mais sobre Newsletters?

32 melhores newsletters sobre negócios, startups e tecnologia para assinar em 2022

Leia também:

Facebook
LinkedIn
Twitter
Pinterest
Reddit
Telegram
WhatsApp
Email
Print

Relacionados

Deixe uma resposta