22 Livros de Marketing Digital para ler em 2019

Reunimos títulos para quem quer aprender do começo ou se aprofundar, tanto em Marketing Digital quanto em temas correlatos, como tecnologia e empreendedorismo

Muita gente que procura aprender sobre Marketing Digital encontra em conteúdos na internet uma fonte de estudo, já que o tema é relativamente novo e a bibliografia sobre o assunto ainda não é tão extensa.

Apesar disso, nos últimos anos, cada vez mais títulos têm surgido como opção para quem não abre mão de um bom livro. E, indo além do Marketing Digital, é possível complementar o aprendizado com obras de assuntos correlatos, como tecnologia e empreendedorismo.

Neste post, reunimos livros para quem quer aprender do começo ou se aprofundar, tanto em Marketing Digital quanto em temas relacionados. Veja quais são:

  1. Marketing de Aplicativos: Uma Fórmula Infalível para Planejar e Promover Apps Mobile de Sucessoir?t=wwwramosdainf-20&l=as2&o=33&a=B00JJ658J4 2 livros indispensáveis para o sucesso em aplicativos móveis

É um bom livro, principalmente se você é leigo em marketing. Não tem uma apresentação muito técnica, mas de boa leitura. Aborda diversos modelos de negócios com aplicativos móveis.

Nota: Recomendo.

2. The Business of Android Apps Development: Making and Marketing Apps that Succeed on Google Play, Amazon Appstore and Moreir?t=wwwramosdainf-20&l=as2&o=33&a=B00DREFOH0 2 livros indispensáveis para o sucesso em aplicativos móveis

Apesar do título dizer que aborda para o Android, é uma leitura muito boa para qualquer outra plataforma: iOS, WindowsPhone e outros. Apresenta conteúdos técnicos que grande ajuda, a maioria focada no Android, mas que pode-se aplicar facilmente em qualquer outra linguagem de desenvovimento. 

Nota: Super recomendo.

3. A Bíblia do Marketing Digital

A Bíblia do Marketing Digital é um guia prático para aqueles que buscam utilizar a Internet em seus negócios e implementar ações de marketing, comunicação e publicidade on-line. Em um ambiente onde o online se torna mas do que um diferencial, esse livro permite que as empresas e agências de publicidades entendam mais a fundo o como e o porque utilizar a internet em seus negócios e estratégias.
Por ter como título “Bíblia” você deve imaginar que esse livro terá todas as escrituras sagradas para se obter sucesso no meio digital. Bem, o que podemos falar é que ele aborda as principais estratégias, ações, ferramentas e mídias presentes na web, além de incluir roteiros práticos para uso no dia-a-dia. O livro foi escrito para ser aproveitado por todos que desejam utilizar a Internet para o crescimento de seus negócios, seja você um pequeno ou médio empresário, um executivo de uma grande empresa, um publicitário, um profissional de comunicação e marketing ou mesmo um estudante ou professor de cursos de comunicação, marketing e publicidade. O guia perfeito para quem quer entrar de vez na revolução dos negócios através da Internet.

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4. Regras de Conteúdo: Como Criar Excelentes Blogs, Podcasts, Vídeos, E-books, Webinários (e Muito Mais) que Atraiam Clientes e Impulsionem Seu Negócio

Para divulgar seus negócios, atingir novos clientes e criar uma fidelidade duradoura, você precisa de um elemento indispensável: CONTEÚDO.

Seja através de pequenos tweets, que permitem a você criar relações no Twitter, postagens em blog que dão aos leitores conselhos importantes, e-books ou memorandos que chamam a atenção (sem serem entediantes), vídeos que mostram o lado humano de sua empresa, webinários interativos que proporcionam uma experiência de aprendizado valiosa, ou de podcasts que podem ser baixados e ouvidos na hora (e muito mais!)… Agora, mais do que nunca, o conteúdo faz as regras!

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5. A Cauda Longa + Free

Edição 2 em 1 exclusiva de dois grandes títulos da área de negócios e gestão. No best seller A Cauda Longa, Chris Anderson mostra como o futuro do comércio e da cultura não está nos grandes sucessos, mas no que era considerado fracasso – a infindável Cauda Longa de produtos. Usando o mundo dos filmes, dos livros e da música, mostra que a Internet deu origem a um novo universo, no qual a receita total de diversos produtos de nicho, com baixo volume de vendas, é igual à receita total de poucos produtos de grande sucesso. Por isso cunhou o termo “cauda longa”.

O autor também dá ótimos conselhos práticos sobre como fornecer a Cauda Longa. No Free, Anderson volta à cena com um livro único e inspirador onde o leitor encontrará, em texto embasado, a tendência de zerar custos trazida pela era digital; Anderson afirma com veemência que estamos entrando numa era em que a economia pode ser construída em torno do conceito de “gratuito” e como isso afetará a vida das pessoas.

Segundo ele, a ideia partiu de um dos capítulos de A Cauda Longa, que trata da economia da abundância. Ao perceber que nunca havia acontecido de toda uma economia ser construída em torno do gratuito, resolveu mostrar como as pessoas fazem dinheiro e quais são as implicações disso. O futuro, segundo ele, reserva para os negócios surpresas em até bem pouco tempo.

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6. Web Analytics 2.0 (Avinash Kaushik)

Livro Web Analytics 2.0 (Avinash Kaushik)

No livro Web Analytics 2.0, Avinash Kaushik dá dicas que são direcionadas para analistas de métricas. Ele leva o leitor à uma viagem que mostra como conhecer as pessoas que visitam os sites, entendendo como escolher o serviço de análise que mais se adeque à cada negócio e necessidade.

Também ajuda a entender quais as métricas mais importantes, como transformar números em ações, o que são testes A/B, dentre outros.

7.Tração. Domine os 19 Canais que Uma Startup Usa Para Atingir Aumento Exponencial de Sua Base de Clientes 

Em Tração, Gabriel Weinberg e Justin Mares, empreendedores inveterados, fornecem ferramentas para que toda startup consiga um aumento explosivo no número de clientes. Muitas startups são malsucedidas não porque têm um produto ruim, mas porque não conseguem ganhar tração. Fazer uma empresa emplacar é difícil. O bom empreendedor sabe que o segredo do sucesso não é a originalidade da ideia, nem o talento da equipe, tampouco quanto dinheiro consegue ganhar. O mais importante é a capacidade de crescer e conquistar cada vez mais clientes. Tração apresenta os 19 canais que sua empresa pode usar para criar uma base de clientes ou fazer crescer uma já existente e apresenta um modelo de três etapas para o empreendedor descobrir quais vão dar mais resultado. E não importa como isso tudo é aplicado: as lições e os exemplos em Tração vão ajudá-lo a criar e a sustentar o crescimento de que sua empresa tanto precisa.

8. Permission Marketing (Seth Godin)

Livro Permission Marketing (Seth Godin)

Seth Godin explica Permission Marketing como o conceito que permite aos profissionais de marketing moldarem sua mensagem de modo que os consumidores a aceitem.

Assim, ao invés de incomodar potenciais compradores, o autor apresenta uma maneira de pensar o marketing de produtos e serviços alcançando apenas aquelas pessoas que sinalizaram algum interesse em aprender mais sobre a oferta. Isso permite o desenvolvimento de uma relação de confiança com a marca, aumentando a chance de vender.

9. Posicionamento: a batalha por sua mente (Al Ries e Jack Trout)

A mais nova versão do primeiro e mais Importante livro de Marketing de todos os tempos. “Posicionamento – A Batalha por sua Mente”, dos autores Al Ries e Jack Trout mostra como ser visto e ouvido em um mercado super competitivo. Este livro mostra atr avés de uma abordagem prática a importância de se criar uma “posição” na mente do consumidor. “A batalha do marketing é travada dentro da mente do consumidor!” Posicionamento é um conceito que mudou a natureza da publicidade, um conceito tão simples que as pessoas têm dificuldade de compreender o seu poder. O posicionamento é aplicado em um produto, um serviço, uma empresa, uma instituição ou até mesmo em uma pessoa. Mas posicionamento não é o que você faz com um produto. Posicionamento é o que você faz com a mente de seu potencial cliente. Ou seja, você posiciona o produto na mente do potencial consumidor. A teoria do posicionamento competitivo é hoje aplicada obrigatoriamente em todas as ações, estratégias empresariais e pessoais. Al Rie s e Jack Trout ensinam neste livro, como estabelecer, com competência, “posicionamento competitivo” de seus produtos, marcas e empresa. O livro é texto obrigatório para profissionais e estudantes de marketing, vendas e áreas correlatas.

10. Brand Brilliance: Elevate Your Brand, Enchant Your Audience

A especialista em branding Fiona Humberstone traz em seu livro dicas para definir seu cliente ideal, refinar sua mensagem e traçar uma estratégia. O livro ensina como trazer clareza para a marca, ajudando a focar no que realmente importa e a se comunicar de forma certeira.

Indo além da teoria, a obra traz exemplos de como criar um bom site e definir uma estética para sua empresa. Para quem quer se aprofundar nos conhecimentos de branding, é uma ótima leitura.

11. Marketing 4.0 

Depois de explicar a transição do marketing orientado ao produto (1.0) para o marketing focado no consumidor (2.0) e para o centrado no ser humano (3.0), o escritor Philip Kotler juntou-se a outros dois autores para examinar as transformações na passagem do marketing tradicional para o digital (4.0).

Os autores  falam sobre como a internet mudou a forma como vivemos e também dão dicas para entender os caminhos do consumidor na era digital, adotando novas métricas e práticas de marketing.

12. Nocaute. Como Contar Sua Historia no Disputado Ringue das Redes Sociais

O marketing tradicional sempre foi luta unilateral na qual as empresas anunciam em plataformas como rádio, TV e jornais impressos para chegar ao nocaute — no caso, fechar a venda. Nesse cenário, os clientes não tinham alternativa senão absorverem os anúncios.

Mas, com a internet, as lutas foram para um novo ringue: o das redes sociais, nas quais os clientes estão dispostos a desafiarem as empresas expressando opiniões antes de comprarem.

Por isso, no livro Nocaute, o empreendedor Gary Vaynerchuk ensina como os profissionais do marketing devem interagir com o cliente nesse novo contexto. Os exemplos de erros e acertos analisados ajudam a acelerar o aprendizado, bem como a análise detalhada das redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn.

13. The Power of Visual Storytelling: How to Use Visuals, Videos, and Social Media to Market Your Brand

Com muitas imagens e exemplos de grandes empresas, as especialistas em marketing Ekaterina Walter e Jessica Gioglio explicam, em The Power of Visual Storytelling, como trazer resultados para sua empresa e fortalecer sua marca por meio de fotos, vídeos, infográficos e outros formatos.

O livro ajuda você a traçar uma estratégia visual para sua empresa enquanto se inspira com bons exemplos.

14. Everybody Writes: Your Go-To Guide to Creating Ridiculously Good Content

Everybody Writes é um guia de como atrair e reter clientes por meio do conteúdo que parte do pressuposto de que todos são escritores em potencial.

De acordo com o livro, mesmo em um mundo de posts curtos em redes sociais, escrever importa mais agora do que antes. Isso porque as palavras contam aos clientes quem a empresa é.

A autora, a expert em marketing Ann Handley, dá lições que se aplicam a toda a presença online de uma empresa, desde sites e redes sociais até Landing Pages e Email Marketing.

15. Marketing de Conteúdo: A Moeda do Século XXI

Se você… É um Empresário que quer expandir seu negócio no mundo digital, atraindo o interesse de mais clientes e aumentando suas vendas; Ou é um Empreendedor trabalhando em uma ideia ou em negócio em fase inicial e quer alcançar mais pessoas; Ou é um Profissional de Marketing, Comunicação ou Mídia e quer se atualizar sobre Marketing Digital; Ou é um Profissional Liberal que tem interesse em saber como usar recursos de Marketing para ter mais clientes. Este livro é sobre o presente e o futuro do marketing! Ele tem começo, mas não tem fim. Ao terminar de ler a última página, você deve seguir adiante e escrever sua própria história, seja você um profissional de marketing, um empreendedor, um produtor de conteúdo ou diretor de alguma empresa. Esta leitura pretende expandir sua mente, te ajudar a conectar os pontos, te mostrar como trabalhar como gente grande que está na vanguarda do mercado. Vamos falar sobre o marketing de conteúdo em todas as suas formas, cores e sabores. Planejamento, tráfego, geração de leads, vendas, tecnologia, ferramentas, tendências, práticas, produção, métricas e muito mais. Há duas moedas muito caras no mundo de hoje: o Tempo e a Atenção. Ninguém tem tempo a perder e todos gostariam de ter mais horas no dia para dar conta de tudo que tem a fazer. Conseguir que alguém preste atenção em você dentro deste contexto tem muito valor. Se as pessoas não prestarem atenção no que você ou seu negócio tem a dizer, não entenderão o seu valor e não comprarão o que você tem para vender, por melhor que seja. A moeda que compra o tempo e a atenção das pessoas hoje é o conteúdo. Se você ainda não entendeu o poder do Marketing de Conteúdo, a hora é agora! Este livro será o seu guia para o início da sua jornada neste mundo incrível e encantador. Você nunca mais verá o Marketing da mesma forma.

16. 80/20 Internet Lead Generation: How a Few Simple, Profitable Strategies Can Lead to Marketplace Domination 

O especialista em marketing Scott Dennison dá dicas de como fazer uma geração de Leads de sucesso, seguindo uma abordagem estratégica que se aplica a diversos segmentos de empresas.

17. Hacking Growth: a Estratégia de Marketing Inovadora das Empresas de Crescimento Mais Rápido

O livro definitivo dos pioneiros do growth hacking, uma das melhores metodologias de negócios no Vale do Silício.

Parece difícil de acreditar, mas houve um momento em que o Airbnb era o segredo mais bem-guardado de couchsurfers, o LinkedIn era uma rede exclusiva para executivos C level e o Uber não tinha a menor chance contra a então gigante rede de táxis amarelos de Nova York.

Então, como essas empresas que começaram de maneira tão humilde alcançaram tanto poder? Elas não expandiram simplesmente criando grandes produtos e esperando que eles ganhassem popularidade. Havia uma rigorosa metodologia por trás desse crescimento extraordinário: o growth hacking, termo cunhado por Sean Ellis, um de seus inventores.

A metodologia growth hacking está para o crescimento de market share assim como a lean startup está para o desenvolvimento de produtos, e o scrum, para a produtividade. Growth hacking leva ao crescimento focando os clientes, alcançando-os, mantendo-os, encantando-os e motivando-os a voltar e comprar mais. Envolve equipes multifuncionais que combinam a expertise de analistas, designers, engenheiros de software e profissionais marketing para rapidamente gerar, testar e priorizar ideias importantes para o crescimento.

18. Pense simples: Você só precisa dar o primeiro passo para ter um negócio ágil e inovador

Quando se quer alguma coisa que não existe é porque tem demanda e possivelmente um mercado. Hoje temos milhares de empresários que sonham em fazer uma única coisa: INOVAR! A inovação é o cálice sagrado do negócio de sucesso, mas como começar? Como você sabe o que fazer ou que rumo tomar para realizar algo que vai tocar a vida das pessoas e mudar o seu mercado? Gustavo Caetano aprendeu a enxergar problemas pequenos, mas que precisam de solução imediata, e a mudar o rumo do seu negócio para continuar crescendo. O que ele mais quer é ver o leitor inovar também.

Quem ler este livro vai descobrir que, ao contrário do que se pensa e diz por aí, inovar é SIMPLES. Neste livro você vai aprender: – Como o fracasso pode moldar a mentalidade para o sucesso – O que compõe o DNA inovador – Qual é a lógica da simplicidade para estimular a inovação – A importância de ser ágil e leve para se manter com alto potencial inovador – A não acreditar no “sempre foi assim” Aprenda o método do negócio simples com Gustavo Caetano, que começou a empreender quando tinha apenas 19 anos e uma ideia. Esse cara conseguiu construir uma das empresas mais inovadoras do país.

20. Ideias que Colam: Por que algumas ideias pegam e outras não

Como boas ideias surgem? Será que existe uma fórmula para obtê-las?

Neste livro, os educadores Chip e Dan Heath abordam questões intrigantes sobre o que faz uma ideia ganhar repercussão e continuar no imaginário das pessoas. Também mostra alguns princípios comuns a ideias de sucesso.

21. A ESTRATÉGIA DA INOVAÇÃO RADICAL: Como qualquer empresa pode crescer e lucrar aplicando os princípios das organizações de ponta do Vale do Silício

Precisamos inovar! Esta é uma das falas mais presentes no dia a dia das empresas. O jogo dos negócios mudou, todos sabemos disso. Empresas nascem e morrem cada vez mais rápido e já não é mais possível adiar a mudança na maneira de fazer gestão.

Então, a grande questão é: como adequar o modelo de negócio tradicional aos modelos de inovação adotados pelas grandes empresas do Vale do Silício? Antes de mais nada, a inovação precisa deixar de ser uma área específica e se tornar uma competência do negócio. Para se adaptar a este novo cenário, é preciso combinar agilidade, experimentação e resultados.

Como? É isto que Pedro Waengertner, empreendedor serial, CEO e cofundador da ACE, principal aceleradora de startups da América Latina, mostrará neste livro. Aqui você aprenderá como: O design organizacional pode favorecer a inovação dentro do seu negócio; Aplicar metodologias de gestão ágil; Pensar como um investidor e determinar os parâmetros mais certeiros para as novas iniciativas que quer desenvolver; Trabalhar com parceiros internos e externos de modo que favoreça a geração de novas frentes para o seu negócio; Desenvolver estratégias que o coloquem numa posição de ataque no mercado. Este é um momento único na história. Nunca houve tanto valor a ser capturado no mercado. Entramos na era da abundância e você pode liderar o futuro começando agora

22. Nada easy: O passo a passo de como combinei gestão, inovação e criatividade para levar minha empresa a 35 países em 4 anos

Sempre desconfie das fórmulas mágicas! Nestas páginas, você conhecerá a realidade de quem tenta fazer com que uma start-up dê certo no Brasil.

Tirar uma ideia do papel é uma arte; fazer isso em um cenário hostil como o mercado brasileiro, é quase impossível. Escalar seu negócio, crescer exponencialmente é o sonho de todo empreendedor, porém, como fazer isso? Neste livro, Tallis Gomes, fundador da Easy Taxi e da Singu, apresenta o passo a passo das etapas para validar de forma correta a sua ideia, abrir seu empreendimento e fazê-lo crescer, sem desperdiçar tempo e recurso produzindo algo pelo qual as pessoas não pagariam.

Tallis mostra que assim como ele conseguiu se tornar um empreendedor bem-sucedido apesar de vir de uma origem muito pobre, uma cidade pequena e de não ter concluído a faculdade, você também pode criar um negócio de sucesso se tiver a coragem e a disciplina necessária para tanto.

Aqui você vai aprender: Como ter uma ideia viável; Como transformar sua ideia em produto; Como construir seu time; Como se proteger juridicamente; Como levantar capital na realidade brasileira; Como escalar seu negócio; Qual é a hora de vender a empresa.Tome posse das lições de quem já foi listado pela revista Forbes como um dos 30 jovens mais transformadores do Brasil, eleito o Young Leader of The Year nos EUA e eleito pelo MIT um dos jovens mais inovadores do país.

Veja também: 15 livros de empreendedores excepcionais para ler em 2019

E você, tem alguma dica de leitura para quem trabalha com Marketing Digital? Qual seu título favorito? Compartilhe com a gente nos comentários! 🙂

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