Como aprender Inglês sozinho e grátis: O Guia Completo

Um guia completo sobre como aprender inglês sozinho e grátis. Ideal para sua carreira de TI, Tecnologia e Engenharia.

inglês possui uma grande necessidade e importância dentro da comunidade global nos dias atuais. E para estarmos dentro da sociedade corporativa de forma atual é necessário e quase indispensável que se tenha o conhecimento desta língua estrangeira.

De forma especial no ambiente corporativo, podemos perceber que esta língua possui uma grande importância, fazendo com que seja contratado de forma mais facilitada uma pessoa que possua este conhecimento. E da mesma forma o inglês poderá auxiliar uma pessoa a alavancar a sua carreira. Venha saber como. 

QUAL A IMPORTÂNCIA DO INGLÊS?

inglês pode auxiliar fortemente não apenas em âmbito corporativo e profissional, mas também na vida pessoal, uma vez que ela terá um contato aprofundado com uma nova cultura, sendo este muitas vezes, o principal motivo por um jovem buscar o conhecimento de uma língua estrangeria. Mas o seu conhecimento e benefício não irá ficar apenas na esfera dos conhecimentos culturais da pessoa, conseguindo impactar fortemente em todas as áreas da vida trazendo grandes benefícios para o individuo.

Atualmente o mercado de trabalho está tão exigente e com uma grande necessidade de profissionais que dominem uma segunda língua que algumas entrevistas chegam a ser realizadas utilizando o idioma estrangeiro, para verificar qual o nível de comunicação do candidato e qual a sua fluência. O domínio da língua estrangeira poderá ter um grande impacto não apenas no momento de conquistar um bom emprego, mas também se preparar para ingressar em uma determinada profissão que está em alta no mercado de trabalho. 

POR QUE O INGLÊS É IMPORTANTE NO AMBIENTE CORPORATIVO

Antes mesmo de entrar em uma corporação sempre será realizado um processo seletivo. E neste momento inicial o inglês terá uma grande importância, pois mesmo que um candidato possua uma ótima especificação técnica com boa formação acadêmica e seu concorrente tiver os mesmos atributos e mais ocurso de inglês, este segundo terá os olhos do entrevistador voltado rapidamente para ele.  Pois 73% dos profissionais de Recursos Humanos conseguem reconhecer facilmente os benefícios de estudar uma língua estrangeria e aplica-los no momento de uma seleção.

Existem pessoas com grande qualificação e conhecimentos sobre o mercado de trabalho e apontam que ainda hoje, existem sim muitas pessoas que conseguem um bom emprego sem ter conhecimento em uma segunda língua, mas é bom que estejam preparados, pois este item deve mudar em breve. Dentro de um curto médio período de tempo os especialistas acreditam que o inglês será obrigatório para que uma pessoa consiga se posicionar no mercado de trabalho, independente da sua área de atuação. 

COMO O INGLÊS PODE AUXILIAR A ALAVANCAR CARREIRAS

Cerca de 52% dos alunos que estudam a língua inglesa decidem ao final do curso realizar um período de intercâmbio com o objetivo de melhorar ainda mais o seu currículo e aumentar o seu conhecimento globale até mesmo em outras culturas. Uma pessoa que possua conhecimento em uma língua estrangeria e ainda experiências em outros países, sem dúvida será bem visto por um recrutador conseguindo uma das melhores vagas dentro da empresa selecionada.

Realizar um curso de inglês pode ter a sua causa motivadora em vários fatores, como por exemplo, o contato com uma nova língua e cultura assim como conhecer novos lugares. Mas este conhecimento irá impactar fortemente no ambiente corporativo trazendo vários benefícios para a sua carreira. Realizando um curso de inglês o colaborador poderá ter uma capacidade ainda maior para conseguir desempenharde forma mais eficaz os diversos procedimentos que estão sobre a sua responsabilidade podendo ser o grande diferencial de um trabalhador, principalmente pelo fato de que existe uma grande quantidade de material disponível na internet que poderá auxiliar o aumento do nível de conhecimento sobre um determinado tema, que terá impacto perceptível nas atividades que são realizadas, sendo notadas por um profissional de cargo elevado ao seu e que logo poderá recompensar este esforço com um aumento de salário ou mesmo uma efetivação ou promoção.  Uma em cada quatro pessoas que sabem falar em inglês recebem melhores oportunidades de emprego durante o ano.

Por tanto o inglês pode auxiliar fortemente para alavancar uma carreira profissional, trazendo vários benefícios para uma pessoa, obviamente na vida profissional e que logo irá impactar na vida pessoaltambém.

TER O INGLÊS COMO DIFERENCIAL

Atualmente no ambiente corporativo ter conhecimento em outro idioma possui uma grande diferença para um profissional que pretende alavancar a sua carreira recebendo uma promoção, ou antes, mesmo conseguindo uma boa colocação no mercado de trabalho.  Para que você consiga se destacar no mercado brasileiro e até mesmo no estrangeiro é imprescindível que tenha o devido conhecimento da língua inglesa. É certo que existe um grande número de pessoas dentro do mercado que sabem se comunicar utilizando a língua inglesa. Mas, ainda assim é necessário que um número maior de pessoas tenha o conhecimento para que cada empresa consiga abrir novos horizontes e abrir novas fronteiras com uma boa equipe de colaboradores que consigam auxiliar nestes processos. No rumo e ritmo que o mercado de trabalho está caminhando, logo ter o inglês informado em seu currículo será imprescindível para conseguir um cargo dentro de uma empresa e não mais um diferencial como é até o presente momento.

Segundo dados informados pelo Valor Econômico em pesquisa para conseguir se destacar no mercado de trabalho o nível de inglês sobe cada vez mais, mas ainda assim o nível de inglês do brasileiro está na 70ª posição entre os 78 países, ou seja, para que o nosso país consiga crescer e oferecer melhore soportunidades de trabalho e vida para a população é necessário que as empresas cresçam com o seu pessoal devidamente capacitado e é aí que entra a importância de um candidato que saiba falar em inglês. É quase uma reação em cadeia este processo, que acaba desencadeando nos jovens e adultosque buscam melhores posições de trabalho dentro do mercado.

Outro fator importante que pode ter impacto no fato de possuir o conhecimento em uma língua estrangeira, é que um salário poderá ser ofertado de melhor forma e com mais benefícios para aquele colaborador que possua este conhecimento diferenciado. 

O inglês e o mercado de TI e Engenharia

  1. Apenas 20% do conhecimento tecnológico do mundo estão em português.

Aqui vale pra todo mundo. Desde universitários, funcionários e empresários. Quer ter diferenciação no mercado, inovação, solução rápida de problemas, conhecimento? 98% do conhecimento mundial estão em inglês, somente 20% está em português.

  1. Os melhores salários em TI estão para quem tem o inglês, no mínimo, avançado.

Ouço reclamações de salários em diversas empresas de profissionais do mercado. Mas os melhores salários do mercado estão para aqueles profissionais que tenham no mínimo o inglês avançado. Cada vez mais empresas multinacionais compram empresas nacionais com o objetivo de entrar em nosso mercado; precisam adequar seus softwares a enorme burocracia que só existe no Brasil; As empresas nacionais querem se tornar internacionais. E como é difícil encontrar profissionais de TI com inglês bom. Faça uma comparação em sites de emprego: os melhores salários exigem inglês no mínimo avançado.

  1. Carreira/empresa internacional

Pra que investir somente no Brasil se temos um mundo de opções? Pra que fazer uma graduação, especialização ou mestrado no Brasil, se temos um mundo de opções com universidades muito melhores? Só pra lembrar: A USP que é a melhor do Brasil e da América Latina está na posição 160 do mundo. Existem outras 159 melhores opções no planeta. E as 10 melhores em TI ficam nos EUA. E as pessoas ficam sonhando só com USP e ITA. Se soubessem que o processo de seleção dos outros países são mais fáceis que o ENEM, tentariam outras opções.

  1. “Ah, quero me diferenciar do outros, ao invés de inglês vou aprender Espanhol e Alemão”.

Quantas e quantas vezes escuto isso! Diferenciar de quem se nem o básico você tem em inglês? Pra se diferenciar primeiro você tem que igualar. Pare com esse pensamento burro. Desculpe quem discorda, mas é burrice este pensamento e, enquanto não me mostrarem um exemplo real que isso realmente diferenciou vou continuar pensando que é burrice. A menos que deseje seguir a carreira de academico, mas continua sendo burro. Mas tudo bem tem gente que tira a cucuta do nariz e põe debaixo da mesa…

Acredito que apenas estas 4 questões são mais que suficientes para deixar claro a importância do inglês na carreira de TI. E o faça sair da sua zona de conforto que vá buscar pelo menos o seu inglês avançado.

E vale para engenheiros também. Tenho amigos engenheiros que não sabe inglês e tenho os que sabem muito bem. Os que não sabem têm excelentes empregos com excelentes salários, mas longe de tudo e de todos. Os que têm inglês no mínimo avançado, estão em grandes centros, viajam o mundo e tem salários melhores. É uma área que faltam profissionais. Mas o que você prefere? Ficar vários meses isolados no meio do nada, fazendo longas viagens pra reencontrar a familia, mesmo ganhando bem; ou morar num grande centro, ganhando muito bem, não gastando tantas horas (ou dias) de viagem pra encontrar a família e ainda viajar ao mundo? É uma questão pessoal – ou falta de opção – mas o inglês é fundamental na vida profissional de todos.

Por isso, saia de sua zona de conforto e explore o mundo.

COMO APRENDER INGLÊS DE GRÁTIS E SOZINHO?

Vamos às mais diversas formas de se aprenser inglês sozinho, em casa ou em qualquer lugar, sem gastar nenhum tostão, ou quase. 

Esta seção vou separar em aplicativos de celular, que você pode estudar quando e onde estudar; Um curso online de Inglês para profissionais de TI totalmente gratuito e Um roteiro de como ser organizar e estudar. 

Então vamos lá:

5 apps para aprender ou praticar inglês

Inglês é básico para profissionais de tecnologia. No entando observamos muita deficiencia dos profissionais quanto ao Inglês. Para ajudar você nessa missão, seja o de aprender ou de aperfeiçoar no idioma Inglês, selecionamos cinco aplicativos para sair falando inglês melhor. Nem todos eles são totalmente grátis, mas o investimento na sua educação pode valer a pena.

O mais famoso do segmento é o Duolingo (Android e iPhone). A proposta do app é transformar o estudo do inglês em um jogo. Você precisa acumular pontos com as lições feitas diariamente. Conforme avançar, receberá uma porcentagem relativa à sua proficiência no idioma e poderá compartilhar isso no LinkedIn.  

O Duolingo oferece lições de vários idiomas, mas é no inglês que ele oferece um certificado pago de fluência aceito em universidades americanas. Ele custa 49 dólares.

O Tandem (Android e iPhone) é um aplicativo para conectar você a falantes nativos da língua inglesa ou espanhola. Após preencher um breve perfil com seus dados, o aplicativo se encarrega de encontrar um parceiro para você falar inglês. A proposta é fazer amigos e praticar idiomas com eles por meio do app Mas também dá para contratar aulas pagando uma taxa ao Tandem.

O Memrise (Android e iPhone) é bem parecido com o Duolingo.  Ele oferece lições em formato de joguinho e estimula o estudo diário.  Quem quiser praticar mesmo o idioma, pode usar o Duolingo e o Memrise simultaneamente. 

Já o BeelinguApp (Android e iPhone) é um aplicativo que ajuda a melhorar a sua leitura. Ele mostra trechos de textos em português e em inglês ao mesmo tempo.  Enquanto você lê, também ouve uma narração do texto em inglês.  Alguns desses audiolivros são grátis, enquanto os mais populares, como Aladin e Alice no País das Maravilhas são pagos e custam menos de 4 reais.

Também com formato de jogo, o Tinycards (Android e iPhone) é uma criação da empresa por trás do Duolingo. Sua proposta é bem simples: usar o jogo da memória para ajudar você a aumentar o seu vocabulário Assim como o Duolingo, o Tinycards é grátis.  

Todos os aplicativos têm versões para smartphones Android e iPhones. Então não tem desculpa, é só baixar e começar a praticar o seu inglês.

Inglês gratuito para profissionais de TI

m acordo firmado entre a Softex, o grupo de empresas norte-americanas +Unidos e o British Council possibilitou a inclusão de um curso online de Inglês na plataforma de ensino a distância Brasil Mais TI, um dos maiores projetos mundiais de capacitação gratuita de programadores (MOOC). Organizado em seis diferentes trilhas de aprendizagem, o Learn English tem um total de 256 horas e inclui gramática e escrita, além de atividades de leitura e escuta do idioma, diversos podcasts, vídeos e exercícios.

Os cursos, nos níveis básico e intermediário, podem ser realizados de qualquer computador com acesso à internet. Basta criar uma conta na plataforma, inserir login e senha. “Com ele o aluno pode até mesmo se preparar para prestar o IELTS (International English Language Testing System), o exame de língua inglesa mais popular do mundo e exigido de todos os que desejam estudar ou trabalhar no exterior”, destaca Ana Beatriz Pires, gestora de projeto da Softex.

Segundo levantamento realizado pelo Observatório Softex, unidade de inteligência, estudos e pesquisas da entidade, o déficit de 408 mil profissionais de TI estimado para 2022 pode significar uma perda de receita de R$ 167 bilhões entre 2010 e 2020 para o setor. Outro gargalo significativo da indústria é o domínio precário do inglês, que dificulta o recrutamento.

Um plano para Estudar sozinho

É possível estudar sozinho. Professora faz um roteiro do que estudar em cada um dos dias da semana para ganhar fluência no inglês. Veja!

Por Camila Pati, de EXAME.com

Cada vez menos diferencial e mais requisito para oportunidades profissionais, a fluência em inglês pode, sim, ser conquistada por meio de cursos online e até sem constante apoio de professores.

“Estudar via internet sem a ajuda de profissionais é possível. Esse formato de curso pode ser adequado para quem busca justamente o desenvolvimento das habilidades que serão praticadas online: compreensão auditiva, leitura, escrita, vocabulário, estrutura gramatical e pronúncia”, diz Ecio Scandiuzzi, diretor do Berlitz Brasil.

O resultado é positivo, segundo ele, quando o aluno consegue no dia a dia praticar o que aprende no curso online. E, neste caso específico, o verbo praticar é sinônimo de falar, já que o objetivo é conquistar a fluência no idioma.

“O aluno que opta por um curso via internet deve conhecer muito bem seus objetivos. A partir daí, deverá estabelecer uma meta, ou seja, quando ele precisa atingir esse objetivo”, diz Scandiuzzi.

Ele indica a definição de um programa de estudos, com carga horária semanal determinada. “Monitorar-se é muito importante: acompanhar se está cumprindo a carga horária a que se propôs a cada semana e também acompanhar o desempenho ao longo das atividades”, indica o diretor do Berlitz Brasil.

Roteiro diário

A partir de 15 minutos de estudo por dia, os resultados virão, segundo disse Rosângela Souza, sócia-diretora da Companhia de Idiomas, a EXAME.com. Confira o roteiro diário que ela indicou para quem já tem nível intermediário de domínio:

1. Segunda-feira: Ouça um curso ou uma palestra cujo assunto seja do seu interesse. Portais como TED e Coursera podem ser boas fontes.

2. Terça-feira: Fale com alguém no idioma. Uma conversa de 30 minutos já é suficiente para destravar o inglês.

3. Quarta-feira: leia notícias em inglês. Começar por notícias de que o contexto você já conhece é mais indicado caso tenha dificuldades de vocabulário.

4. Quinta-feira: estude gramática. O livro “English Grammar In Use” é um dos mais usados pelos estudantes.

5. Sexta-feira: ganhe repertório de palavras. A dica é contextualizar em frases novas palavras e termos que surgiram ao longo da semana. Aposte no uso de dicionários recomendados pelos professores.

6. Sábado: pegue a letra de uma música de que você já conhece e gosta. O objetivo é verificar vocabulário, estrutura e pronúncia.

7. Domingo: assista a um filme com som original em inglês prestando atenção à estrutura, palavras e pronúncia do idioma. Escolher legendas em inglês pode ser uma boa pedida.

E você, tem mais dicas para aprender inglês sozinho? Compatilhe ai com a comunidade. 🙂

Leia também:

5 dicas para arrasar em uma entrevista de trabalho em inglês

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *