Lançamento da versão educacional gratuita do GameMaker

Compartilhe:

O Opera lançou recentemente uma versão educacional da ferramenta GameMaker Studio possibilitando que escolas e professores ensinem design de jogos aos alunos através de um recurso amigável. De acordo com a empresa, a partir desta quinta-feira (8) as instituições de ensino podem acessar uma versão gratuita da plataforma para uso na sala de aula.

O GameMaker Studio é a ferramenta de jogo multiplataforma cruzada mais rápida e amigável disponível no mercado, tornando mais fácil para os estudantes aprenderem os fundamentos da codificação por meio do intuitivo sistema de código visual GML Visual, sendo usado para a criação de jogos populares como Undertale, Hyper Light Drifter e Chicory: A Colorful Tale.

Com o recurso, os alunos aprenderão o básico da programação, a importância do trabalho em equipe e desenvolverão suas habilidades STEM, tudo isso enquanto projetam belos jogos 2D, estimulando a criatividade através de planos de aula, tarefas estudantis, tutoriais e atividades para fixação de conteúdo disponíveis no programa.

“Fazer jogos é uma ótima maneira de ajudar os alunos a desenvolverem habilidades importantes, como pensamento criativo, resolução de problemas e planejamento. Com o GameMaker agora gratuito para uso, independentemente do tamanho da turma, todos podem levar o desenvolvimento de jogos aos alunos que desejam seguir os videogames como hobby ou carreira”, disse Russell Kay, Head do GameMaker.

Divulgação da ferramenta GameMaker

Abre em nova aba

Divulgação da ferramenta GameMaker. (Imagem:Reprodução).

De acordo com dados de uma pesquisa,75% dos brasileiros afirmam jogar videogame rotineiramente,sendo o smartphone o dispositivo usado por 63% dos players menores de idade,seguido pelos consoles (20%),o computador (11%) e o tablet correspondendo a apenas 5% do total de usuários.

Nesse sentido,os títulos mais preferidos são Minecraft (24%),Roblox (19%),Among Us (13%),FIFA (11%),Angry Birds e Call of Duty (9% cada),Fortnite Battle Royale (6%) e Barbie (6%).

LEIA TAMBÉM:

Compartilhe:

Ramos da Informática
Ramos da Informáticahttps://ramosdainformatica.com.br
Ramos da Informática é um hub de comunidade sobre linguagens de programação, banco de dados, DevOps, Internet das Coisas, tecnologia da indústria 4.0, Cyber Segurança e Startups.

RECENTES

Claude Sonnet 4.5: Mais Avançado para Programação e Automação

A Anthropic acaba de lançar o Claude Sonnet 4.5,...

AP2 do Google: Desenvolva Pagamentos para agentes de IA

O Google lançou o Agent Payments Protocol (AP2), um...

Curso gratuito de GitHub Copilot para devs e estudantes

A Microsoft abriu as inscrições para o primeiro Bootcamp...

Santander e a Alura oferecem 60.000 bolsas em carreira de tecnologia

Quer dar um salto na sua carreira? O Santander Imersão Digital está...

Google Tradutor desafia o Duolingo com novas ferramentas de aprendizagem de idiomas

O Google está lançando um novo recurso experimental com...

A peça que faltava para agentes de IA autônomos.

Este artigo foi originalmente publicado em: https://www.linkedin.com/newsletters/ezine-dev-ramos-da-inform%25C3%25A1tica-6947960536550526976/ A inteligência...
Newsletter semanal no LinkedIn
EZine Dev Ramos da Informática
Grandes dicas em JavaScript, Node, React, Next, Banco de Dados & IA.
Assinar grátis
Abre em nova aba
spot_img