Pular para o conteúdo
Ramos da Informática - Comunidade de Desenvolvedores

Torne-se um desenvolvedor FullStack: Pacote completo de formação desenvolvedor Frontend e Backend utilizando as linguagens de programação e frameworks mais procurados no mercado de trabalho. Mais informações, aqui. Faça o download do E-BookGuia Completo Para Se Tornar um(a) Desenvolvedor(a) Full-Stack, Começando do ZERO”.

Engenheiro de Software, autor de livros sobe tecnologia e negócios. É mantenedor do site Ramos da Informática. Hobbies: investir em ações, natação e finanças.

Engenheiro de Software, autor de livros sobe tecnologia e negócios. É mantenedor do site Ramos da Informática. Hobbies: investir em ações, natação e finanças.

admin

Todos os artigos deste autor

Introdução a linguagem python parte 11 – Módulos

Chatbots com Whatsapp e Cielo integrados Nesse curso, eu vou te mostrar como o consumidor poder realizar um pagamento por dentro do aplicativo do WhatsApp, aonde o seu cliente vai entrar numa conversa como entraria numa conversa com qualquer pessoa ou com a sua empresa, navegar entre os produtos/serviços em menus simples enviados pelo chatbot, adicionar esses produtos/serviços no carrinho de compras, e num determinado ponto do chat, um link exclusivo é enviado para o cliente preencher os dados do cartão de crédito. No final, a análise é devolvida para o Whatsapp no qual a conversa foi iniciada. Inscreva-se.

Módulos Python

Os módulos em python é um conceito relacionado a capacidade de importar funções para você utilizar em outro código. Ué, como assim? Bom, vou explicar melhor. Aqui diferente dos demais tópicos estudados anteriormente, você irá precisar criar pelo menos dois arquivos com a extensão .py para entender o conceito de módulo.

Primeiro vamos criar um arquivo com seu editor de texto favorito e chamar ele de main.py e criar um segundo arquivo chamado calculadora.py ok?

vamos começar com o conteúdo do arquivo calculadora.py. O arquivo calculadora.py irá conter o seguinte código:

def somar(num1, num2):
return num1 + num2def subtrair(num1, num2):
return num1 num2def multiplicar(num1, num2):
return num1 * num2def dividir(num1, num2):
return num1 / num2

Agora, o conteúdo do arquivo main.py será:

import calculadoranum1 = 20
num2 = 3resultado = calculadora.somar(num1, num2)
print(“{} + {} = {}”.format(num1, num2, resultado))resultado = calculadora.subtrair(num1, num2)
print(“{} – {} = {}”.format(num1, num2, resultado))resultado = calculadora.multiplicar(num1, num2)
print(“{} x {} = {}”.format(num1, num2, resultado))

resultado = calculadora.dividir(num1, num2)
print(“{} / {} = {}”.format(num1, num2, resultado))

Quando você executar o código acima irá obter o seguinte resultado:

20 + 3 = 23
20 – 3 = 17
20 x 3 = 60
20 / 3 = 6.666666666666667

Utilizar módulos é muito bom para que você possa organizar suas funções de acordo com algum objetivo. E seu uso é bastante simples como foi ilustrado acima. Você simplesmente cria um arquivo com as funções que pretende utilizar. Cria outro arquivo que irá utilizar suas funções e por meio da palavra reservada import você menciona o módulo/nome do seu script python e a partir dessa chamada você consegue acessar as funções que criou dentro desse módulo python.

O exemplo acima foi tão simples e ilustrativo que eu acredito que não seja necessário mais exemplos para ilustrar seu conceito.

Este artigo foi importado automaticamente por fazer parte do Planetário Dev. Quer fazer parte deste HUB de conteúdos? Faça parte do Planetário e veja as vantagens.

Não tem site ou blog? Seja um autor do site e ainda pode ser remunerado.

Mais sobre Newsletters?

32 melhores newsletters sobre negócios, startups e tecnologia para assinar em 2022

Leia também:

Facebook
LinkedIn
Twitter
Pinterest
Reddit
Telegram
WhatsApp
Email
Print

Relacionados

Deixe uma resposta