Pular para o conteúdo
Ramos da Informática - Comunidade de Desenvolvedores

Torne-se um desenvolvedor FullStack: Pacote completo de formação desenvolvedor Frontend e Backend utilizando as linguagens de programação e frameworks mais procurados no mercado de trabalho. Mais informações, aqui. Faça o download do E-BookGuia Completo Para Se Tornar um(a) Desenvolvedor(a) Full-Stack, Começando do ZERO”.

Engenheiro de Software, autor de livros sobe tecnologia e negócios. É mantenedor do site Ramos da Informática. Hobbies: investir em ações, natação e finanças.

Engenheiro de Software, autor de livros sobe tecnologia e negócios. É mantenedor do site Ramos da Informática. Hobbies: investir em ações, natação e finanças.

admin

Todos os artigos deste autor

Introdução a linguagem Python – Entrada e Saída de Dados

Chatbots com Whatsapp e Cielo integrados Nesse curso, eu vou te mostrar como o consumidor poder realizar um pagamento por dentro do aplicativo do WhatsApp, aonde o seu cliente vai entrar numa conversa como entraria numa conversa com qualquer pessoa ou com a sua empresa, navegar entre os produtos/serviços em menus simples enviados pelo chatbot, adicionar esses produtos/serviços no carrinho de compras, e num determinado ponto do chat, um link exclusivo é enviado para o cliente preencher os dados do cartão de crédito. No final, a análise é devolvida para o Whatsapp no qual a conversa foi iniciada. Inscreva-se.

Entrada e Saída de Dados no Python

A entrada de dados refere-se a entrada de dados do mundo externo para o meio digital (e.g., de você para o seu computador, celular ou tablet). É dessa forma que enviamos informações para dentro das nossas aplicações. A saída de dados por outro lado refere-se a apresentação dos dados armazenados para o usuário.

No python a entrada de dados funciona por meio da função input. Apartir da versão 3 do python, a função input(), tem por objetivo informar um texto para o usuário e em seguida, ativar o modo de digitação, isto é, colocar o seu terminal de uma determinada forma em que seja possível a digitação (entrada de dados). A seguir um exemplo da utilização dessa função.

>>> nome = input(“Qual seu nome?n)
Qual seu nome?
Rafael
>>> nome
‘Rafael’

No código acima, a variável nome vai receber o conteúdo que o usuário informar pelo terminal. Outro detalhe a se observar é o n ele no final da string significa que o terminal deve pular uma linha para você de acordo com sua posição na stringmensagem. Vale ressaltar também que toda informação vinda deste modo é atribuida como texto a variável nome independente se o usuário digitar um número qualquer. Nesse caso, se você deseja informar um dado do tipo numérico você deve fazer o seguinte.

>>> inteiro = int(input(“informe um numero de 1 a 10: n))
informe um numero de 1 a 10:
5
>>> inteiro
5
>>> type(inteiro)
<class ‘int’>>>> flutuante = float(input(“informe um numero de 1.0 a 10.0: n))
informe um numero de 1.0 a 10.0:
1.7
>>> flutuante
1.7
>>> type(flutuante)
<class ‘float’>

No código acima estamos adicionando as funções int() e float() que servem para transformar o conteúdo digitado pelo usuário nos seus respectivos tipos. Outra função que utilizei agora foi a função type() essa função tem por natureza retorna o tipo da variável que você passar a ela por parâmetro.

A seguir vou apresentar exemplos de saída de dados e para isso vou utilizar a função print() e depois vou explicando o que foi feito.

>>> nome = input(“Informe seu nome:n)
Informe seu nome:
Rafael
>>> print(“O nome informado foi: “,nome)
O nome informado foi: Rafael
>>> print(“O nome informado foi: {} “.format(nome))
O nome informado foi: Rafael
>>>

Como é possível observador no exemplo acima eu apresentei duas formas de apresentar seu dado utilizando a função print. No primeiro exemplo eu apenas mesclo o texto a ser exibido com a variável separando o texto por meio de virgula (“,”) e na sequência a respectiva variável que ira conter o conteúdo a ser exibido naquela parte do texto.

O outro exemplo tem a mesma finalidade mas, você não precisa ficar mesclando seu texto com variáveis e virgulas e ele deixa sua mensagem mais limpa e elegante. Nesse exemplo nos adicionamos a função format() essa é uma função utilizada com dados do tipo string. Ela funciona da seguinte forma, você escreve seu texto/mensagem e nela no local onde você deseja que suas variáveis apareçam você utiliza {} no final da sua string você coloca “.” e digita format() como parâmetro na função format você passa as suas respectivas variáveis separadas por virgula na sequência que você deseja que elas apareçam na sua mensagem e no caso as variáveis vão assumir os {}.

Exercícios para praticar o que aprendeu:

Criar uma variável chamada nome e outra chamada sobrenome e atribuir o seu nome e sobrenome a cada uma delas, faça isso utilizando a função que aprendeu para entrada de dados e depois gerar uma saída indicando o nome e sobre utilizando a função para apresentar dados.

Criar uma variável chamada nome e outra chamada sobrenome e atribuir o seu nome e sobrenome a cada uma delas, faça isso utilizando a função que aprendeu para entrada de dados e depois gerar uma saída indicando o nome e sobre utilizando a função para apresentar dados. Nesse exemplo utilize a função format para formatar sua mensagem e altere a sua mensagem para algum conteúdo diferente do acima do jeito que desejar.

Faça um programa que solicite dois número ao usuário do computador e apresente a soma deles. Faça o mesmo para subtração, multiplicação e divisão. Obs: não se esqueça de converter os valores informados.

Este artigo foi importado automaticamente por fazer parte do Planetário Dev. Quer fazer parte deste HUB de conteúdos? Faça parte do Planetário e veja as vantagens.

Não tem site ou blog? Seja um autor do site e ainda pode ser remunerado.

Mais sobre Newsletters?

32 melhores newsletters sobre negócios, startups e tecnologia para assinar em 2022

Leia também:

Facebook
LinkedIn
Twitter
Pinterest
Reddit
Telegram
WhatsApp
Email
Print

Relacionados

Deixe uma resposta