Este tutorial tem como objetivo ensinar a Instalar e Configur o Python e Django no Windows passo a passo.
Instalação do Python 2.7
Para começar a desenvolver algo em Python, devemos baixar o Python(Nossa, que descoberta!),
sendo a versão mais indicada o 2.7, por ser mais estável, possuir mais bibliotecas disponíveis
e compatíveis e ser utilizada por mais desenvolvedores no mundo pythonico.
Veja também: 74 sites que oferecem cursos online gratuitos com certificado
Vejamos como fazer esta instalação:
Baixar a versão 2.7 do Python no endereço: https://www.python.org/downloads/
Seguindo os passos:
Após feita a instalação é hora de adicionar o Python às variáveis de ambiente, o Windows não o faz sozinho, para testar, podemos digitar “python” no prompt de comando, caso esteja funcionando corretamente ele deverá mostrar a versão do python que está instalada e ativar o console interativo Python para uso, não estando adicionada a variável ao ambiente, faremos a seguinte operação:
Procurar em variáveis do sistema a Variável “Path” e editar a mesma com o caminho onde foi instalado o Python, neste caso, “C:Python27” .
Não esquecer de adicionar um ponto e vírgula antes do caminho, pois é o que define o fim da variável anterior e início da próxima.
Pronto! O Python 2.7 está instalado, agora instalaremos o Pip, baixaremos do site:
“http://www.pip-installer.org/en/latest/installing.html#install-pip”
Baixar o arquivo get-pip.py na pasta “C:Python27Scripts”, logo após no cmd digite as seguintes linhas:
cd “C:Python27Scripts”
python get–pip.py install
Ele efetuará a instalação do pip, para testar digite pip no prompt de comando e execute, ele aparecerá a lista de comandos disponíveis para uso do PIP incluindo o Install que é uma bela mão na roda, onde ele instala pacotes sem precisar baixar arquivos e instalar manualmente.
O próximo passo será a instalação do Virtualenv, como recomendação para um ambiente de desenvolvimento saudável, instalaremos para evitar problemas com o uso de muitas bibliotecas diferentes para cada projeto, ele separa os ambientes de produção por ambientes virtuais, então é possível usar distribuições e bibliotecas diferentes em diferentes projetos mas no mesmo sistema operacional(usando a instalação limpa), o que seria impossível sem o Virtualenv.
Instalaremos digitando no prompt de comando:
Agora o passo mais difícil, instalar o Django depois do Pip instalado, digite o comando:
Pode ser digitado somente o nome do aplicativo. Ex.:
Mas é sempre interessante saber a versão do que estamos trabalhando para solução de eventuais problemas.
Muito difícil não?
Este artigo foi importado automaticamente por fazer parte do Planetário Dev. Quer fazer parte deste HUB de conteúdos? Faça parte do Planetário e veja as vantagens.
Não tem site ou blog? Seja um autor do site e ainda pode ser remunerado.
Leia também: