Pular para o conteúdo
Ramos da Informática - Comunidade de Desenvolvedores

Torne-se um desenvolvedor FullStack: Pacote completo de formação desenvolvedor Frontend e Backend utilizando as linguagens de programação e frameworks mais procurados no mercado de trabalho. Mais informações, aqui. Faça o download do E-BookGuia Completo Para Se Tornar um(a) Desenvolvedor(a) Full-Stack, Começando do ZERO”.

Engenheiro de Software, autor de livros sobe tecnologia e negócios. É mantenedor do site Ramos da Informática. Hobbies: investir em ações, natação e finanças.

Engenheiro de Software, autor de livros sobe tecnologia e negócios. É mantenedor do site Ramos da Informática. Hobbies: investir em ações, natação e finanças.

admin

Todos os artigos deste autor

Gerenciando assets com django-pipeline

Chatbots com Whatsapp e Cielo integrados Nesse curso, eu vou te mostrar como o consumidor poder realizar um pagamento por dentro do aplicativo do WhatsApp, aonde o seu cliente vai entrar numa conversa como entraria numa conversa com qualquer pessoa ou com a sua empresa, navegar entre os produtos/serviços em menus simples enviados pelo chatbot, adicionar esses produtos/serviços no carrinho de compras, e num determinado ponto do chat, um link exclusivo é enviado para o cliente preencher os dados do cartão de crédito. No final, a análise é devolvida para o Whatsapp no qual a conversa foi iniciada. Inscreva-se.

Gerenciando Assets Com django-pipeline

O objetivo desse post é explicar a utilização do aplicativo django-pipeline para gerenciar a compilação e compressão de arquivos CoffeScript, Less, Sass, entre outros.

Instalando

Primeiro vamos instalar o pacote django-pipeline

pip install djangopipeline

Depois vamos alterar o nosso arquivo settings.py e adicionar o pipeline ao INSTALLED_APPS

INSTALLED_APPS = (
‘pipeline’,
)

Configurando os seus assets

Como funciona a configuração dos arquivos no django-pipeline, primeiro vamos criar um grupo de arquivos estáticos, por exemplo, “main”:

PIPELINE_CSS = {
‘main’: {
‘source_filenames’: (
‘less/main.less’,
‘less/extra.less’,
),
‘output_filename’: ‘css/main.css’,
}
}PIPELINE_JS = {
‘vendor’: {
‘source_filenames’: (
‘js/vendor/jquery.min.js’,
‘js/vendor/handlebars.min.js’,
),
‘output_filename’: ‘js/vendor.min.js’,
}
}

Os arquivos listados dentro de “source_filenames” serão compilados para o arquivo “output_filename” quando executarmos o python manage.py collectstatic Nós podemos criar quantos grupos forem necessários para nosso projeto.

Utilizando nos templates

Para incluirmos os arquivos configurados no passo anterior no nosso template é bem simples:

{% load compressed %}
{% compressed_css ‘main’ %}
{% compressed_js ‘vendor’ %}

Colocando em produção

Para deixar o ambiente pronto para produção vamos definir um dos storages disponíveis no pipeline. Você pode ver as opções de storage disponíveis na documentação do django-pipeline. Você pode ler mais sobre os storage systems customizados aqui

STATICFILES_FINDERS = (
‘pipeline.finders.PipelineFinder’,
)
# PIPELINE RELATIVE CONFIG
STATICFILES_STORAGE = ‘pipeline.storage.PipelineCachedStorage’

Pronto, feito isso podemos colocar nosso projeto em produção, quando rodarmos o collectstatic os arquivos enviados para o nosso STATIC_ROOT já estarão automaticamente compilados e minificados!

Os códigos utilizados aqui podem ser obtidos no github desse tutorial: https://github.com/raphapassini/pipeline_tutorial

Achou legal? Discorda de alguma coisa? Quer acrescentar algo? Deixa seu comentário ai embaixo!

Este artigo foi importado automaticamente por fazer parte do Planetário Dev. Quer fazer parte deste HUB de conteúdos? Faça parte do Planetário e veja as vantagens.

Não tem site ou blog? Seja um autor do site e ainda pode ser remunerado.

Leia também:

Facebook
LinkedIn
Twitter
Pinterest
Reddit
Telegram
WhatsApp
Email
Print

Relacionados

Deixe uma resposta