Guru da Web3 afirma que a tecnologia imersiva está evoluindo rapidamente desde jogos como Fortnite e Roblox até outras plataformas
A autoproclamada evangelista e empresária da Web3, Briar Prestidge, diz que discutir o Metaverso hoje é semelhante a discutir a Internet na década de 1990. Prestidge diz que muitas pessoas não conseguiam compreender como a Internet iria evoluir e transformar a forma como vivemos, trabalhamos, aprendemos e socializamos.
Para provar seu ponto, Prestidge se trancou em um quarto de hotel com uma equipe de filmagem e por 48 horas mergulhou na realidade virtual (VR) visitando 33 metaversos diferentes. Em suas viagens, ela também entrevistou 21 criadores de realidade virtual, incluindo um comportamentalista humano, que ofereceu insights sobre a ética, comportamentos, drivers e aplicações do Metaverso. O resultado é um filme-documentário de 50 minutos, 48 horas no Metaverso, dando aos espectadores uma amostra do que o Metaverso pode fazer você sentir.
“O Metaverso está atualmente em seus estágios iniciais, evoluindo rapidamente de ambientes de jogos como Fortnite e Roblox para ter profundas implicações nos negócios”, disse Prestidge.
“O crescimento de NFTs, criptomoedas e o desenvolvimento da interoperabilidade, como os avatares do ReadyPlayerMe em vários metaversos, abriram uma série de oportunidades de negócios em termos de produtos, serviços e processos, bem como experiências de clientes e funcionários”, acrescentou Prestidge.
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Faça sua Aposta AgoraPrestidge não é estranha a alguns desses serviços. Ela criou uma linha de NFT Powersuits para mulheres na Decentraland no início deste ano. Prestidge acredita que o Metaverso oferece algo que a Internet ainda não fez – experimentar a nós mesmos como identidades totalmente diferentes de quem somos na vida real.
Até 2026, o Gartner estima que 25% das pessoas passarão pelo menos uma hora por dia em um metaverso. Um estudo recente descobriu que um terço dos adultos americanos temem o Metaverso e o que ele oferece, em vez de vê-lo como um desenvolvimento positivo. Outros 58% sentiram que precisavam aprender mais sobre o Metaverso ou como ele funciona para ter uma opinião.
“Ninguém sabe exatamente o que o metaverso vai implicar ou se tornar, mas os criadores e monetizadores de VR estão começando a formar algumas ideias”, disse Prestidge.
Prestidge ‘parou’ em Nikeland no metaverso do Roblox, que tem 21 milhões de visitantes. “Para a Geração Z e Alfa, o que está acontecendo no Metaverso é tão vital para eles quanto a vida real. Eles podem pular o que conhecemos como mídia social e ir direto para o Metaverso.”
Conhecimento
Antecipar e potencialmente evitar algumas das armadilhas éticas, sociais e econômicas do Metaverso e identificar maneiras pelas quais ele pode ajudar a resolver problemas da vida real. Prestidge diz que a indústria precisa iniciar um diálogo mais amplo com consumidores, investidores, empresas, cientistas, professores, profissionais de saúde e legisladores, em vez de esperar até que a tecnologia já esteja totalmente implementada.
Ela espera que o documentário abra conversas sobre mudanças climáticas, interações sociais e questões femininas.
“Como o Metaverso ajuda a lidar com a mudança climática reduzindo o consumo de recursos valiosos comprando NFTs em vez de gastar milhares de dólares e desperdiçar água, energia e outros recursos naturais para produzir e fabricar bens de luxo e outros itens não essenciais?” disse Prestidge. “A capacidade de interagir em VR com outras pessoas ao redor do mundo aumentará nossa capacidade de empatia com outras pessoas ou, como vimos nas mídias sociais, aumentará o isolamento e diminuirá nossa capacidade de interagir com civilidade, mesmo que discordemos sobre questões centrais. Esses são alguns dos pontos que eu acredito que precisam ser abordados.”
Prestidge diz que sua experiência ilustra que o desejo de comunidade impulsiona o Metaverso. “Há um grande equívoco de que o metaverso é tecnologia, mas é mais sobre como interagimos com ela. É sobre comunidade e ter uma experiência imersiva e compartilhada”, disse.
“Ele permite que as pessoas estejam interconectadas em todo o mundo [..], e o Metaverso dá às pessoas uma melhor oportunidade de se comunicar e interagir com aqueles que estão longe”, disse Prestidge. “A mídia social [..] não é mais social – é mais sobre curtidas e rolagem sem fim do que conectar e socializar uns com os outros.”
“Como vimos recentemente no Twitter, a mídia social se tornou mais sobre divisão do que encontrar um lugar onde você sinta um sentimento de pertencimento e conexão com os outros”, acrescentou Prestidge.
“Só podemos abordar essas questões se entendermos fundamentalmente o que é o Metaverso e possuirmos um conhecimento básico de como ele funciona”, disse.
A Prestige diz que não podemos entender totalmente o verdadeiro poder e potencial das plataformas VR a menos que a pessoa comum experimente por si mesma e comece a fazer perguntas cruciais sobre como ela pode ser usada para resolver problemas complexos e os fundamentos éticos, legais, logísticos, e problemas sociais a ela associados.
Em um dos mundos do Metaverso no documentário, Prestige visitou a recriação da Microsoft dos tumultos que ocorreram no Stonewall Inn de Nova York em 1969, explorou o gêmeo digital do Dubai Expo 2020 Al Wasl Dome e explorou o Uluru Kata National Parque para o Dia da Justiça Social das Nações Unidas.
“Todas essas experiências contribuem não apenas para nossa compreensão da história humana e experiências culturais únicas, mas também aumentam nosso envolvimento uns com os outros e o que significa fazer parte de uma comunidade”, disse Prestige.
Comunidade
“E se aqueles que têm interesse nos direitos das mulheres, por exemplo, pudessem se encontrar em um café virtual semanalmente para discutir questões de interesse comum, como direitos reprodutivos?” disse Prestidge. “Baseando-se nas diferentes experiências e desafios que as mulheres enfrentam em todo o mundo e como elas trabalharam para enfrentá-los, daria esperança e conselhos e conselhos práticos para outras pessoas do grupo, não importa onde morem.
“Já vemos isso acontecendo no Foremothers Cafe, o primeiro café VR do mundo baseado em um romance histórico do século 19 Sour Milk in Sheep’s Wool reunindo mulheres para discutir questões feministas”, acrescenta Prestidge.
Na área da saúde, a Rocket Health lançou uma série de estudos de realidade virtual para explorar maneiras eficazes de tratar problemas de saúde mental, trabalhando diretamente com profissionais de saúde e hospitais certificados pelo conselho.
48 horas no Metaverso custou US$ 50 mil para ser produzido e foi financiado por Prestidge e sua agência, o Prestidge Group. O documentário está disponível no YouTube.
Entenda de uma vez por todas, o que é o metaverso:
FONTE: Forbes Brasil.
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