Um estudo do LinkedIn lança luz sobre quais os conhecimentos de engenharia de software que serão particularmente procurados em 2023.
JavaScript, Java, Python e C++ estão entre as linguagens de programação mais utilizadas em todo o mundo. Por conseguinte, não é surpreendente que se situem entre os 10 primeiros no ranking das qualificações mais procuradas no setor do software, com o JavaScript a ocupar o primeiro lugar. Dada a crescente digitalização de todas as áreas da vida, estas competências continuarão a ser importantes nos próximos anos.
Top 10 das competências do programador em 2023
Mas os candidatos a emprego também podem marcar pontos com outras competências, por exemplo CSS (5º lugar) ou HMTL (6º lugar). Embora nenhuma destas pertença às linguagens clássicas de programação, são essenciais para estruturar, formatar ou desenhar websites. Por conseguinte, são competências importantes para programadores web e front-end, mas também podem ser úteis para funcionários de outros departamentos da empresa, tais como marketing. O aspeto positivo sobre CSS e HTML: eles são comparativamente fáceis de aprender.
VAI GOSTAR: Como conseguir bom emprego no Linkedin, para Devs
Estas são as competências mais procuradas a nível mundial no campo do desenvolvimento de software em 2023:
Dê um Salto na Sua Carreira!
Receba dicas práticas, soluções objetivas e insights exclusivos que já impactaram mais de 5.000 profissionais.
🚀 Aprimore suas Habilidades DevOps!
Descubra como otimizar fluxos de trabalho, melhorar a integração contínua e revolucionar o gerenciamento de projetos no mundo DevOps. Acesse agora!
Saiba Mais💻 Torne-se um Desenvolvedor Fullstack!
Domine as tecnologias mais requisitadas do mercado e conquiste sua carreira dos sonhos como Desenvolvedor Fullstack. Inscreva-se hoje!
Inscreva-se- JavaScript
- Java
- SQL
- Python
- CSS
- HTML
- Gestão
- Computação em cloud
- Git
- C++
No geral, existe apenas uma habilidade suave na lista dos 10 primeiros: Gestão. Contudo, esta habilidade não deve ser subestimada – só porque alguém é um bom programador, por exemplo, não significa necessariamente que seja também um bom líder de equipa de programadores. Porque com estes últimos vêm novas e, acima de tudo, tarefas e responsabilidades diferentes. Aqueles que ainda querem dar o salto para um papel de responsabilidade de liderança devem familiarizar-se previamente com estes requisitos e verificar as suas competências em conformidade.
“A transformação digital responde à escassez de competências em TI – este é o desafio que muitas empresas estão atualmente a enfrentar. Mas há uma saída para esta situação: atualmente, muitos profissionais de TI experientes estão à procura de novos empregos em todo o mundo. É agora importante abordá-los ativamente e torná-los uma oferta atraente”, diz Barbara Wittmann, Country Manager and Senior Diretor Talent Solutions no LinkedIn DACH.
Uma vez que a procura destes talentos é muito elevada, os candidatos a emprego provavelmente não terão apenas uma oferta e terão de ser entusiasmados pela sua própria empresa. “Quer seja uma grande empresa ou uma empresa de média dimensão, aconselho as empresas a abrir-se também à procura de talentos no estrangeiro”, continua Wittman. Se não o fizerem, ficarão para trás na comparação nacional e internacional, uma vez que os talentos de TI são muito móveis a nível mundial. O atual Relatório de Tendências de Talento do LinkedIn também mostra o que os candidatos procuram numa oferta de emprego. As principais prioridades são: Flexibilidade, compensação e equilíbrio trabalho-vida.
Para o estudo
Para as listas das competências mais solicitadas, o LinkedIn analisou dados de empregadores, recrutadores e anúncios de emprego no LinkedIn entre abril e outubro de 2022. A procura é medida através da identificação das competências dos membros que foram recentemente contratados ou receberam mensagens InMail, bem como das competências listadas em anúncios de emprego remunerados.
VAI GOSTAR: Como aprender a programar, um guia definitivo
As competências difíceis na procura foram identificadas utilizando a mesma metodologia, com um filtro adicional aplicado para excluir algumas das competências não-especialistas mais comuns. Contudo, estas competências não foram excluídas da análise das competências mais procuradas dentro de uma Área de Especialização. A análise de uma Área de Especialização está limitada a funções dentro dessa função.
LEIA TAMBÉM
Gostou deste conteúdo?
Assine o E-Zine Ramos da Informática e receba semanalmente conteúdos exclusivos focados em desenvolvimento frontend, backend e banco de dados para transformar sua carreira tech.
📘 Conteúdo exclusivo
Dicas, insights e guias práticos sobre desenvolvimento e bancos de dados.
🚀 Hacks de carreira
Ferramentas e estratégias para se destacar no mercado tech.
🌟 Tendências tech
As novidades mais relevantes em desenvolvimento web e mobile e bancos de dados.
Já somos mais de 5.000 assinantes! Junte-se à nossa comunidade de profissionais que compartilham conhecimento e crescem juntos no universo tech.