Pular para o conteúdo
Ramos da Informática - Comunidade de Desenvolvedores

Torne-se um desenvolvedor FullStack: Pacote completo de formação desenvolvedor Frontend e Backend utilizando as linguagens de programação e frameworks mais procurados no mercado de trabalho. Mais informações, aqui. Faça o download do E-BookGuia Completo Para Se Tornar um(a) Desenvolvedor(a) Full-Stack, Começando do ZERO”.

Engenheiro de Software, autor de livros sobe tecnologia e negócios. É mantenedor do site Ramos da Informática. Hobbies: investir em ações, natação e finanças.

Engenheiro de Software, autor de livros sobe tecnologia e negócios. É mantenedor do site Ramos da Informática. Hobbies: investir em ações, natação e finanças.

admin

Todos os artigos deste autor

Como enviar authorization no header com Axios

Chatbots com Whatsapp e Cielo integrados Nesse curso, eu vou te mostrar como o consumidor poder realizar um pagamento por dentro do aplicativo do WhatsApp, aonde o seu cliente vai entrar numa conversa como entraria numa conversa com qualquer pessoa ou com a sua empresa, navegar entre os produtos/serviços em menus simples enviados pelo chatbot, adicionar esses produtos/serviços no carrinho de compras, e num determinado ponto do chat, um link exclusivo é enviado para o cliente preencher os dados do cartão de crédito. No final, a análise é devolvida para o Whatsapp no qual a conversa foi iniciada. Inscreva-se.

Axios é um cliente HTTP baseado em promessa simples para a web e node.js. O Axios oferece uma biblioteca simples de usar em um pequeno pacote com uma interface bastante extensível e fácil de utilizar.

Para definir cabeçalhos em uma solicitação Axios POST, passe um terceiro objeto para a chamada axios.post().

Você já deve estar usando o segundo parâmetro para enviar dados e, se passar 2 objetos após a string do URL, o primeiro são os dados e o segundo é o objeto de configuração, onde você adiciona uma propriedade headers contendo outro objeto:

axios.post(url,
data:

)

Agora com o terceiro parâmetro:

axios.post(url,
//…data
,
headers:

)

Definindo o Authorization

Agora que já sabemos onde a propriedade authorization deve ficar, baste inseri-la com seu respectivo valor:

const token = ‘..seu token..’

axios.post(url,
//…data
,
headers:
‘Authorization’: Basic $token

)

(o token de autorização pode ser diferente, verifique com o aplicativo que você está usando, neste exemplo eu utilizei o Basic)

Para definir cabeçalhos em uma solicitação Axios GET, passe um segundo objeto para a chamada axios.get(), por exemplo, esta é uma solicitação GET na api do  GitHub GET o recurso /user

axios.get(‘https://api.github.com/user’,
headers:
‘Authorization’: token $access_token

)
.then((res) =>
console.log(res.data)
)
.catch((error) =>
console.error(error)
)

Exemplo de uso mais comum

Geralmente a autenticação do tipo authorization, seu token é composto pelo usuário e senha criptografado em base64. Neste último exemplo eu faço exatamente isso, em posse do usuário e senha, então eu faço a cripitografía deles e envio na solicitação.

Veja como ficou:

const username = ”
const password = ”

const token = Buffer.from($username:$password, ‘utf8’).toString(‘base64’)

const url = ‘https://…’
const data =

axios.post(url, data,
headers:
‘Authorization’: Basic $token
,
)

Concluindo

Neste post eu mostrei como é simples enviar authorizatonno header das requisições usando a lib Axios. Espero que tenha ficado mais claro para você como fazer isso em seu trabalho.

😉Sinta-se a vontade para me contar nos comentários caso tenha alguma dúvida!

LEIA TAMBÉM:

Facebook
LinkedIn
Twitter
Pinterest
Reddit
Telegram
WhatsApp
Email
Print

Relacionados

Deixe uma resposta