Codon é um novo compilador Python de alto desempenho

Compartilhe:

Um novo compilador Python de alto desempenho acaba de chegar por meio da startup Exaloop. A empresa twittou sobre o lançamento do código do projeto Codon, que desenvolve um compilador para a linguagem Python que pode gerar código de máquina puro como saída, não vinculado ao tempo de execução do Python. Segundo a Exaloop, o Codon é um novo compilador Python de alto desempenho.

 

O compilador é desenvolvido pelos autores da linguagem Seq semelhante ao Python. Seria, portanto, uma continuação de seu desenvolvimento. O projeto também oferece um tempo de execução próprio para arquivos executáveis e uma biblioteca de funções que substitui as chamadas de biblioteca na linguagem Python.

Codon é um novo compilador Python de alto desempenho. Sobre o Codon

O desempenho dos executáveis de saída é considerado próximo ao de programas escritos na linguagem C. Comparado ao uso do CPython, o ganho de desempenho ao compilar com Codon é estimado em 10 a 100 vezes para execução única. Ao mesmo tempo, ao contrário do Python, o Codon implementa adicionalmente a possibilidade de usar multithreading, o que permite obter um aumento ainda maior no desempenho. Codon também permite compilar no nível da função para usar a visualização compilada em projetos Python existentes.

VAI GOSTAR: 10 ideias que todos os desenvolvedores deveriam fazer em 2023

Abre em nova aba

O Codon é construído usando uma arquitetura modular que permite estender a funcionalidade por meio de plug-ins que podem adicionar novas bibliotecas,implementar otimizações de compilador e até fornecer suporte para sintaxe adicional.

Por exemplo,vários plugins estão sendo desenvolvidos em paralelo para uso em bioinformática e matemática financeira. O coletor de lixo Boehm é usado para gerenciamento de memória.

Mais detalhes

Codon é um novo compilador Python de alto desempenho
Codon é um novo compilador Python de alto desempenho

O compilador suporta a maior parte da sintaxe do Python, mas a compilação em código nativo impõe uma série de limitações que impedem que o Codon seja usado como um substituto transparente para o CPython. Por exemplo,Codon usa o tipo int de 64 bits para inteiros,enquanto CPython tem inteiros ilimitados.

O suporte de códon para grandes bases de código pode exigir alterações de código. As incompatibilidades são normalmente causadas pela falta de implementação de Codon de certos módulos Python e pela incapacidade de usar alguns dos recursos dinâmicos da linguagem. Para cada uma dessas incompatibilidades,o compilador emite uma mensagem de diagnóstico detalhada com informações sobre como corrigir o problema.

Código fonte

O código fonte para o compilador,tempo de execução e biblioteca padrão é escrito com C++(usando desenvolvimentos LLVM) e Python,e é distribuído sob a Business Source License (BSL). A essência do BSL é que o código de funcionalidade estendida está inicialmente disponível para modificação,mas por algum tempo pode ser usado gratuitamente apenas sujeito a condições adicionais,que exigem a compra de uma licença comercial para contornar.

Os termos de licença adicionais do projeto Codon exigem que o código seja transferido para a Licença Apache 2.0 após 3 anos (1º de novembro de 2025). Até então,a licença permite a cópia,distribuição e modificação,desde que seja utilizada para fins não comerciais.

LEIA TAMBÉM:

Compartilhe:

Ramos da Informática
Ramos da Informáticahttps://ramosdainformatica.com.br
Ramos da Informática é um hub de comunidade sobre linguagens de programação, banco de dados, DevOps, Internet das Coisas, tecnologia da indústria 4.0, Cyber Segurança e Startups.

RECENTES

Claude Sonnet 4.5: Mais Avançado para Programação e Automação

A Anthropic acaba de lançar o Claude Sonnet 4.5,...

AP2 do Google: Desenvolva Pagamentos para agentes de IA

O Google lançou o Agent Payments Protocol (AP2), um...

Curso gratuito de GitHub Copilot para devs e estudantes

A Microsoft abriu as inscrições para o primeiro Bootcamp...

Santander e a Alura oferecem 60.000 bolsas em carreira de tecnologia

Quer dar um salto na sua carreira? O Santander Imersão Digital está...

Google Tradutor desafia o Duolingo com novas ferramentas de aprendizagem de idiomas

O Google está lançando um novo recurso experimental com...

A peça que faltava para agentes de IA autônomos.

Este artigo foi originalmente publicado em: https://www.linkedin.com/newsletters/ezine-dev-ramos-da-inform%25C3%25A1tica-6947960536550526976/ A inteligência...
Newsletter semanal no LinkedIn
EZine Dev Ramos da Informática
Grandes dicas em JavaScript, Node, React, Next, Banco de Dados & IA.
Assinar grátis
Abre em nova aba
spot_img