Apps de Sucesso – Parte 6 – Um recado aos programadores, links úteis e o Startup Weekend

Artigos da série:

Primeiro um alerta aos programadores

Vejo, frequentemente, pessoas com “grandes idéias” com “sócios investidores” que contratam programadores em troca de participação na empresa. O que pode ser uma ideia interessante. Acontece que vemos muitas histórias de sucesso de startups e não ouvimos quase nenhuma história de fracasso. E acredite: há mais histórias de fracasso. 

O programador é chamado com variações de 5% a 15% de participação de uma startup e apostam na ideia, gastando seu tempo, até largando emprego e estas startups não dão certo e ficam só com a experiência. 

Mas há algo muito errado nesta ideia: a falta de valorização dos programadores. Porque, diabos, 5% à 15%? Porque sócio minoritário? Que falta de valorização é esta? Senão for distribuição igual, não aceite. Vamos valorizar a profissão, que não é fácil, é difícil. Depois além da programação, você fica responsável pela manutenção, alterações, redes, carga de usuários e seus sócios que tem maior participação ficam fazendo o que? A bomba é toda sua: o cliente da sua startup não quer saber se é um problema de servidor, quer novas funcionalidades, seus sócios querem atender os usuários e quem trabalha mais é você. Por isso, não aceite menos que uma participação iqualitária. Ainda mais que sociedade é um casamento. Então é tudo igual ou sai fora desta “roubada”. Experiência própria e de terceiros. 

Ouça este NerdCast que falam sobre o tema, principalmente para o pessoal de Tecnologia:

LINK: https://jovemnerd.com.br/nerdcast/nerdtech/o-emprego-dos-sonhos/

Recado dado, vamos ao links úteis:

Links úteis:

1- App marketing: virando o jogo com ajuda de machine learning
2- Promova seu APP em seu site e parceiros com o Smart App Banners
3- 110 ferramentas gratuitas para empreendedores e startups
4- Apps Mobile: estratégias para ter sucesso e sobreviver no mercado
5- Playbook para desenvolvedores – dicas de negócios

6- Como fazer pequenas pausas podem tornar seus códigos mais produtivos?

E-Books Indispensáveis sobre Marketing Digital

TESTEI E FUNCIONA: AUMENTAM AS VENDAS. – Ramos de Souza Janones. Faça o teste gratuito e veja por você mesmo. 

O Startup Weekend

Startup Weekend é uma organização estadunidense sem fins lucrativos, com sede em Seattle, Washington, nos Estados Unidos. A organização tem como principal objetivo proporcionar eventos de empreendedorismo prático onde são fomentados ideias de inovação. Os eventos dão oportunidade a empreendedores, investidores, desenvolvedores, designers, profissionais de marketing e entusiastas de reunir-se, compartilhar, maturar e validar suas ideias, formar times e criar startups.

Já aconteceram mais de 1500 Startup Weekends, em mais de 700 cidades e mais de 13 mil startups já foram criadas a partir do evento.[3][4] Além disso, mais de um terço dessas startups continuam ativas mesmo após 3 meses do evento.[5] A Fundação Kauffman, Google, Amazon AWS, IBM e Microsoft são patrocinadores oficiais do evento. Até junho de 2015, países como Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Brasil, Austrália, Malásia, Irlanda, Japão, Quênia, Porto Rico, México, China, Peru, entre outros, já foram contemplados com eventos da organização.

Casos de sucesso

Easy Taxi

Iniciada em uma edição da Startup Weekend no Rio de Janeiro, a empresa Easy Taxi foi de startup criada em 54 horas a multinacional, presente em 30 países, considerada líder global no mercado. A startup começou em 2011, fundada por Tallis Gomes, que obteve a ideia a partir de sua dificuldade de encontrar um táxi em um dia de chuva durante o evento. Depois de ter a ideia validada, e o modelo de negócios pronto, a startup investiu bastante em marketing para poder se tornar conhecida. Depois de vários meses e investimentos dos fundos Rocket, Millicom e Latin America Internet Holding (LIH), a empresa obteve condições suficientes para expandir as operações para o México, Cingapura, Egito, Nigéria, e outros países.[18]

TripLingo

A TripLingo é mais uma empresa que evoluiu de uma startup criada em uma edição da Startup Weekend, em Atlanta, nos Estados Unidos. A empresa oferece em um aplicativo ferramentas para indivíduos em países estrangeiros, especialmente. Com o aplicativo, os turistas podem aproveitar a viagem de maneira mais produtiva e segura. As ferramentas disponíveis incluem um tradutor de áudio instantâneo para se comunicar com pessoas nativas e um conjunto categorizado de frases úteis quando se está viajando.

Carousell

Iniciada no Startup Weekend Singapura em 2012, a Carousell é uma startup cujo produto é uma plataforma de compra e venda peer-to-peer, ou seja, consumidor a consumidor diretamente. No evento em Cingapura, a equipe ficou na posição 22, de 80 equipes, onde apenas 20 seriam selecionadas. Segundo Sin Rui, co-fundador da Carousell, duas equipes acima desistiram da competição e a startup conseguiu a última posição classificatória no evento. A equipe terminou a edição do Startup Weekend como vencedora e isso os alavancou na jornada de empreendedorismo.[21] Desde então, a Carousell se tornou a aplicação número 1 na categoria “estilo de vida” em Cingapura e está presente em Taiwan, Indonesia e Malaysia. Em 2014, conseguiu 6 milhões de mólares através da Sequoia Capital, empresa de investimentos que apoiou companhias como Apple e Google.

Rover.com

Vencedora da edição Startup Weekend Seattle 2011, a Rover.com, inicialmente chamada A Place for Rover, oferece um serviço online onde criadores de animais domésticos necessitando de ajuda e pessoas dispostas a cuidar de animais por alguns dias podem se encontrar. Em 2013, o grupo de financiamento The Foundry levantou em uma rodada de investimento 7 milhões de dólares para a startup. A Rover.com é comumente chamada de “Airbnb para cães”, fazendo menção à startup AirBnb, que oferece um serviço olinde de anúncio, descoberta e reserva de acomodações. Em 2014, a empresa de capital de ventura Menlo Ventures liderou uma rodada de investimentos to total de 12 milhões de dólares para a Rover.com. A razão para tamanho investimento é a vasta dimensão do mercado de pet sitting nos Estados Unidos, estimada em quase 60 bilhões de dólares em 2014. Em agosto de 2015, a Rover.com anuncia ter 25 mil cuidadores de animais certificados. 

Ligações Externas

Apesar destas cidades listadas, andam acontecendo em várias cidades do Brasil. Procure no site o lugar mais perto ou leve à sua cidade. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *