A utilização de listas em Python é algo trivial. A facilidade provida pela linguagem aliada a simplicidade da estrutura de dados list a torna, ao lado dos dicionários dict, uma das estrutura de dados mais utilizadas em Python. Aqui neste tutorial irei compartilhar algo que aprendi trabalhando com listas e dicionário em Python, mais especificamente no que diz respeito a abrangência de listas (e dicionários).
Abrangência de listas
A abrangência de listas, ou do inglês list comprehensions, é um termo utilizado para descrever uma sintaxe compacta que o Python nos oferece para criamos uma lista baseada em outra lista. Pareceu confuso? Ok, vamos aos exemplos!
Exemplo 1
Vamos supor que temos a seguinte lista de valores:
Queremos gerar uma outra lista contendo o dobro de cada um desses números, ou seja,
Inicialmente, podemos montar o seguinte código como solução:
valores_dobro = []for val in valores:
valores_dobro.append(val * 2)
print(valores_dobro)
>>>
[2, 4, 6, 8, 10]
A solução acima é uma solução simples e resolve nosso problema, entretanto para algo tão simples precisamos de 4 linhas de código. Este exemplo é uma situação onde a abrangência de lista pode ser útil. Podemos compactar a criação da lista valores_dobro da seguinte maneira:
Bacana não? O exemplo seguinte podemos incrementar mais o exemplo acima.
Exemplo 2
Vamos supor que desejamos criar uma lista onde apenas os valores pares (resto da divisão por 2 é zero) serão multiplicados por 2. Abaixo temos a nossa lista de valores:
Assim como no exemplo anterior, podemos resolver utilizando um algoritmo básico.
valores_dobro = []for valor in valores:
if valor % 2 == 0:
valores_dobro.append(valor * 2)
print(valores_dobro)
>>>
[4, 8, 12, 16, 20]
Podemos também resolver o mesmo problema utilizando as funções nativas map e filter:
Muito mais complicada não é? Apesar de resolver nosso problema, expressões como a acima são difíceis de ler e até mesmo de escrever. Em casos como esse, podemos novamente compactar nosso algoritmo utilizando a abrangência de lista.
Muito mais simples, não? Vamos para o próximo exemplo.
Exemplo 3
De maneira semelhante a lista, nós também podemos aplicar a abrangência em lista e dicionários. Segue um exemplo onde temos o seguinte dicionário:
Vamos criar um segundo dicionário contendo apenas as chaves que são consoantes, ou seja, b, c, d e f, sendo que o valor para cada uma dessas chaves deve ser o dobro do valor armazenado na respectiva chave do dicionário original. Complicado? Em outras palavras, o novo dicionário deve ficar assim:
Utilizando um algoritmo genérico, podemos resolver o problema da seguinte maneira:
novo_dicionario = {}
for chave, valor in dicionario:
if chave in [‘b’, ‘c’, ‘d’, ‘f’]:
novo_dicionario[chave] = 2 * valor
print(novo_dicionario)
>>
{‘b’: 4, ‘c’: 6, ‘d’: 8, ‘f’: 12}
Aplicando agora a abrangência, conseguimos compactar o código acima de maneira interessante:
Conclusão
Chegamos ao final de mais um tutorial! Sempre temos de ter em mente que tão importante quanto escrever um código que funciona, é mantê-lo (seja por você ou por outro programador). Neste ponto, a abrangência de lista (e outras estruturas de dados) nos ajudam a escrever um código claro e fácil de dar manutenção.
Até o próximo tutorial pessoal!
Referências
Python eficaz: 59 maneiras de programar melhor em Python; Slatkin, Brett; Novatec Editora, 2016.
Este artigo foi importado automaticamente por fazer parte do Planetário Dev. Quer fazer parte deste HUB de conteúdos? Faça parte do Planetário e veja as vantagens.
Não tem site ou blog? Seja um autor do site e ainda pode ser remunerado.
Leia também: