Recorde atrás de recorde. A cada ano que passa, as vendas do Prime Day só crescem. Somente no ano passado, totalizaram US$ 12 bilhões. |
- Para te dar uma noção de grandeza… Isso representa cerca de 2,5% do faturamento de 2022 da companhia, que ultrapassou os US$ 500 bi.
|
E não era para menos. Afinal, foram mais de 100 mil itens vendidos por minuto — um total de mais de 300 milhões— durante o Prime Day 2022, o que trouxe US$ 1,7 bilhão em economia para os compradores. |
Graças ao sucesso da data, outras varejistas como Walmart, Best Buy e Target também criaram suas versões e começaram a dar descontos na data, para não ficarem de fora dessa brincadeira. |
O que as pessoas mais compram no Prime Day?
|
Em geral, itens que elas já estão acostumadas a adquirir na plataforma, como produtos de saúde, beleza e eletrônicos.Essas três categorias foram compradas por mais de um quarto dos compradores Prime. |
A sacada por trás do programa
|
Vamos além do Prime Day, e olhar, de forma mais macro, o impacto do Amazon Prime no bizness da BIG TECH. |
- Para início de conversa, é comprovado que os membros Prime gastam mais que os não-membros, o que justifica os esforços da companhia para fortalecer o programa.
|
O próprio Prime Day contribui para isso. Oferecer descontos exclusivos para assinantes gera o desejo de assinar. Sem contar as demais vantagens, válidas o ano todo, como frete grátis em compras, acesso ao Prime Video e outros. |
Do lado da Amazon, também há muitas vantagens. Além de gerar uma renda recorrente para a companhia, as assinaturas deixam os consumidores mais propensos a comprarem mais, para aproveitarem os benefícios e, inconscientemente, evitarem o sentimento de “estou pagando isso à toa”. |