quinta-feira, setembro 19, 2024
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A palavra de ordem agora é hiperautomação ou RPA

Transformação digital. A expressão que se tornou recorrente durante a fase mais aguda da pandemia de covid-19, quando o isolamento social forçou a aceleração de atividades remotas e procedimentos on-line, não representa mais com exatidão o que é uma das novas necessidades das organizações. A palavra de ordem agora vai além: o passo necessário, mais do que nunca, é o da hiperautomação, inclusive, para empreendimentos de médio porte.

A hiperautomação é, em resumo, a combinação de RPA (Robotic Process Automation) e Inteligência Artificial, substituindo completamente procedimentos repetitivos e operacionais, por ações on-line, digitais, automatizadas, em nuvem. A hiperautomação não só pode, como deve, ser aplicada também em processos de gestão contábil, fiscal e financeira, isto é, para as atividades-meio de uma empresa.

O empresário Lucas Ribeiro, fundador e CEO da ROIT – empresa que desenvolve soluções hiperautomatizadas para o chamado Req2Pay, com transformações profundas nos processos desde a requisição de compras até o pagamento de fornecedores – enaltece o fato de que muitos profissionais e empresas estão atentos a essa nova necessidade. “Uma pesquisa recente da plataforma Jitterbit, com profissionais seniores de médias empresas (as Mittelstand) de países centrais da Europa, como a Alemanha, aponta que 73% deles pretendem hiperautomatizar seus negócios entre dois e três anos”, afirma o executivo.

Para o mesmo levantamento, 77% desses profissionais afirmam que o caminho passa pelo uso de plataformas de integração. “Um fato a destacar é que a pesquisa envolve empresas de médio porte. Ou seja, vai ao encontro do que temos pontuado: a hiperautomatização de processos não é algo exclusivo a megacorporações. Pelo contrário, é imprescindível também para organizações de médio porte”, sublinha Ribeiro.

Nesse sentido, ainda se referindo ao levantamento, o CEO da ROIT avalia que boa parte das empresas segue executando, de forma manual, procedimentos para os quais já existem soluções em tecnologias da informação totalmente hiperautomatizadas. O uso de RPA e Inteligência Artificial proporciona agilidade e precisão, em níveis incomparáveis com os processos convencionais, conforme Lucas atesta pela própria experiência da ROIT. Mas cabe ainda o alerta, muitas organizações implementaram ou estão implementando apenas RPA, a fase 1 de 10 da hiperautomação!

A companhia, que tem sede em Curitiba e atende empresas em todo o Brasil, é a desenvolvedora do Tax Deep Discovery, do Portal de Compras, Portal do Fornecedor White-label e do Portal de Entradas, soluções que atuam desde a requisição de compras até o pagamento a fornecedores, aplicável “de ponta a ponta” em fluxo contábil e fiscal. “Ela captura, e na sequência extrai, lê, analisa, interpreta e faz o lançamento de todos os documentos envolvidos no processo de compras, como notas fiscais de serviços tomados, faturas, boletos bancários, invoices, contratos, entre outros”, explica Ribeiro.

Com mais de 2,1 bilhões de cenários tributários em sua base, a ROIT garante ter o maior acervo de regras do mundo, totalmente em nuvem. Os resultados apresentados, de forma ágil e certeira, pela solução, entre a inteligência humana, ajudam a atuação dos profissionais das áreas contábil e financeira, para a tomada de decisões estratégicas. “As tarefas manuais, as quais a robotização realiza com muito mais velocidade, ficam com a máquina. O profissional se livra dessa atribuição operacional e utiliza sua competência e talento para a tomada de ações”.

Por Que Usar Ferramentas de RPA?

Há várias razões para usar as ferramentas de RPA, mas a principal razão é que as empresas podem economizar tempo e recursos, liberando seus funcionários para executar tarefas mais estratégicas e críticas para os negócios. A automação está se tornando um aspecto fundamental da transformação digital e o software RPA tem a capacidade de simplificar a automação de processos para empresas. Ao implantar bots para executar rapidamente tarefas, as empresas podem se dar ao luxo de priorizar atividades e projetos que exigem poder do cérebro humano.

O software RPA é mais valioso para tarefas manuais e demoradas, como entrada de dados, que podem levar horas e centenas de cliques em um computador para um funcionário humano concluir. Os bots implantados em ferramentas RPA podem executar essas tarefas trabalhosas em uma fração do tempo em relação aos humanos. Isso não apenas economiza tempo dos funcionários das empresas, mas também poupa dinheiro ao não ter que pagar pelo trabalho humano.

Além disso, os bots RPA podem reduzir o erro humano ao executar determinadas tarefas. Por exemplo, ao gerar relatórios financeiros com base em dados do livro-razão geral, é essencial garantir precisão. Inserir até mesmo um número incorreto pode prejudicar as projeções orçamentárias e de previsão e enganar as partes interessadas. Ao utilizar o software RPA, os usuários podem garantir que o erro humano seja eliminado totalmente desse processo.

Funcionalidades Encontradas em Ferramentas RPA

Há várias funcionalidades que podem ser encontradas em softwares RPA, tais como a criação de fluxos de trabalho e processos que os bots irão realizar, os próprios bots e o gerenciamento e implantação desses bots. Abaixo listamos as funcionalidades mais comuns:

Fluxos de trabalho de arrastar e soltar (Drag and Drop) – Muitas ferramentas de RPA permitem que os usuários criem fluxos de trabalho visualmente com editores visuais de arrastar e soltar. Não há necessidade de codificar ações para os bots executarem. Isso beneficia os administradores que não têm um histórico altamente técnico. Em vez disso, eles podem criar visualizações semelhantes a fluxogramas que descrevem cada etapa de um processo que será eventualmente executado por um bot.

Gravação de fluxo de trabalho – Outra forma como as ferramentas RPA ajudam a simplificar a criação de processos é permitir que os usuários gravem a si mesmos executando tarefas manuais. Os bots RPA podem imitar as ações exatas executadas pelo usuário e executar as tarefas repetitivas e entediantes normalmente conduzidas por um funcionário humano.

Modelos pré-construídos – Para facilitar o trabalho dos desenvolvedores e administradores RPA, muitas ferramentas oferecem modelos de fluxo de trabalho pré-construídos para que os usuários possam criar processos rápidos e eficientes para os bots. Esses modelos fazem parte do ambiente de arrastar e soltar e gravação de fluxo de trabalho para garantir a simplicidade para os usuários.

Visão computacional e processamento de linguagem natural – Cada vez mais fornecedores de RPA possuem recursos de inteligência artificial e aprendizado de máquina incorporados em suas ferramentas. Esses recursos podem incluir visão computacional ou processamento de linguagem natural. Isso garante que o bot esteja entendendo as palavras e os ícones que ele vê durante as gravações do fluxo de trabalho e possa executar processos com precisão.

Integrações com aplicativos de negócios – As empresas geralmente implementam ferramentas de RPA para executar tarefas dentro de outros tipos de aplicativos de negócios, incluindo CRMs, sistemas de ERP e software de contabilidade, entre muitos outros. A capacidade de integrar e trabalhar em conjunto com esses sistemas é um recurso importante para o software RPA.

Programação de bots – Ser capaz de programar antecipadamente implantações de bot é uma característica essencial do software RPA. Os usuários podem determinar quando um determinado processo precisa ocorrer com base no tempo de um evento, ou uma ação humana pode acionar o bot para conduzir o referido processo.

Análise de desempenho de bot – não apenas a implantação e o agendamento de bots são importantes, mas a capacidade de rastrear o desempenho de bots é um aspecto crítico do software RPA. Muitas soluções de RPA oferecem análises e painéis para garantir que os bots estejam conduzindo os processos de maneira correta e eficiente.

7 Principais Ferramentas de Automação Robótica de Processos (RPA)

Já foram contabilizadas mais de 50 ferramentas RPA no mercado, além de soluções customizadas de diferentes empresas de consultoria como KPMG, IBM e Delloite. Abaixo você encontra o quadrante mágico do gartner com as principais ferramentas de RPA:

Gartner-Maqic-Quadrant-2021

Embora todas as ferramentas estejam em evolução e possuam diferentes características, descrevemos abaixo as 7 principais ferramentas do mercado.

1. UiPath

A UiPath é uma empresa de ferramenta RPA que oferece soluções por setor, processo e tecnologia. Possui produtos como Plataforma, Studio, Robots e Orchestrator. O UiPath está sediado em Nova York, Estados Unidos, sendo atualmente a solução mais completa do mercado, atuando em setores como BPO, Finanças, Seguros, Saúde, Telecomunicações, Manufatura, Setor Público, Varejo e BPA.

A ferramenta processa Automação de Contas a Pagar, Automação de Processamento de Reivindicações de Seguros, Automação de Contact Center, Automação Financeira e Contábil e Automação de Prestador de Serviços de Saúde.

Se falamos sobre a solução por tecnologias, ela fornece soluções em automação de área de trabalho, automação da web, automação de GUI (Interface de Usuário), captura de tela, automação Citrix, automação de mainframe, automação SAP, automação do Excel e gravador de macro.

2. Automation Anywhere

A Automation Anywhere é uma empresa de RPA que desenvolve o software Robotic Process Automation. A empresa está sediada na Califórnia, nos Estados Unidos. Tem poucos produtos como o Automation Anywhere Enterprise (RPA), o IQ Bot, o Bot Insight, o BotFarm e o Bot Store. Também usa tecnologia que consiste em RPA assistido e não assistido.

A Automation Anywhere fornece soluções em vários setores, como BPO, serviços financeiros, saúde, seguros, ciências biológicas, manufatura, setor público e telecomunicações. A empresa também tem presença na Ásia-Pacífico e na Europa.

3. Blue Prism

A Blue Prism é uma das principais empresas de automação robótica de processos que inventou inicialmente o termo Robotic Process Automation (RPA). Ela fornece soluções com base em regras e automação manual, tornando-se uma força de trabalho digital de várias maneiras. A Blue Prism tem um papel importante em vários setores, como empresas de investimentos, grupos bancários, e-commerce, etc.

A ferramenta usa o framework .NET para construir sua plataforma e ajuda as empresas em vários aspectos, como evitar a repetição dos robôs, a conformidade absoluta com as políticas, a alta escalabilidade e a facilidade de uso. Fornece ainda recursos como Escalabilidade, Resiliência, Conformidade e Segurança. Suporta anda plataformas como JAVA, Windows, IBM Mainframe, Windows APP e WWW, para os provedores de serviços RPA.

4. Pegasystems

A Pegasystems é um dos principais fornecedores de RPA. É uma empresa sediada nos Estados Unidos que fornece soluções em Business Process Management, Automação de Processos Digitais e Customer Relationship Management. Tem escritórios na América do Norte, América do Sul, Ásia-Pacífico, Europa e Oriente Médio. De acordo com a Pega, possui 38 escritórios em todo o mundo.

Outros recursos da plataforma pega são Desenvolvimento de Aplicativos, Chatbots e Assistentes Virtuais, BPM e Gerenciamento de Caso, Gerenciamento de Decisões, DevOps e Testes, Inteligência da Força de Trabalho, Mobilidade e Automação Robótica. O aplicativo de gerenciamento de relacionamento com clientes da Pega tem experiência em marketing, automação de vendas, atendimento ao cliente e centro de decisões do cliente.

Existem três plataformas Pega conhecidas: Pega Robotic Automation, Pega Cloud e Pega Mobility. Também oferece soluções em setores como Serviços Financeiros, Seguros, Saúde e Ciências da Vida, Provedores de Serviços de Comunicações, Governo, Manufatura e Alta Tecnologia, Varejo, Mídia e Entretenimento, Transporte, Turismo e Energia.

5. NICE

A NICE possui poucos produtos, como automação robótica de processos, análise de desktops e automação assistida.

Também ajuda as empresas a identificar, otimizar e medir processos. O NEVA, um assistente virtual fornecido pela NICE, está ajudando as empresas a automatizar tarefas rotineiras, melhorar a adesão à conformidade e aumentar o volume de vendas.

6. Microsoft Power Automate

Se falamos sobre o mercado de RPA em termos de soluções de conhecimento, a Microsoft é uma das principais fornecedoras de automação robótica de processos e está entre os líderes de tecnologia de ponta. De acordo com um relatório sobre as empresas RPA, o Power Automate também é útil para pequenas empresas.

A empresa fornece um Relatório de Pesquisa de Transformação Digital que é útil para serviços compartilhados e também oferece benefícios de RPA e Automação. A Microsoft está transformando o setor de automação robótica de processos. Fornece ainda soluções em automação de área de trabalho e automação corporativa. Desktop Automation significa Automação de todas as suas atividades baseadas na web e desktop.

Também integra dados do MySQL, Excel e vários outros bancos de dados que armazenam dados. Fornece soluções em setores como BPO, Finanças, Seguros, Saúde, Telecomunicações, Manufatura, Setor Público, Varejo e BPA.

7. AutomationEdge

Embora não esteja na lista do Gartner, a AutomationEdge é um dos principais players do mercado de RPAs, que vem crescendo rapidamente ao fornecer automação de tecnologia da informação e soluções de automação robótica de processos, como Bots, Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial. Ajuda as empresas a realizar tarefas que envolvem regras repetitivas.

A AutomationEdge é uma empresa com sede nos EUA que está presente no Oriente Médio, Europa e Ásia-Pacífico. Como outras empresas de RPA, também oferece suporte a vários setores, como Transporte, Aviação e Financeiro. Juntamente com essas soluções, também oferece soluções para o F3 RPA Bot e RPA na nuvem.

Tem vários clientes como a Genpact, o Mashreq Bank, o Smart Dubai Government, a HDFC Life, a ICICI Lombard, a Coty, a Capita, a American Express e muitos mais.

 

O mercado de RPA está cada vez mais maduro e tudo que puder ser automatizado, será. De que lado você vai querer estar? Do lado dos que terão seu trabalho automatizado ou do lado dos consultores que estarão implantando as soluções de automação e administradores que estarão administrando as soluções? Pense nisso!

 


Junto com Blockchain e Inteligência Artificial, RPA é uma das tecnologias mais promissoras para os próximos anos. A automação já é uma realidade e de que lado você quer estar? Daqueles que terão seu trabalho automatizado ou daqueles que estarão implementando as soluções automatizadas? Pense nisso!

Referências:

  1. 2021 RPA Gartner Report
  2. Robotic Process Automation (RPA)
  3. KPMG Ganha Destaque no Uso de RPA
  4. What is RPA? A revolution in business process automation
  5. Top 10 RPA Service Providers
  6. The Complete Guide to Robotic Process Automation

 

LEIA TAMBÉM:

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