Realizamos uma seleção de 9 livros fundamentais para quem deseja se tornar um desenvolvedor de jogos, no final a indicação de um curso online para aprender a colocar as mão na massa.
No artigo “Como aprender a programar, um guia definitivo“, tratamos a parte sobre o desenvolvimento de Games apenas como um conceito técnico de programação. Por este motivo, fomos mais a fundo e buscamos livros onde ultrapassam somente a questão técnica, mas também, como dito, de planejamento e do “pensar games”.
Esperamos que goste das sugestões destes 9 livros sobre o desenvolvimento de games e possa ajudar a criar jogos incríveis.
Manual de Produção de Jogos Digitais
Trata-se de uma referência que vale a pena ser explorada.
São apresentados tópicos gerais como: pré-produção, testes e liberação do código, bem como tópicos específicos como: gravações de voiceover e motioncapture, tradução e localização e fornecedores externos. Depoimentos de especialistas da indústria discutem experiências de profissionais da área e dão exemplos de situações reais. Ao final do livro, um projeto de jogo fictício ilustra em detalhes o ciclo de produção, a documentação e muitos outros conceitos do desenvolvimento de jogos digitais.
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Desenvolvimento de games
Também mostrando uma visão geral do setor, traz muito da experiência dela e os diversos setores das áreas de produção de jogos digitais.
É um livro mais didático, ilustrado e organizado, comparando o anterior apresentado e o primeiro em 4 volumes. Gosto muito dele como um glossário para consulta rápida de temas da área.
O assunto é mais compacto devido a isso, mas um ótimo ponto de partida.
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Homo ludens: O jogo como elemento da cultura
É um livro de filosofia, mas que trata do jogo como elemento na sociedade. A compreensão de jogos não é nova. Homo ludens trata disso com especificidade, menciona a importância dele na sociedade e em outras áreas de conhecimento.
Vale a leitura e reflexão, pois foi uma publicação bem antiga que se dedicou a falar de jogos com exclusividade.
A Theory of Fun for Game Design
O autor traz um entendimento de como nosso cérebro processa o reconhecimento de padrões, foco no que é mais importante e vai conduzindo isso a uma relação entre diversão e aprendizado nos jogos digitais.
O livro é bastante ilustrado, bem descontraído e você vai adorar isso.
É uma referência muito importante na área, principalmente nos aspectos de diversão, somente em inglês.
Coleção Regras do Jogo – Katie Salen e Eric Zimmerman
Uma coleção bem importante que traz conceitos básicos na concepção de jogos digitais. Eles dividem em 4 volumes: um sobre os fundamentos de projeto de jogos; outro sobre regras; um sobre interação lúdica e a experiência que o designer deve criar ao jogador; e, por último, a cultura dos jogos digitais.
Bem organizado, traz de maneira conceitual vários assuntos de diferentes áreas do conhecimento que contribuem no projeto de jogos digitais com qualidade. Citam muitas referências, tem estudos aprofundados na área e, ao final, tem um jogo na prática, mostrando esses conceitos.
Referência excelente para quem deseja elaborar um game bacana.
Pode ser encontrado aqui, separado ou comprando juntos.
A Arte de Game Design – Jesse Schell
Esse livro é uma das melhores referências sobre game design. Ele trabalha projeto de jogos digitais como lentes, cada uma mostrando diretrizes de como trabalhar essa lente nos projetos de jogos digitais, o contexto onde ela está inserida, recomendações e tudo mais.
Bem divertido e de bom conteúdo, o livro também conta com um aplicativo gratuito para ter acesso a essas lentes, um resumo do que é visto no livro para consulta rápida.
Também gosto bastante da organização dele por meio de mapas mentais. Você vai construindo o conhecimento e as relações de cada termo em cada capítulo lido. Muito bom.
Uma pena a versão em português ter esgotado, mas em inglês tem.
Design de Games – Paul Schuytema
O autor apresenta, de uma forma mais rápida e prática, os assuntos de game design. O livro já diz: uma abordagem prática.
Ele intercala os chamados átomos do game design com um software que ele mesmo criou em Lua para você pôr em prática os conceitos vistos. Também tem um jogo exemplo para ver isso na prática.
Gosto do caráter objetivo e prático do livro, só não acho muito aplicável o engine que ele usa. Mas os conceitos e vivências são muito válidos para iniciantes. Vale a pena conferir.
Level UP: um Guia Para o Design de Grandes Jogos
Esse livro é muito descontraído e ilustrado. Você nem vai achar que é um livro técnico. Desse modo, o Scott conquista você para desbravar o game design. De maneira bem objetiva e prática, ele vai apontando diretrizes para cada etapa.
Considero o livro mais divertido e fácil de entender da área do game design, além de vasta exploração do tema. A experiência do autor é muito grande no segmento.
Outra boa dica para vocês.
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Beginning OpenGL Game Programming [With CDROM]
Coloco esse livro aqui para você que deseja fazer algo prático desenvolvendo games.
Gosto da organização do livro, OpenGL tem várias aplicações, além de games, é ensinado na academia e isso facilita um pouco para vocês. Até porque existem engines que o usam como base.
O nome do livro já diz tudo: começará bem do básico para você aprender a fazer um game. Vale a pena olhar, até porque OpenGL material também não falta na internet.
Curso online de Desenvolvimento de Games e Design de Games que recomendamos
Curso Game Developer
Você aprenderá os principais engines de desenvolvimento de games como o Unity, Game Maker, Unreal, Godot e outras Engines. Assim como de design de games utilizando Flat Design, Inkscape, Piskel, Photoshop, Paint.NE. Mais informações, aqui.
Conclusão
O desenvolvimento de games requer planejamento, uma boa história, bons gráficos e sons. Estes são os livros e cursos que mais recomendamos para quem deseja entrar no mercado de desenvolvimento de jogos. Boa leitura!