7 fatos de tecnologia que marcaram 2022

Compartilhe:

Relembre algumas tecnologias marcaram o ano de 2022; dentre elas estão os NFTs, o metaverso e entrega a domicílio por drone

O ano de 2022 teve diversas tecnologias que ganharam visibilidade e popularidade, grandes empresas de segmentos variados também aderiram à inovações como o metaverso, NFTs e cibersegurança. Além disso, empresas de tecnologia não estão medindo esforços para que as criações evoluam e sejam disponibilizadas de forma democrática para todos os públicos. Relembre sete tecnologias que marcaram o ano de 2022.

Realidade aumentada, realidade virtual e metaverso

Durante 2022, realidade aumentada, realidade virtual e o metaverso proporcionaram experiências virtuais e interativas com óculos de realidade aumentada dentro de jogos, desfiles de moda e até mesmo a criação de avatares influenciadores digitais, tanto reais, inspirados em pessoas famosas, até influenciadores fictícios que foram criados para essa e outras dinâmicas dentro do mundo virtual que foi amplamente adotado por empresas. A previsão é que esse ambiente cresça cada vez mais.

Conheça nossa seção de “Investimentos Techs” que fala de todas estas tecnologias durante 2022.

Blockchain e NFTs

O blockchain e as NFTs foram um dos termos mais procurados no Google no ano de 2022. A tecnologia blockchain facilita o processo de registro de transações e de controle de ativos que pode ser tangível ou intangível, o que envolve as NFTs (token não fungível), que são representações de algo único e que não são mutuamente intercambiáveis. Algumas marcas e festivais como Rock in Rio, Coachella, Super Bowl, Adidas, Dolce & Gabanna e MAC adotaram as NFTs em estratégias de divulgação.

Abre em nova aba

Confira nossas seções sobre BlockChain e NFTs

Tecnologias para cidades inteligentes

As cidades inteligentes estão cada vez mais próximas das capitais urbanas,mas para que isso aconteça é necessário uma colaboração entre poder público e privado. Essa iniciativa está sendo desenvolvida pela Aya Earth Partners,hub global com foco em ações e soluções que aceleram a transição net zero,impulsionam a economia nature-positive e fomentam a justiça climática.

No code e low code

As plataformas de desenvolvimento no code permitem que programadores e pessoas que têm interesse por programação criem softwares de aplicativo utilizando interfaces gráficas e configurações em vez da programação de computador tradicional. Já o low-code é uma plataforma de desenvolvimento de códigos baixos,normalmente utilizados para criar software de aplicativos através de uma interface gráfica de usuários.

As duas tecnologias ganharam adesão em todo o mundo,devido ao amplo conhecimento em codificação e de acordo com uma pesquisa da Mendix,a maioria das organizações esperam usar Low-code mais do que a codificação tradicional até o ano de 2024.

Cibersegurança

Grandes empresas que prezam pela segurança de seus serviços implantaram novos recursos para reforçar a segurança cibernética,essa prática não é recente,mas no ano de 2022 ganhou bastante força para evitar que vazamento de dados,desvio de recursos financeiros e ataques por ransonwares a sistemas públicos e privados aconteçam.

Confira nossa seção sobre Cibersegurança.

Carro que muda de cor

A BMW,durante o evento CES 2022,lançou um novo modelo do BMW iX Flow que possui uma tecnologia capaz de mudar a cor do carro de acordo com a temperatura. O modelo BMW iX Flow é preto e varia os tons dentro da escala cinza,essa mudança é capaz por conta do revestimento eletrônico de 12 volts,um revestimento flexível. 

Entrega a domicílio por drone

Este ano o iFood realizou testes na cidade de Sergipe com entregas feitas por drones,o que foi possível após liberação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil),mas os testes já eram realizados desde de 2020. Essa nova possibilidade revela um novo caminho para o desenvolvimento do ecossistema de aeronaves não tripuladas no Brasil e contribui para a definição de regras e protocolos de segurança. Outras empresas que também estão testando o recurso são B2W,Rappi,Mc Donald’s e Madero.

RELACIONADO:Inteligência Artificial da Microsoft ajuda drones de entrega

Fonte:Forbes Brasil.

LEIA TAMBÉM:

 

Compartilhe:

Ramos da Informática
Ramos da Informáticahttps://ramosdainformatica.com.br
Ramos da Informática é um hub de comunidade sobre linguagens de programação, banco de dados, DevOps, Internet das Coisas, tecnologia da indústria 4.0, Cyber Segurança e Startups.

RECENTES

Claude Sonnet 4.5: Mais Avançado para Programação e Automação

A Anthropic acaba de lançar o Claude Sonnet 4.5,...

AP2 do Google: Desenvolva Pagamentos para agentes de IA

O Google lançou o Agent Payments Protocol (AP2), um...

Curso gratuito de GitHub Copilot para devs e estudantes

A Microsoft abriu as inscrições para o primeiro Bootcamp...

Santander e a Alura oferecem 60.000 bolsas em carreira de tecnologia

Quer dar um salto na sua carreira? O Santander Imersão Digital está...

Google Tradutor desafia o Duolingo com novas ferramentas de aprendizagem de idiomas

O Google está lançando um novo recurso experimental com...

A peça que faltava para agentes de IA autônomos.

Este artigo foi originalmente publicado em: https://www.linkedin.com/newsletters/ezine-dev-ramos-da-inform%25C3%25A1tica-6947960536550526976/ A inteligência...
Newsletter semanal no LinkedIn
EZine Dev Ramos da Informática
Grandes dicas em JavaScript, Node, React, Next, Banco de Dados & IA.
Assinar grátis
Abre em nova aba
spot_img