Pular para o conteúdo
Ramos da Informática - Comunidade de Desenvolvedores

Torne-se um desenvolvedor FullStack: Pacote completo de formação desenvolvedor Frontend e Backend utilizando as linguagens de programação e frameworks mais procurados no mercado de trabalho. Mais informações, aqui. Faça o download do E-BookGuia Completo Para Se Tornar um(a) Desenvolvedor(a) Full-Stack, Começando do ZERO”.

Engenheiro de Software, autor de livros sobe tecnologia e negócios. É mantenedor do site Ramos da Informática. Hobbies: investir em ações, natação e finanças.

Engenheiro de Software, autor de livros sobe tecnologia e negócios. É mantenedor do site Ramos da Informática. Hobbies: investir em ações, natação e finanças.

admin

Todos os artigos deste autor

10 aplicativos do Google Play Store que contêm malware

Chatbots com Whatsapp e Cielo integrados Nesse curso, eu vou te mostrar como o consumidor poder realizar um pagamento por dentro do aplicativo do WhatsApp, aonde o seu cliente vai entrar numa conversa como entraria numa conversa com qualquer pessoa ou com a sua empresa, navegar entre os produtos/serviços em menus simples enviados pelo chatbot, adicionar esses produtos/serviços no carrinho de compras, e num determinado ponto do chat, um link exclusivo é enviado para o cliente preencher os dados do cartão de crédito. No final, a análise é devolvida para o Whatsapp no qual a conversa foi iniciada. Inscreva-se.

Aplicativos contendo malware, adware e phishing para Android foram localizados na Google Play Store. Aqueles que foram identificados incluem uma ferramenta de otimização do sistema operacional, um equalizador de música e mais.

A descoberta foi feita pelo Dr. Web, que relatou que os cibercriminosos utilizam aplicativos para realizar comandos do módulo ‘Firebase Cloud Messaging’, carregando anúncios em sites, iniciando um servidor proxy e coletando informações pessoais.

Alguns aplicativos contam com mais de 1 milhão de downloads.

Um dos aplicativos mais baixados é o Tubebox – ainda disponível no Google Play Store – que promete recompensas em dinheiro para usuários que assistem aos vídeos e anúncios apresentados. Porém, a aplicação não realiza o pagamento dos usuários alegando que ocorreu um erro e pede que eles continuem assistindo as propagandas para que recebam a recompensa assim que o problema for normalizado.

Malware TubeBox
Imagem: Reprodução/ Dr. Web

Além do TubeBox, outros aplicativos maliciosos foram localizados e removidos da loja do Google:

  1. Bluetooth device auto connect (bt autoconnect group)
  2. Bluetooth & Wi-Fi & USB driver (simple things for everyone)
  3. Volume, Music Equalizer (bt autoconnect group)
  4. Fast Cleaner & Cooling Master (Hippo VPN LLC)

 

Apps maliciosos
Imagem: Reprodução/ Dr.Web

O Dr. Web também descobriu uma série de aplicativos que estavam disfarçados de bancos e grupos de investimento russos. Esses aplicativos levavam os usuários para atividades no mínimo estranhas, como registrar contas e enviar aplicativos para coletar informações pessoais. Confira na imagem abaixo:

 

Apps maliciosos russos
(Imagem: Reprodução/ Dr. Web)

Caso tenha algum desses aplicativos instalados em seu smartphone, a recomendação é desinstalá-los o quanto antes.

Esses aplicativos foram promovidos por malvertising por meio de outros aplicativos, prometendo lucros de investimento garantidos. Na realidade, os aplicativos levam os usuários a sites de phishing onde suas informações pessoais são coletadas.

Para se proteger de aplicativos fraudulentos no Google Play, verifique sempre se há avaliações negativas, examine a política de privacidade e visite o site do desenvolvedor para avaliar sua autenticidade.

Em geral, tente manter o número mínimo de aplicativos instalados em seu dispositivo e verifique periodicamente e certifique-se de que o recurso Play Protect do Google esteja ativo.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Facebook
LinkedIn
Twitter
Pinterest
Reddit
Telegram
WhatsApp
Email
Print

Relacionados

Deixe uma resposta